segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012 – Um olhar para o ano que passou

Último dia do ano, muitos dias de reflexão em dezembro, e nada como um post com um olhar rápido para o ano que passou.
O ano de 2012 foi novamente de muito trabalho, divertido e também com o sentimento de que passou depressa demais, sem contar que está cheio de novidades. No geral foi um ano bom para este que vos escreve, e claro, houve momentos não tão gratificantes. Mas estamos bem, o mundo não acabou e sempre vejo boas perspectivas de 2013, contando que herdei do meu pai um otimismo grande (mesmo não o aceitando), todo ano me parece melhor que o que passou.

O lado pessoal
Em 2012 nasceu meu segundo filho, o Rafael. Hoje o Bernardo está com 2 anos e 2 meses e o Rafa fará 9 meses em meados de Janeiro. Junto com minha mulher, Patrícia, posso dizer que ter filhos é maravilhoso! Claro que dá muito trabalho, mas todo dia eles nos lembram como somos felizes juntos. Abaixo algumas fotos dos destruidores (atual apelido carinhoso):

  
Nesse ano fizemos outra escolha difícil, vendemos a nossa casa e optamos por mudar para um apartamento, deixamos muitos metros quadrados e espaço por um apartamento com 1/3 do tamanho, mas onde considero o melhor lugar de Brasília, então estamos muito animados. E claro, estamos enfrentando uma reforma, queríamos mudar bem antes do Natal e agora quem sabe em meados de Janeiro, nesse meio tempo (desde Novembro) estou sem residência oficial, o que deixa tudo muito complicado, principalmente conciliar trabalho, cuidar dos meninos, família, e ajudar com a obra.
Descobrimos que mesmo sendo bem certinhos, para conseguir uma documentação nesse país é preciso respirar fundo e contar até 29348392 algumas vezes. A burocracia, carga tributária e incompetência estão semeadas em todo lugar, felizmente conseguimos encontrar algumas pessoas competentes, mas chega a ser desesperador. A frase do mês de novembro que ouvi foi “Cansei, escolha qualquer país, eu quero me mudar do Brasil”. Tenso, multiplique por 10x e você terá uma noção dos últimos meses...
E ressalto a carga tributária, nada como deixar quase um ano de trabalho em impostos para o governo só por conta de transferência de imóveis, taxas de construção, entre outros, já que nós pagamos pouco imposto mesmo... Aliado com a lentidão dos órgãos, nada como estar com uma dívida que nem o Big Brother cobre, esperando a documentação para fechar a transação de sua casa.

A Nimbus
2012 foi um ano difícil para a empresa, fechamos com uma equipe fantástica, mas nos deparamos com a dificuldade de ser empresário no Brasil. Novamente a alta carga tributária e um modelo de negócio fora do convencional nos deu bastante trabalho, que estamos superando através de ajustes na empresa e nos modelos de serviço, sem perder a essência da Nimbus.
Tivemos que tomar uma dura decisão de abrir mão de dois anos de investimento em um projeto que se mostrou com pouco futuro e inovar na forma de trabalho. Hoje acredito que estamos com um direcionamento bem interessante, mas vou deixar para escrever sobre isso em outro post, em 2013.
Passando a régua em 2012 foi um ano positivo, e mais importante, com clientes satisfeitos. Trabalhos bem feitos, entregas rápidas que fizeram efeito imediato, números assustadores como sair de 2.000 inserções por segundo para mais de 800.000 mil (chegando até um milhão de inserções por segundo com se efetuada outra mudança) e segundo nossos clientes: uma diferença técnica brutal se comparado com outras empresas que já prestaram serviços no passado.
Em 2013 vamos continuar trabalhando forte e garanto que seremos ainda melhores no que fazemos. E como digo na empresa, SQL Server para gente grande é com a Nimbus.

