terça-feira, 24 de abril de 2012

Instalação do BDD falha na checagem dos requisitos


Faz alguns meses eu fui instalar o BDD na máquina nova e me deparei com um problema: a checagem dos pré-requisitos não deixava a instalação continuar, alegando que estava faltando um dos pré-requisitos. Para a apresentação (e na pressa) eu usei uma máquina antiga que tinha o BDD e deixei esse problema de lado.

Nessa semana vou usar o BDD para testar desempenho de alguns pacotes em um cliente e novamente estava lá o erro de instalação do BDD de 32 bits, o que é necessário para você montar o seu pacote, já que o Visual Studio 2008 é um processo de 32 bits.

A mensagem do erro é “Product: Microsoft SQL Server SSIS Balanced Data Distributor (x86) -- The installation is not successful. Check the following prerequisites: 1. Either Integration Services or BIDS has to be installed. 2. The version of these components has to be either SQL Server 2008 SP2 (or future SPs) or SQL Server 2008 R2 (or future SPs).”

Validei novamente, todos os pré-requisitos instalados e o diabo da mensagem aparecendo. Como não têm nenhum log de instalação e neste momento não consigo nem saber em qual validação de componente ele está parando, além da documentação não me dar uma lista extensiva das checagens, só me restou a ir para o meu mecanismo de busca favorito...

Olha aqui que belezura, viva os fóruns e blogs! 
Thread no MSDN: http://social.msdn.microsoft.com/Forums/en/sqlintegrationservices/thread/bbbc2366-5e76-4a06-af48-23c188a2506b
Link que está na thread: http://joshgallagher.info/2012/01/25/installing-balanced-data-distributor-on-sql-server-2008-r2-sp1/

Mesmo com o diabo da mensagem falando “SQL Server 2008 R2 (or future SPs)” é necessário “retroceder” a versão do SQL Server 2008 R2 para o RTM editando chaves de registro, caso você tenha instalado o SP1 (e possivelmente algum hotfix ou cummulative update). Outra opção seria desinstalar o SP1, instalar o BDD e instalar o SP1... Fiquei com a primeira abordagem. Mas que beleza!

Como eu já falei do BDD antes, resolvi postar sobre o assunto e fica mais uma referência para a solução deste vacilo do setup. Tomara que possa te ajudar ou pelo menos que o seu mecanismo de busca melhore o ranking da resposta postada no fórum! :-)


PS: E CLARO, não se esqueça de voltar as chaves de registro ao valor original. Ugh!


[]s

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário