segunda-feira, 9 de abril de 2012

Impressões da prova 70-465

Sexta-feira, feriadão nacional e onde eu estava 08:50 da manhã? Na Hepta/Novintec para fazer a prova 70-465 Designing Database Solutions for Microsoft SQL Server 2012 (na verdade 71-465, já que era uma prova beta).
Eu marquei a prova sem consultar os feriados e por coincidência a data ainda estava aberta no calendário da Prometric, então lá estava eu, arrastando a recepcionista em pleno feriado para fazer mais uma prova beta de SQL Server 2012. Tirando um atraso do sistema de 50 minutos, acabei a prova toda em aproximadamente 1:15h.

Com essa encerrei meu ciclo de provas beta, nesta semana a agenda está bem atribulada e ainda tenho que estudar mais sobre algumas coisas do SQL Server 2012 para as outras provas. Dentre as três provas eu gostei mais da 70-461, achei ruim a 70-464 e a prova 70-465 está no meio termo, acho que é um prova que consegue cobrir bem o conteúdo que está descrito pela Microsoft (
http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?ID=70-465#tab2), mas ainda falta um pouco mais de complexidade para ser uma prova de design, que julgo eu, deveria ser a mais complexa das três.

Vamos ao pontos da prova...


1. 
A prova tinha duração de 3 horas contando tempo para questionários, e efetivamente 2:15h para as questões. Ainda me pergunto porque a 70-464 é a mais longa, de novo acho que essa prova têm que ser a mais complexa e, portanto, mais longa.
2. A prova era composta de 5 (ou 6?) estudos de caso e mais 28 questões avulsas, sendo que dos N estudos cada um tinha em média 3 questões e dois casos se repetiram, cada um com questões diferentes. Gosto muito dos estudos de caso, mas não da forma como foi colocado.
        a. Achei essa quebra muito ruim, alguns casos são grandes e é impensável você ler tudo antes de partir para as questões, então têm que partir das questões e encontrar o que precisa na descrição do cenário. Se a Microsoft agrupasse as perguntas, poderia dar mais complexidade às questões sem o aluno “perder tempo” com muito enunciado, portanto acredito que o ideal seria 2 cenários longos com 8/9 perguntas em cada um.
3. Nesta prova você não é cobrado por sintaxe ou como utilizar o SSMS para executar determinada tarefa, sendo uma prova de designing a Microsoft que validar se você sabe como escolher a melhor funcionalidade para compor uma solução, então vai exigir conhecimento bem diversificado, indo desde mirroring e AlwaysOn, passando pelo Agent, backup/restore, criptografia, PBM, indexação, programming, etc. 
4. Como já mencionei, algumas questões poderiam ser mais complexas e outras pecam por não possuírem um maior detalhamento para você  escolher a MELHOR resposta, mas teve melhor qualidade do que a 70-464.

Lado técnico... É quase mais fácil falar o que não caiu, no máximo 2 questões sobre um determinado assunto, mas vou tentar relembrar alguns pontos que merecem atenção.


1. Edições do SQL Server e do Windows Server: algumas vezes o enunciado cobra aquele que atende o requisito e quer minimizar o custo, então saber se existe no Standard/Enterprise, se executa no Windows Core, é necessário. Particularmente sou muito ruim em saber funcionalidade x versão, provavelmente devo ter errado alguma.

2. Estratégica de Backup/Recovery, alertas e jobs também são cobrados. Se você é desenvolvedor e nunca viu isso, vai te atrapalhar com certeza.
3. Ferramentas para fazer um troubleshooting são cobradas (inclusive uma mesma questão apareceu com respostas diferentes), saber se deve olhar wait stats ou outra DMV (e quais).
4. Indexação, manutenção, influência de tipos de dados (ex.: LOBs).
5. Programação T-SQL usando tabelas @ e #, normalização (caiu uma questão bem bacana).
6. Concorrência – principalmente escolha de níveis de isolamento, como resolver deadlocks, etc.
7. Segurança – ownership chaining, TDE.
8. Filetable vs. Filestream vs. VARBINARY(MAX)
9. Alguns assuntos que não caíram (provavelmente você pode esbarrar com algum desses): tópico “Design SQL Server instances”, Entity-Attribute-Value (EAV) modeling, triggers DDL, e um ou outro mais.

Então para essa prova se você só trabalhar com T-SQL ou é um DBA que só olha para a parte administrativa, terá problemas com essa prova, não que seja extremamente difícil, mas errinhos bobos quando acumulados pode representar sua reprovação. Minha sugestão, explore bem a lista de conteúdo da prova, lendo um pouco sobre cada coisa e entendo o quadro geral, e provavelmente você se dará bem nessa prova. Realmente ainda espero que a prova definitiva seja mais difícil...


Fecho aqui minha série sobre as provas betas, espero que esses comentários possam te ajudar, seja na prova beta ou na definitiva. Agora é esperar algumas semanas e torcer para o resultado ser positivo, prometo que atualizo os posts com o resultado da prova, aí poderemos saber se os conselhos ganham mais solidez. E como eu critiquei bastante algumas provas, seria melhor não reprovar...


Bom estudo!

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Um comentário:

  1. Em minha opinião eu considerei essa prova fácil, também aprecio os casos de estudo acho que da maior solidez ao conhecimento analítico.
    Abraço, Rodrigo

    ResponderExcluir