sábado, 10 de novembro de 2012

PASS Summit 2012 – Parte VII

Sexta-feira – 09/11/2012
Chegamos ao último dia de evento, já estou começando a olhar para trás e dizer que como esperado o evento foi realmente fantástico, o melhor dos últimos anos e aquele em que eu mais conversei com pessoas de outros países, também com o time de liderança do PASS, o número de brasileiros no evento aumentou e, claro, muitas palestras de alto nível.
No último dia não temos keynote, saí cedo do hotel e dessa vez tomei café da manhã no evento, aproveitando para passar cedo no local de certificação e conversar com o Bob Taylor, responsável pelo blog dos mestres (http://blogs.technet.com/b/themasterblog/), e que trabalha com o programa inteiro. Um senhor muito simpático e simples, gostei demais de conversar com ele sobre a volta do treinamento para masters, upgrade, etc. Depois disso parti para as minhas sessões...
·         DBA-407-C: Troubleshooting SQL Server 2012 Performance with Extended Events
o   Vou ser direto, uma sessão nível 400 é time de suporte eu realmente espero que seja nível 400, não 200/300. Troquei uma outras sessão 400 por essa pois ela poderia ser mais útil, mas o nível foi básico.
o   Para quem conhecia pouco sobre XE a apresentação foi legal, porém os exemplos poderiam ter sido mais complexos e menos material introdutório. Acabei anotando pouco.
o   SQL Server 2012 XE
§  Query_hash, query_plan_hash
§  600+ events
§  Simplified target names
§  Single XEL file
§  XeProfiler (UI)
·         Configuration and data analysis
§  Sp_server_diagnostics
o   Best Practices
§  Avoid: NO_EVENT_LOSS
§  Default 3 buffers x 1.3MB ~ 4MB
§  High end machines - MEMORY_PARTITION_MODE=PER_NODE PER_CPU
·         Increase MAX_MEMORY
§  Avoid expensive events
·         Entre as sessões eu aproveitei para conversar mais um pouco com o PASS o que me atrasou 10 min para a próxima sessão e uma das mais esperadas por todos...
·         DBA-410-S: Big Data Meets SQL Server – Dr. David Dewitt
o   Dewitt é um dos poucos technical fellows da Microsoft e uma das maiores referências acadêmicas em banco de dados. Desde que vi uma apresentação dele não perco mais, é impressionante como ele consegue simplificar os mais diversos conceitos e transformar seu tempo em uma aula fantástica.
o   Sessões como essa eu fecho o notebook para prestar muita atenção no que é falado, por isso não tenho anotações por enquanto (estão em papel), mas a palestra foi transmitida ao vivo para quem quisesse assistir (muitos tweets com o link).
o   Novamente uma sessão magnífica, acho que todo mundo tem que assistir ao dr. Um dia e vou colocar seus papers na minha lista recorrente de leitura (http://pages.cs.wisc.edu/~dewitt/index.html).
o   By the way, Polybase rocks!
·         AD-400-HD: Query Optimizer Deep Dive – Paul White
o   Como eu esperei por essa sessão, e o Paul White não decepcionou. Com uma apresentação muito bem estruturada e boas demos ele cobriu do início ao fim os conceitos e detalhes do query optimizer.
o   Curioso é que ele poderia ter feito uma sessão nível 500, você via ele se contendo para não entrar em muitos detalhes, e três horas foi pouco. Espero que em 2013 ele venha com a continuação dessa sessão, “Going deep with QO”.
o   As anotações da sessão ainda serão consolidadas, mas de antemão eu digo que nunca anotei tantos trace flags em uma só sessão, principalmente sobre o mesmo tema. E não sei se ele disponibilizará o PPT e demos em seu blog, mas se o fizer podem pegar, pois vale ouro.
o   Queria que o Fabiano Amorim estivesse por aqui, se tudo der certo em 2013 estaremos todos da Sr. Nimbus no Summit (isso, quero fechar a Nimbus por 1 semana). J
·         Por fim eu ia na sessão do Alan Hirt sobre Failover Cluster Instances mas ela foi cancelada, então dei uma passada na sessão DBA-502: Creating a SQL Server Best Practices Document.
o   Sessão 500 para criação de documento?! Eu tinha que passar lá, e deve ter sido algum erro, pois fiquei um pouco lá e não vi nada de 500, estava mais para 200 ou 300.
o   Cansado como estou saí da sessão, encontrei o Laerte conversando com o Edwin Sarmiento (MVP) e aproveitei para conhece-lo pessoalmente.
O que não posso deixar de destacar foi que hoje tivemos o primeiro brasileiro fazendo uma sessão no PASS, nosso amigo Laerte Junior com uma lightning talk de Powershell. Pelos feedbacks do pessoal parece que foi bem legal e com certeza eu vou chegar nos DVDs para passar meu feedback, e ele me perdoa por eu estar ouvindo o Dewitt no mesmo horário. J
E o PASS Summit 2012 chegou ao fim, muito aprendizado, novos amigos e muitas novidades por vir. Agora é continuar estudando e levar isso para o Brasil, comunidade, Nimbus e clientes precisam de muito do que vimos por aqui. Para quem nunca veio ao Summit e acha que é só passeio, vai sonhando, participar de tudo isso cansa muito (pode perguntar para quem veio), mas todo o investimento é válido. Espero sinceramente que você se programe e esteja em 2013 na cidade de Charlotte, escrevendo seus próprios posts.
Gastos do dia:
·         Refeições (valores aproximados)
o   Almoço: fornecido pelo evento.           
o   Jantar: cada um por si, ainda não jantei então vou gastar $X.
Abraços e nos vemos em alguns dias, pois vou aproveitar e descansar um pouco...
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

2 comentários:

  1. Parabens pelos posts sobre o evento.
    Realmente eles fizeram nos sentir como se estivessemos fazendo parte de tudo isso... mesmo que por pouco tempo e limitados...

    Parabens pelo espirito de entrega e dedicacao a carreira e familia... take care e aproveita muito os proximos dias... have fun.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Luciano, parabéns! tudo isso é uma excelente referência..!

    ResponderExcluir