terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Reflexões para 2010

No início dos dois últimos anos eu escrevi artigos intitulados "200X… O ano para alavancar a sua carreira" (http://blogs.msdn.com/luti/archive/2009/01/15/2009-o-ano-para-alavancar-a-sua-carreira.aspx e http://blogs.msdn.com/luti/archive/2008/01/02/2008-o-ano-para-alavancar-sua-carreira.aspx). Eles ainda continuam relevantes, mas escolhi mudar o título para esse ano, então vamos de reflexões...

Primeiro aspecto a ser notado: Acredito que todo ano é ano para alavancarmos nossas carreiras! No mundo da tecnologia onde somos abordados com novidades diariamente, manter-se atualizado e na crista da onda é quase uma tarefa Herculeana. Então se você não alavanca sua carreira a todo momento, "para trás ficando está" (frase estilo yoda para descontrair).

Completei 30 anos bem no fim do ano passado e isso me remeteu ao ano 2000, quando eu ingressei no mercado de trabalho como estagiário… Uau, 10 anos nessa jornada! E o que mudou? Aprendi bastante, fiquei mais maduro, a tecnologia evoluiu como nunca e a maneira de encararmos o mundo também. Mas foi para melhor?

-- Pausa para reflexão --


R: Eu acredito que sim!

Normalmente sou muito crítico e acho que estamos fazendo muitas coisas erradas (sim, estamos), mas tenho o privilégio de constantemente trabalhar perto da comunidade técnica e vejo as pessoas tentando melhorar e serem bons profissionais. Infelizmente nem sempre é fácil (acho que nunca!) nos qualificarmos e acabamos diversas vezes consumidos por um sentimento de que não estamos fazendo o suficiente, o que pode nos levar a exaustão e estressar.

Então, apesar dos escândalos e atrocidades que vemos diariamente pelo mundo, das pessoas reclamando e prejudicando outras, somente notando o que existe de ruim, vou apostar na bondade e boa intenção que existe em cada um. Podemos errar, mas ninguém deve se sentir bem com isso.


Mudanças com a Internet

No ano passado eu li o artigo "Is Google Making Us Stupid" (http://www.theatlantic.com/doc/200807/google) do Nicholas Carr, antigo mas excelente e relevante, que caiu com uma luva na análise dos meus métodos de aprendizado e evolução profissional. A questão não é o Google per se, mas a maneira que nos aproveitamos da Internet e consolidamos o que temos em mãos, remetendo-me a um artigo do Otavio (http://blogs.msdn.com/otavio/archive/2009/03/28/a-nova-gera-o-y.aspx).

Nos últimos dois anos eu tenho notado uma mudança no meu comportamento, onde eu começo a ler três ou quatro livros ao mesmo tempo, procurando por partes que me interessam e, dificilmente, chego ao fim destes. Durante o dia vejo mais de uma centena de feeds que chegam ao Outlook, links publicados no twitter, diggests recebidos por e-mail e fóruns da comunidade, tudo isso misturado com o nosso dia de trabalho. Como digerir toda essa informação? Como manter o foco no que estamos fazendo?

Já reparou como você consegue trabalhar por 12 horas seguidas, chegar exausto ao fim do dia e ter a impressão de que fez pouca coisa? Não foi pouco, mas talvez muitas coisas pequenas que ficaram diluídas e não saltam aos olhos, deixando essa sensação ruim de falta de capacidade ou de improdutividade.


Encontrando o seu caminho

Diversas vezes sou questionado sobre como eu estudo, trabalho e me mantenho atualizado. A resposta que sempre dou é "Você têm que encontrar o seu ritmo". Não existe fórmula mágica, o jeito é suar a camisa e trabalhar arduamente, que com um pouco de inspiração vai te trazer benefícios.

No meu caso, estou trabalhando em um mix do que está ao meu redor. Ando focando na leitura de alguns livros (até o fim!), complemento meus estudos com artigos para me manter atualizado, procuro leituras mais exigentes (como artigos acadêmicos) e faço um MBA que me permite extrapolar o mundo técnico e pensar em outros aspectos dos negócios de hoje.

Certa vez eu li a frase "Um livro vale mais do que mil posts" (não me lembro quem escreveu). Bom, eu não largaria meus blogs preferidos por nada, mas hoje para mim o melhor caminho seria ganhar um embasamento forte na tecnologia lendo um livro e depois partir para os blogs com conteúdo profundo e detalhado.

