segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 – Reflexões para o novo ano

Seguindo a tradição dos posts de início de ano, estou novamente aqui para escrever algumas palavras para você que acompanha este blog.

Revisando o ano de 2011

Aspecto profissional
Seu ano profissional foi bom? Conseguiu executar aquele projeto que quando acabou você pode olhar para trás e dizer “Putz, que belo serviço eu fiz!”? Independente das variações das bolsas, seu índice no mercado profissional está mais valorizado ou caiu?

Em uma análise direta do ano de 2011 eu digo que aprendi demais como profissional e consultor, mas tecnicamente poderia ter sido melhor, não que tenha sido ruim, porém ficou abaixo do que eu exijo.

A razão para tal análise foi que durante o ano que passou fiquei muito envolvido nas questões dos clientes em que trabalhei, entrega de treinamentos, organização da Sr. Nimbus e questões que vão além do aspecto técnico, então acho que saí de 2011 um profissional mais maduro, porém abaixo da linha técnica que gostaria atingir. Efetivamente não posso reclamar do resultado, pois não fui capaz de corrigir o curso (e nem sei se conseguiria) que tomei neste ano.

Um ponto muito positivo foi que praticamente consegui terminar meu MBA Executivo (que havia trancado em 2010), faltando apenas duas matérias e o projeto para concluir minha primeira pós-graduação.
Aspecto pessoal
Foi um ano muito diferente e muito especial, com a chegada do Bernardo em Outubro de 2010 eu passei a exercer uma nova profissão (e a mais gratificante), de ser pai. Foi um ano de aprendizado e muita felicidade em casa, gostamos tanto da brincadeira que seguindo planos traçados já tratamos de arranjar um irmão para o nosso filhote! Possivelmente em Março deste ano o Rafael virá ao mundo para compor nossa querida família.

Por conta da mudança de ritmo eu li menos do que gostaria (acho que somente 6 livros), fui pouco ao cinema, não joguei o poker em família e fui menos ao futebol. Parte por conta da minha desorganização e conflito de agenda, mas uma pena mesmo assim.
Sr. Nimbus
A empresa não poderia ficar de fora da análise. Em 2011 a Nimbus deixou de ser uma razão social com geeks e passou a caminhar para ser aquela empresa que sempre desejamos construir.

Hoje temos uma sala organizada e com qualidade, um planejamento estratégico, um corpo técnico mais maduro e com o perfil adequado, além de maior controle administrativo. Isso claro não veio de graça, foram muitas horas de reunião, execução, pesquisa, enfim, muito esforço despendido (e mais do que válido) para criarmos uma empresa onde o geek vive feliz!

Obviamente que nem tudo foi perfeito, tivemos que aprender duras lições com os erros do passado, fizemos investimentos que talvez não se justifiquem, passamos a analisar com mais cuidado o que movem os profissionais, analisamos problemas de previsibilidade do mercado e sua reação a abordagens mais rígidas.

Aproveito para compartilhar um acontecimento que me marcou. No primeiro trimestre de 2011 tivemos a oportunidade de trabalhar com um grande projeto de BI, conversamos com o cliente que já conhecia nosso trabalho e queria executá-lo com a Nimbus. Também disse que pagaria para uma empresa fazer o levantamento de requisitos de forma a ter uma proposta de projeto coerente.

Este cliente conseguiu 3 propostas, sendo nossa empresa a única da mesma cidade e segundo o cliente, o valor hora da Nimbus era o mas competitivo, porém nós pedimos 120 horas de levantamento enquanto as outras empresas pediram 40 horas. Em seguida nos pediu para executar o levantamento em 40 horas.

Qual foi o resultado: não atendemos o pedido e perdemos o projeto.

Já fui chamado de burro por um amigo que trabalha na área comercial: “Era só fazer um levantamento qualquer e depois colocar uma gordura grande no projeto, o que der errado depois você renegocia”. Claro que eu sei que haverão erros de estimativa no projeto, não sou idiota (e acredito em uma abordagem ágil), mas já começar um projeto com grande potencial de falha (BI não é simples, ok?!), em um negócio que é conhecidamente mmmuuiitttooo complicado e com N fontes de dados sem padrão… Nada confortável.

Isso ficou me martelando e depois de muito pensar acredito que acertamos na decisão. Esse projeto poderia ter garantido o ano de 2011 da Nimbus, mas também poderia levar a empresa à falência. A escolha da Nimbus é tentar fazer o que acreditamos ser certo, se o mercado nos mostrar que isso não é possível, então prefiro fechar a empresa e deixar que outros façam de qualquer jeito.

Claro que cometeremos erros de execução e sempre haverá como melhorar, mas na Nimbus vamos sempre buscar a excelência técnica, que agregue valor para concepção e projeto de soluções em software, buscando o que acreditamos ser o melhor para o cliente e sempre trabalhando ao lado dele.

Por fim fechamos o ano bem e sabendo que devemos respeitar o que acreditamos para criar uma empresa diferenciada.

O que nos espera de 2012

Aspecto profissional
Acho que todos devem ter uma prioridade na carreira: aprendizado contínuo. O resto é consequência, uma pessoa que sempre está se atualizando, estudando livros e artigos, participando de grupos de discussão e buscando certificações, com certeza será uma pessoa valorizada pelo mercado. No fim estamos todos disputando por uma melhor colocação no mercado (mais $$$), uma maior satisfação profissional e, claro, um local onde você se sinta em casa, afinal você passa pelo menos 40 horas da sua semana junto com outras pessoas.

