quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Webcast SQL Server Compact - demos e gravação

Bom dia povo!

Ontem eu gravei mais um webcast para o MSDN, dessa vez falando sobre o SQL Server Compact, com o título: SQL Server Compact 3.5 com qualquer tipo de aplicação.
Como eu já havia gravado um webcast sobre o Compact no passado, onde eu abordei uma série de assuntos relacionados a ele (inclusive alguns que estavam novamente nessa descrição), para não ficar repetitivo eu corri o risco e procurei explorar outros assuntos, sendo um pouco mais breve em alguns temas e detalhista em outros, tentando problematizar um pouco e apontar algumas características que as vezes passam desapercebidas.

A agenda da apresentação foi a seguinte:

1. Características
2. Qualquer tipo de aplicação?
3. Onde é utilizado?
4. DLLs
5. Entity Framework
6. Desempenho
7. Deployment
8. Evolução
9. Conclusão

No tópico 2 eu tentei não só fazer uma listagem, como também jogar um olhar crítico para as nossas escolhas. Depois disso falei um pouco do tipo de limitação que podemos encontrar (usando um exemplo do EF 4), mostrei comparativos de desempenho onde podemos ter o Compact respondendo melhor do que o SQL Server Express (sim, senhor!) e também alguns problemas com deployment de novas versões do seu projeto.

Como demos eu fiz uma BBBEEEMMM simples com Smart Device, que não é minha praia, então só quis mostrar ele funcionando com SQL Compact e diferentes maneiras de acesso com SqlCeCommand direto e TableAdapters. Também montei um exemplo com OBA - Office Business Application - onde eu mostrei que é possível termos um SDF trabalhando junto com um documento do Word e para fechar a outra demo eu usei testes de unidade com o SQL Compact, pois mesmo que você esteja trabalhando em um projeto pequeno, vale a pena fazer a coisa bem feita, não?

No fim ainda fiquei de 15 a 20 minutos respondendo uma série de perguntas que foram aparecendo na sequência, onde o pessoal colocou perguntas e pontos importantes, então quem for assistir a gravação não deixe de ver até o fim!

Para quem perdeu, segue o link da gravação: https://msevents.microsoft.com/CUI/WebCastEventDetails.aspx?culture=pt-BR&EventID=1032423024&CountryCode=BR
Os projetos de demos que eu criei estão aqui: http://cid-e145f7753042d628.skydrive.live.com/self.aspx/Public/Apresentacoes/20091116%5E_DemosWebcast%5E_SQLCompact.zip



No fim a avaliação foi boa, mas teve uma pessoa que não gostou! Isso mexe comigo, pois o problema não é alguém não gostar, é eu não saber o motivo para tentar corrigir na próxima vez. Se alguma vez você viu alguma apresentação minha e não gostou, me escreva ok?

===========================

Por falar em avaliação, eu recebi as minhas avaliações do TechEd Brasil 2009 e foram muito boas, mas teve um quesito em particular que me chamou a atenção. Na sessão sobre desempenho de consultas, que estava muito cheia, eu quase consegui nota máxima no item "avaliação do palestrante", onde somente UMA pessoa não marcou a sessão como excelente! :-)
Caramba, como isso me deixou feliz, pois eu ralo muito para tentar fazer uma sessão diferente e legal, que não seja CTRL+C CTRL+V de outras, e o pessoal gostar do que eu fiz é a melhor recompensa de todas. Obrigado a todos e vou tentar sempre melhorar!

=============================

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

Nenhum comentário:

Postar um comentário