Encontre seu caminho! Descubra os momentos em que é mais produtivo, o que te faz sentir bem no trabalho e em casa, enfim, se você não estiver confortável com o ambiente ao seu redor e o que está fazendo, não existe livro ou horas de estudo que irá alavancar sua carreira.


Redes sociais e comunidades técnicas

Sou blogueiro, uso o twitter, estou inscrito em muitas redes sociais/comunidades técnicas e depois de experimentar um pouco de tudo, terei que ser sincero com vocês, o que estou vendo está me cansando. Deixe-me explicar melhor...

Adoro trabalhar com a comunidade, vou continuar blogando e twiitando, o SQLServerDF vai continuar firme e forte, e eu estarei empenhado em gerar novos conteúdos focados em uma excelente qualidade. Mas acho que estamos sendo diariamente assediados por uma avalanche de novas comunidades e autores que andam trazendo pouca relevância e diferenciação.
Se compararmos duas ou três comunidades do mesmo tema, vamos perceber artigos e discussões semelhantes, normalmente com um nível mais introdutório. Tudo isso nos faz perder um pouco de tempo e acho que nos impele a sermos mais superficiais, perdendo o entendimento profundo (e necessário) do que estamos discutindo e trabalhando.

Então para 2010 eu tenho o firme propósito de diminuir o ruído dessas redes que surgem diariamente, escolhendo aquelas que sejam relevantes, deixando de ser na maioria do tempo um consumidor para produzir conteúdo, espero eu, diferenciado. É claro que vocês verão artigos introdutórios nesse blog, processo natural do aprendizado, mas se eu parar por aí fugirei ao meu objetivo.

O planejamento do Luti em 2010

Nada mais natural do que meus planos estarem alinhados com a da Sr. Nimbus, empresa que sou sócio. Então o que esperar do Luti em 2010?

Maior foco no SQL Server! Sim, em 2010 diferente dos últimos anos, o SQL Server vai receber uma maior atenção minha. Vou ir ainda mais a fundo no produto e continuar explorando o mundo de BI, coisa que já venho fazendo através de consultorias que tenho prestado. Estamos chegando com novas ofertas de treinamentos e serviços, que (espero eu) vocês vão gostar.

Somente vamos trabalhar com o SQL Server? Nada disso, também estamos de olho em cloud computing (Azure e outros) e prontos para ajudar os outros a entenderem como podem tirar o máximo dessa (r)evolução que já chegou.


Tudo isso sem esquecer do lado pessoal, da família, futebol, dos momentos de descontração e dos amigos, onde muitos aparecem pelo mundo virtual e não saem mais. Sempre com a humildade de que temos muito para aprender...


[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

3 comentários:

  1. Luti,
    Recentemente li num anuncio de emprego onde a primeira pergunta era, . Quais os ultimos 10 livros técnicos que você leu...fiquei pensando...to precisando ler mais...heheh bom retorno ai na luta do nosso dia a dia corrido

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo Luti.
    Ter foco e saber o que quer é ouro! Muita gente não sabe e não faz esse planejamento anual.

    Eu já trabalho em outro plano e espero blogar isso em breve.

    Sobre a leitura isso é crucial. Grande parte do tempo perdemos lendo. Aliás, o problema não é ler, o problema é ler coisa errada e de fonte errada. Temos que filtrar isso.

    Isso daria um bom papo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Luti,
    ultimamente tenho tido essa mesma impressão... é tanta rede nova sendo criada, comunidade nova, mas tudo com conteúdo semelhante. Seria muito mais interessante centralizar tudo isso num portal único de comunidades. Fora os blogs pessoais. Acaba que fica com várias redes com poucas pessoas colaborando, gerando conteúdo de qualidade.
    Comecei a escrever mais um pouco e também pretendo gerar um conteúdo diferenciado.
    Excelente Trabalho.
    Ah, quem sabe não fechamos uma turma especial de SQL por aqui também em Campo Grande - MS.
    Abraços.

    Gustavo Malheiros
    http://gustavomalheiros.spaces.live.com
    http://www.pantanet.net
    http://www.7focus.net

    ResponderExcluir