O Luti
Sempre é difícil falar de nós, pois costumamos ser exigentes e parece algo do tipo “eu falo e você diz que não é bem assim”, mas vamos lá... Profissionalmente foi um ano um pouco fraco para o Luciano Moreira.
·         Não consegui me capacitar tanto quanto eu desejava, queria ter estudado mais SQL Server e outras tecnologias, mas o dia-a-dia e a falta de disciplina me carregaram para longe de alguns objetivos que tinha.
·         Não terminei meu MBA Executivo, cursei as matérias, mas deixei de lado meu trabalho de conclusão de curso em prol da empresa e da Família (desculpa para falta de organização), item que vou fechar em 2013.
o   E não fiquei mais tempo acordado na madrugada, não sei se o impacto na saúde faz isso valer a pena.
·         Não cuidei da minha saúde como eu gostaria, não ganhei peso nem aconteceu algo de ruim, mas posso melhorar bem se quero ter um futuro mais saudável.
·         Não joguei tanto futebol como gostaria, não assisti tantos filmes e li poucos livros. Poderia ter encontrado mais meus amigos, porém com dois pequeninos em casa, o tempo parece voar.
o   Somente 5 livros não técnicos e mais alguns técnicos.
o   E mais uns 5 que ainda estou na metade e provavelmente vou recomeçar a ler.
·         Fiz bons trabalhos na empresa, alguns desafiadores, mas gostaria de ter cruzado alguns casos mais pesados e maiores.
·         Poderia ter organizado mais encontros do SQLServerDF, escrito mais artigos técnicos (ideias mil estão anotadas) e participado de mais eventos (o problema também é o $$$ envolvido).
·         Não melhorei meu inglês (fala), acredito que sei ler, escrever e ouvir muito bem, mas quando converso em inglês tenho vontade de me enterrar de vergonha.
Nem tudo foi negativo, claro:
·         Ministrei diversos treinamentos de SQL Server, e claro o Internals (que agora se chama Mastering the database engine), que é uma semana geek que eu adoro!
·         Continuei com meu bom histórico de provas da Microsoft, sem nunca ter reprovado em prova alguma, passando em 5 provas neste ano (4 de SQL Server e uma de C#), fora a prova do MCM.
o   Também renovei meu MCT por mais um ano
·         Consegui passar na primeira etapa para me tornar um Microsoft Certified Master (MCM) em SQL Server, sendo uma prova mmmuuiitttooo difícil, que foi o primeiro passo dessa caminhada.
o   O laboratório fica para 2013! Quem sabe o Brasil não terá seu segundo MCM no próximo ano?
·         Assumi o cargo de Regional Mentor do Brasil pelo PASS, junto com meu amigo Laerte Júnior.
·         Tive meu MVP em SQL Server renovado pelo 3º ano
·         Participei do PASS Summit 2012
·         Vi o grupo do SQLServerDF se tornar mais que um aglomerado de geeks, nos tornando hoje um grupo de amigos que compartilham um interesse e paixão.
·         Escrevi um pouco no meu blog, mas não confio nos números, pois cada ferramenta me dá um valor diferente. Então pegando um número médio devo ter tido em torno de 15.000 visitas e 25.000 page views em 2012.
·         Publiquei meu primeiro artigo no SimpleTalk
E o que esperar de 2013? Que seja melhor que 2012! J
Sempre temos que acreditar e trabalhar para que o ano seja melhor e incrivelmente fantástico. E lembrar que vale mais uma vida feliz com as pessoas que amamos, e fazendo o que gostamos, do que um viver em um mundo sombrio e regado a ambições ruins.
E que em 2013 nós possamos ser menos egoístas e compartilhar com os outros o que for possível, seja um pouco de conhecimento, fazer um gesto legal ou pelo menos um começar todo dia com um sorriso para as pessoas que estão à  nossa volta.
Abraços e um excelente 2013!
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

2 comentários:

  1. Parabens meu amigo..linda familia e que 2013 chegue pra consolidar ainda o que eu já sei a muito tempo e não ha a necessidade de titulo pra isso , que você é um dos melhores profissionais #sqlserver do mundo :) Mas que venha o MCM pra nosso País. Ta na hora né poxa .... Vamos detonar em 2013 no "PASS Brasil"
    PS - Acho que me daria muito bem com o Bernardo, já sou fã dele. Tenho uma camiseta do Capitão America igual a dele (fora a idade mental a mesma )hahahaha

    Abs Mestre

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão Luti! o mais importante é a família e estar ao lado dela. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir