segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

[SQLServerDF] Encontro XII - Por dentro dos wait types (versão estendida)

Bom dia pessoal, tudo bem?

Ano novo, gás renovado, então que tal retomarmos os nosso encontros do SQLServerDF?
Para iniciar nosso ano quero apresentar um dos assuntos que mais gostei de falar no ano passado: waits no SQL Server.
Fiz uma palestra de uma hora sobre esse assunto no SQLSat #100, mas quem esteve presente pode perceber que a sessão foi bem corrida, então vou aproveitar um maior tempo dos encontros do SQLServerDF para fazer uma introdução com mais calma, explorarmos as demonstrações com mais detalhes e, quem sabe, até analisarmos outros wait types? 

As informações sobre o encontro são:

Local: Auditório da Microsoft - Edifício Corporate Financial Center, sala 302 - Brasília

Data e horário:
 19
/01/2012, 17:00h ~ 19:30h

Tema:
 Por dentro dos Wait Types 
(versão estendida)

Descrição:
 
Essa sessão têm por objetivo explicar o que são wait types, discutir um pouco do funcionamento da engine do SQL Server, qual quais os wait types mais comuns e seu significado. Se você cansou de olhar para a sys.dm_os_wait_stats sem entender direito o que o SQL Server está te informando, essa sessão é para você.
Nota: não é uma sessão introdutória, então se usarmos xEvents ou outros recursos do SQL Server, provavelmente não teremos tempo de explicá-las em detalhes.


Palestrante:
 Luciano Caixeta Moreira
Mini-bio:
Luciano Caixeta Moreira é fundador da empresa Sr. Nimbus, onde atua como consultor e instrutor SQL Server/.NET. Trabalhou na Microsoft Brasil entre Janeiro de 2006 e Março de 2009, onde atuou como Premier Field Engineer de SQL Server e especialista em desenvolvimento. Formado em ciência da computação pela Universidade de Brasília, ele atua com desenvolvimento, consultoria e treinamento de tecnologias Microsoft desde 2000, sempre focado no desenvolvimento de soluções e banco de dados. Luciano obtém as certificações MCP, MCAD .NET, MCSD .NET, MCDBA, MCTS (SQL Server 2005/2008, .NET 3.5, ADO.NET 3.5 e ADO.NET 4.0), MCITP (SQL Server 2005/2008) e MCT, nomeado MVP de SQL Server em Julho/2010, também e escreve em seu blog: http://luticm.blogspot.com

Quer participar? Então mande para o grupo SQLServerDF um e-mail confirmando sua presença, pois a capacidade do auditório é limitada, portanto atendemos por ordem de recebimento de e-mails!
Para aqueles que perguntam: vai ser transmitido ao vivo? Não. Gravado: talvez. Estou pensando na ideia de colocar o Camtasia gravando a sessão, o problema fica sempre por conta do áudio... O SQLServerDF aceita doações de microfones bluetooth ou qualquer equipamento bacana que possa nos ajudar a conduzir melhor os encontros do grupo. :-)


[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Um comentário: