quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PASS Summit 2012 – Parte V

Quarta-feira – 07/11/2012
Acordando cedo novamente, dessa vez nem tanto e já me acostumando com o fuso horário, tomamos café e fomos cedo para o centro de convenções. Encontramos mais brasileiros e fomos o segundo café da manhã (oferecido diariamente pelo Summit), aí efetivamente o evento começou para mim.
Vou tentar ressaltar algumas coisas das palestras que eu estou assistindo, não serão minhas anotações completas, apenas um highlight ou outro, vamos ver se dá certo.
·         Keynote
o   Primeiro o presidente do PASS falou sobre a organização e o Summit, nesse ano praticamente 4.000 pessoas de 57 países estão por aqui.
o   Ted Kummer:
§  Sempre frisando a importância de big data
§  Lançamento do SP1 do SQL Server 2012 (agora muitos clientes podem usar o produto, já que usam o lema – eu instalo só depois do SP1).
§  Projeto Hekaton: in-memory OLTP accelerator
·         Mostrou uma demo de aplicação OLTP com 30x mais desempenho no mesmo hardware, mas não sabemos detalhes de como funciona.
·         Brinquei no twitter que é o PINTABLE de volta, claro que é diferente, mas até saber como funciona a metáfora serve.
§  Anúncio de Updatable e clustered columnstore index! Isso foi foda.
§  PolyBase – Integração T-SQL para acessar hadoop
§  PDW com SQL Server 2012
§  BI stuff – nada de grande novidade, mais uma vez um excelente demo do Amir Netz e o PowerViewer acessando cubos no SSAS e enviando DAX.
o   Quem me conhece sabe que não gosto de keynotes, mas esse foi muito legal, curto e direto, apresentando as novidades. Uma salva de palmas para o PASS!
·         [DBA-307-M] SQL Server 2012 AlwaysOn: Availability Groups Drilldown - Luiz Vargas
o   Era para ser uma sessão nível 300, mas o drill down foi de 100 para 200 (ou nem isso), uma pena.
o   Basicamente o palestrante falou sobre conceitos de AG, mostrou uma configuração e failover com redirect automático pela aplicação.
o   O que valeu a pena foram as perguntas, acho que todo mundo estava esperando um verdadeiro drilldown, então aprendi muita coisa pelas perguntas, como multiples subnets, monitoring e sessões XE, cuidados com logins e Jobs, entre outros.
·         [DBA-500-HD] Inside SQLOS 2012 - Bob Ward
o   A sessão mais aguardada por mim, ouvir o Bob Ward falando sobre SQLOS nível 500. No início ele até pegou leve e considero a primeira parte da apresentação nível 300/400, depois ele foi mais fundo e chegou em alguns momentos no esperado nível 500.
o   Foi bem legal saber que durante meus treinamentos de Internals eu não estou falando nenhuma besteira, tirando um comentário sobre soft-numa que segundo o Bob está errado no BOL!
o   O resultado foi muito legal, pude explorar outros detalhes do SQLOS, aprendi alguns trace flags malucos e como sempre, a sessão cheia de MCMs e MVPs gerou muitas dúvidas interessantes.
o   Ficamos mais na parte de scheduing e pouco em memória, pois não daria tempo de ver tudo em só 3 horas.
·         [AD-310-C] SQL Server and SharePoint: Best Frienemies - Lisa Gardner
o   Eu iria para uma outra sessão, mas atrasei por conta das discussões após a sessão do SQLOS e acabei trocando por essa do time do CSS.
o   A sessão foi bem superficial, mesmo para alguém que não conhece nada da arquitetura do Sharepoint, falando de algumas melhores práticas com os maravilhosos bancos de dados gerados pelo Sharepoint. Algumas coisas que ouvi por lá... (Se concordo ou não é outra história).
o   Simple recovery model deve resolver a maioria dos casos
o   Abordagem para manter o desempenho e escalar solução
§  200GB para content databases
§  Até 200 DBs por instância do SQL Server
§  Planejar para 2 IOPS por GB de banco de dados
§  Se banco for Readonly, até 4TB de tamanho e .25 IOPS por GB
o   MAXDOP = 1 (aaarrrgghhh!!) Segundo a palestrante o motivo é porque o time de produto otimizou o produto para ser mais eficiente sem paralelismo. Não vou discutir isso aqui.
o   Renomear banco de dados com GUID no nome (gerado pela interface)
o   As chaves do índice cluster são GUIDs randômicos (que lindo!), então fillfactor padrão de 80%
o   AUTO UPDATE/CREATE STATISTICS OFF
o   Cuidados com a manutenção dos índices, deixar por conta das rotinas do Sharepoint (tenho medo, sinceramente).
o   Deixar habilitado as Health Analyzer Rules (seja lá o que for isso)

Finalizadas as sessões eu fiquei perto de 30 minutos conversando com a Karla do PASS e depois consegui 15 minutos da atenção do Bob Ward e fomos para um quadro branco conversar um pouco sobre o scheduling do SQLOS, onde tirei mais algumas dúvidas (Ivan, só uma thread executa e envia a resposta para o cliente!) até que chegamos ao ponto de discutir quantum boost e segundo ele minha teoria parecia correta, mas ele não sabia os detalhes do SO, então ficamos com uma tarefa para estudar.


UPDATE: Uma pena eu não ter tirado uma foto com ele, mas antes de eu começar a falar com o Bob Ward o Felipe tirou uma foto do SQLClinic onde o pessoal vai para tirar dúvidas com o SQLCAT e CSS. De costas é o Bob Ward e de azul sou eu fingindo que sei alguma coisa. hahahaha
Depois aproveitei para andar pelo hall dos expositores, paramos para comer um pouco e depois seguimos para outro restaurante no Pacific Place, onde encontramos nossos amigos da SolidQ em uma confraternização oferecida por eles. Lá conversei com algumas pessoas, entre eles o Benjamin Nevarez, autor do livro sobre o query optimizer que recomendei em outro post.
Gastos do dia:
·         Refeições (valores aproximados)
o   Almoço: fornecido pelo evento.
o   Jantar: fornecido pelo evento e SolidQ
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

3 comentários:

  1. Ok, foi pro quadro branco com o Bob Ward ??... E vc acha bonito ficar falando isso por aqui?.... Nossa cara como te odeio. :-)

    Ainda conversou com o Nevarez ... sacanagem...

    Agora só falta você falar do Paul White :-) ... estou curioso.

    Aproveita, e se prepara pq vou querer saber TUDO nas nossas reuniões geeks.


    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Não é, Fabiano?

    Foi pro quadro branco com o Bob Ward e ainda fica postando aí pra fazer inveja... Ai ai! Hahahaha

    Em relação ao comportamento, realmente acho que era a nossa suspeita pelo que vimos no WinDbg aquele dia. Show!

    []'s,

    ResponderExcluir
  3. Eu NUNCA ia querer gerar tal sentimento com minha mais estimada equipe. :-) A única coisa que posso dizer nesse momento é... Quem sabe eu não tiro essa foto de vocês em Charlotte 2013?!
    Aí quero ver o Ivan abrir o windbg e comentar "Bob, dá uma olhada aqui...".

    Abraços,
    Luti

    ResponderExcluir