quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Palestras no SQL Internals Ops

Depois das 24 horas de SQL Server na próxima semana teremos mais um evento, dessa vez presencial, o SQL Internal Ops Conference. Você pode ver os detalhes do evento em: http://sqlinternalopsconference-web.sharepoint.com/Pages/default.aspx
Eu novamente estarei palestrando juntamente com nosso amigo geek Ivan Lima (http://ivanglima.com/) sobre o SQLOS. Dessa vez em duas sessões e para um registro mais completo coloco as descrições que enviamos quando nos registramos no evento.
Conhecendo o SQLOS
Na arquitetura do SQL Server existe um conjunto de elementos que são agrupados como parte do SQLOS, ou SQL Server Operating System. São componentes fundamentais para o funcionamento do SQL Server e integração com o Windows, entre eles: NUMA nodes, schedulers, workers, memory clerks e comunicação com o subsistema de I/O.
Essa sessão tem por objetivo apresentar alguns desses elementos e como eles interagem entre si, fornecendo uma visão teórica e clara do mecanismo de agendamento, uso de memória, operações de I/O, esperas (waits), etc.
Palestrantes: Luciano Moreira e Ivan Lima
Nível: Avançado

Explorando o SQLOS com o windbg
Depois de apresentar os mecanismos básicos do SQLOS, essa sessão tem por objetivo expor de forma prática como é a implementação e uso desses elementos. Para conseguirmos fazer isso vamos trabalhar com diversas demonstrações, analisando DMVs do SQL Server e usando o windbg, utilizando breakpoints e explorando call stacks. Não recomendado para aqueles de coração fraco...
Palestrantes: Ivan Lima e Luciano Moreira
Nível: Avançado++

Teremos muitas figuras conhecidas do SQL Server no Brasil e tenho certeza que teremos excelentes palestras técnicas. Nas sessões dos profissionais da Nimbus, já que é um evento SQL Internal Ops, achamos por bem mostrar muito internals. E sim, vamos ver muitos detalhes, pena que o tempo é limitado, mas mesmo assim será interessante.
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Um comentário:

  1. Eu estarei lá, inclusive nessas duas. Apesar da aula do treinamento presencial, ver novamente esta explicação de threads, schedulers, workers e tudo mais vai ser excelente. Já essa do windbg eu quero ver bem de perto pois até hoje só usei pra debugar blue screen. Até semana que vem!

    ResponderExcluir