segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TechTalk #001 - LSN, page header e restart recovery

Parte importante do trabalho dos funcionários da Sr. Nimbus é prover conteúdo técnico de qualidade para a comunidade e profissionais de TI. Hoje isso ainda não é um pré-requisito de contratação e nem existe um processo formal para tal, mas não sei se um profissional que não possui esse perfil seria o candidato ideal. Parte do meu planejamento para a empresa é que tenhamos frequentes reuniões técnicas internas para troca de conhecimento e experiências, aproveitando para gerar informações preciosas para todos... Bom, vamos deixar isso para lá, são apenas elucubrações de uma manhã chuvosa em dia de feriado aqui em Brasília.

Dessa vez eu não chego aqui com um artigo, mas sim com o primeiro TechTalk da Sr. Nimbus. Os tech talks (ou papo técnico) são pequenos vídeos onde podemos explorar assuntos diversos, algumas vezes mais complexos, em um formato diferente além dos tradicionais artigos e posts que você já conhece.

Nesse primeiro vídeo eu falo um pouco sobre o log de transação e LSN (Log Sequence Number), sua associação com as páginas de dados e o processo de restart recovery (mais especificamente, sobre a etapa de UNDO). O assunto do vídeo eu extraí do meu curso de SQL Server 2008 "Internals" e espero que, mesmo sendo pequeno, esclareça um pouco do funcionamento do SQL Server.

Você pode assistir o vídeo seguindo no link abaixo ou fazer o download do skydrive. Eu gerei três versões com definições diferentes, mas somente publiquei o vídeo em WMV usando a resolução de 1280x800 (30 MB). Se você tiver alguma recomendação sobre o tamanho do vídeo e como podemos melhorar o TechTalk da Sr. Nimbus, deixe aqui seu comentário.

Após o comentário do Patricio eu notei que a geração do WMV não estava muito legal, então eu gerei uma nova versão (um pouco maior) e a publiquei no Screencast.com e no skydrive. Os links agora estão atualizado e refletem a nova versão, mas por ser um pouco maior eu recomendo o download.




Vídeo publicado no Screencast.com (é possível fazer download por lá também).
Ou baixe o vídeo no meu skydrive.

Espero que vocês gostem!

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

3 comentários:

  1. Olá Luciano.

    O arquivo que está no skydrive está com problemas. Pode publicar de novo?

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricio, obrigado pelo feedback. Gerei uma nova versão um pouco maior e coloquei para visualização e download (recomendo o último).
    Abraços
    Luti

    ResponderExcluir
  3. Excelente esse primeiro TechTalk. Em 17 minutos informações que não se encontra fácil por aí!

    Valeu Luti por mais essa contribuição!


    Silas Mendes

    ResponderExcluir