Eu acredito que todo investimento em sua formação é justificável. E é melhor investir em algo que te dá prazer, mesmo que não seja a profissão da moda ou aquela grande tendência que o Gartner anunciou, mas que você seja bom e esteja feliz com o que faz.
Aspecto pessoal
Sempre recebemos muitos desejos para 2012 e um que eu gostei foi “Desejo que o pior dia de 2012 seja igual ao melhor dia de 2011”. Muito legal, porém uma coisa sempre me incomoda nesses desejos de fim de ano, eles são em sua maioria egoístas. Desejamos coisas boas que queremos para nós, mas em nenhum momento o que vamos fazer para melhorar o que está a nossa volta.

Então em 2012 eu desejo que você dedique tempo para sua família, valorize seus amigos e respeite qualquer um à sua volta, mesmo que você não goste do indivíduo. Que suas ações possam fazer com que ao fim de 2012 o mundo tenha se se tornado um lugar melhor para todos, pois nós ajudamos a construí-lo.
O mercado
Analisando o que vimos em 2011, acho que continuaremos a observar o mundo se adaptando a um choque de realidade econômica e social, isso significa que mesmo o Brasil em sua estabilidade econômica vai ver que parte das bonanças do passado poderão ficar mais escassas.

Outra curiosidade que notei no mercado em 2011: mesmo com empresas sedentas por profissionais qualificados e dispostas a pagar mais por isso, as vagas continuam abertas. Em paralelo conversei com muitas pessoas que estão reclamando de salários baixos! Algo está errado…

As empresas querem profissionais qualificados, porém não estão dispostas a investir no que está em dentro de casa. Quantos e-mails não recebi de pessoas que queriam participar dos treinamentos e a empresa não os liberava por ser no horário comercial (mesmo o profissional pagando do próprio bolso!). Beira o ridículo. As empresas devem respeitar seus funcionários, serem flexíveis e explorar o potencial de cada um, já passamos da era do fordismo, ainda mais em empresas de tecnologia. Ahhhh mais uma coisa, CARREIRA EM Y POR FAVOR!!!

Sobre os profissionais, tenho críticas duras, mas um alento. Entrei 2011 totalmente descrente dos profissionais no Brasil, ainda acredito que estamos caminhando para o sucateamento dos profissionais, por conta da má formação acadêmica e da facilidade em se encontrar um emprego “meia boca”, e ainda vamos viver uma escassez de mão de obra pior do que vivemos hoje. Conduzi entrevistas nada agradáveis e a pergunta que sempre me faço é: O que diabo as pessoas estão fazendo com seu tempo?

Mas por fim comecei a perceber à minha volta algumas pessoas se movimentando para aprender mais, buscando novidades, tentando melhorar o seu trabalho… Quem sabe não conseguirmos barrar a inércia dessa espiral descendente do mercado? Estou mais otimista para 2012.

Meu desejo para seu eu profissional é: não tenha medo da mudança, saia da sua zona de conforto.

Seja uma mudança de empresa, buscando melhores salários, satisfação, novos desafios, ou seja uma mudança de atitude, buscando ser um melhor profissional, executar de forma ótima suas tarefas, enfim, se valorizar e respeitar aquele que te contratou.
3 propostas para 2012
Não acredito naquela lista gigantesca de propostas para o novo ano, então deixo aqui as 3 propostas que tentarei seguir em 2012:
  • Disciplina: organização, foco, execução e acompanhamento.
  • Paixão: seja pela sua família, amigos ou no trabalho que você executa todo dia.
  • Altruísmo: o que fazer para deixar um mundo melhor?
Fecho este post com uma deixa para reflexão (mais uma!)… Já reparou que quando você termina um projeto, entra para um novo emprego ou faz seu planejamento para o ano vindouro, sempre está animado, quer mudar como fazia as coisas, planeja novas ações, enfim, você se sente revigorado com as possibilidades que se abrem à sua frente.

Você deveria se sentir assim todo dia pela manhã!

Feliz 2012!

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}

luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

2 comentários:

  1. Luti, excelente post!

    A 4 anos acompanho sem perder nenhuma vírgula. O que acho um diferencial é exatamente o que você colocou como uma proposta! a Paixão deveria estar ao lado de todas as pessoas e não como só uma simples leitura de salário no gartner. Acredito muito que as pessoas se tornam melhores quando tem prazer em realizar determinada tarefa!

    Desejo de todo o meu coração que esse ano possa ser maravilhoso em todas as areas para você e sua família!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Fala Luti, beleza?

    Como acompanho o blog por RSS, tive a feliz surpresa de encontrar esse seu post nos meus Feeds.

    Sobre o trecho em que você falou do Mercado, eu tenho a mesma teoria; mas ao contrário de você acho que essa escassez já começou a mais ou menos 2 anos.

    Quer perceber como isso está crítico e já é a realidade: Hoje as faculdades (que são as fábricas de funcionários do século 21) estão com um corpo acadêmico que beira o trágico; pois, ainda há faculdades de computação no qual o cara saí sem saber executar um comando SELECT simples.

    Em relação a isso temos pensamentos diferentes; hoje essas pessoas estão roubando o seu tempo; amanhã estão fazendo o software do avião que você e os seus filhos estarão embarcados, montando projetos de 'computação' para o governo que você paga impostos, programando incubadoras, só para termos em exemplos simples. A Enfermagem já está passando na pele isso, com casos de enfermeiros que injetam leite ou vaselina ao invés de soro...

    Vamos torcer para que 2012 seja um ano bom não só para nós, para para a comunidade em geral, seja de SQL Server ou computação em geral!

    Forte abraço e Feliz 2012!

    ResponderExcluir