segunda-feira, 26 de março de 2012

Kindle e o hábito da leitura

Domingo dia 17/03 eu comprei meu primeiro eBook para testar o novo brinquedinho, o Kindle Touch, e-Reader da Amazon. Durante alguns dias eu analisei se compraria um iPad e acabei desistindo da ideia, eu não gosto de ficar lendo livros em telas luminosas e o não vou usar o iPad no dia-a-dia, então acabei por optar por um Kindle.
No sábado, dia 24/03 eu acabei de ler meu primeiro livro no Kindle, o tão falado “The Hunger Games”, que achei fantástico por sinal. Então vamos quebra esse post em duas partes...


Kindle Touch



Acredito que acertei em cheio na minha compra, um dos meus hobbies é ler e, sinceramente tenho lido pouco, tanto em português como em inglês (acho que em 2011 eu somente li uns cinco livros não técnicos). 
Junto com o Kindle eu comprei uma capinha de couro com luz, que se alimenta diretamente da bateria do Kindle. Abaixo estão algumas fotos do distinto:





A leitura no Kindle é fantástica, a facilidade do ajuste de fonte e do contraste deixa até melhor do que ler um livro de verdade. A vista não cansa nada e a luz embutida (última foto) me permite ler no mais completo escuro sem o menor problema, sem incomodar minha mulher e bebê que estão dormindo ao meu lado (fator muito importante!).

Além da facilidade de uso, outro recurso muito legal é o dicionário integrado. Basta pressionar a palavra por dois segundos que a definição é aberta. Para quem gosta de aprender novas palavras e aprimorar o inglês, um prato cheio. Sem contar com o text-to-speech, que permite a narração do texto enquanto você vai acompanhando na tela.

Antes de comprar eu li algumas pessoas dizendo que o touch era ruim, pois passava as páginas sem querer, não sabiam onde estavam, etc. Na boa, com um mínimo de coordenação motora e você sai do outro lado sem problema.

Na hora em que acabei de ler o primeiro livro da trilogia me deu uma vontade de continuar lendo. Aí foi lindo, o Kindle já me sugestionou a compra de outros livros e claro que a continuação “Catching Fire” estava na lista. Cliquei no link, fui para a página do livro, cliquei em comprar - paguei US$ 7.70 que virá no meu cartão - e um minuto depois já estava lendo o próximo livro da Suzanne Collins. Simplesmente fantástico.


PDFs e livros técnicos


Eu ainda NÃO comprei um livro técnico para ler no Kindle, mas já havia ouvido comentários ruins. Pensei em comprar um que eu quero ler (“Clean Code”) para ver como fica, mas de cara nos comentários já tinha gente disparando contra o Kindle. O problema fica por conta do código fonte e alguma imagens que existe no livro, talvez por não ter sido corretamente preparado para o kindle, não sei.

Pesquisei mais um pouco e como nada me interessa no momento (estou com uns 50 para ler aqui em casa), resolvi não queimar 20 ou 30 dólares só para matar minha curiosidade. Assim que eu descobrir se presta, coloco aqui.

O Kindle também permite colocar alguns PDFs para leitura, coloquei e funciona razoavelmente bem. Não têm a facilidade de virar o PDF de acordo com a orientação do aparelho e controlar o zoom é um pouco chato, principalmente pela sensibilidade do toque, e por ter que voltar ao zoom original para passar a página, tendo que aumentar novamente na próxima. Revistas com duas colunas já fica melhor, pois a rolagem é simplificada mesmo com zoom, então para ler a SQL Server Magazine (USA) ficou bacana.

Vale ressaltar que meu objetivo era ler livros não técnicos, e para isso eu dou nota 10 para o Kindle touche e a capa. Gosta muito de ler? O Kindle se demonstrou um excelente companheiro.

Leitura

Cada um faz o que bem entende da vida e escolhe seus hobbies, mas minha sugestão é que todo mundo leia um pouco, alguns livros por ano, três ou quatro pelo menos. O motivo: hoje temos profissionais quase analfabetos.


Reconheço... Eu sou uma lástima com o Português, sempre gostei de matemática e física, no vestibular comemorei quando consegui ficar um pouco acima da média dos outros candidatos na prova de Português, mas mesmo com essa falha de formação, em geral eu acho que escrevo razoavelmente bem.

Minha crítica está quando os profissionais têm que escrever algum texto, relatório ou até um e-mail, e normalmente o resultado é lastimável. O corretor ortográfico (de grande valia) acaba por nos deixar mais acomodados e com o tempo vamos acostumando a manter um vocabulário limitado e pobre.  Até em revistas técnicas vemos esse problema, o autor pode ter uma boa ideia, mas a forma de se expressar é ruim.

E não acho que isso vale apenas para quando vamos escrever não, acho que isso tem impacto direto também quando o profissional está fazendo uma apresentação, discutindo uma nova ideia ou conversando com outros profissionais.
Quer dizer que o bom profissional tem que obrigatoriamente ler um romance ou um policial?! Longe disso... Mas quem saber ler um pouco mais, além de ser divertido, também não vai te fazer um profissional mais completo.

Quer começar? Nesse ano eu li o primeiro livro da Guerra dos Tronos, as crônicas do gelo e do fogo, e o The Hunger Games (inclusive o filme saiu na semana passada: http://www.thehungergamesmovie.com/). No momento estou lendo o segundo livro da guerra dos tronos e também a continuação dos jogos vorazes, e gostando bastante de ambos. 

Depois vou abrir páginas neste blog, uma dedicada à leitura e outra para filmes.

PS: você não precisa ser um leitor maníaco como o Paul Randall, se você acha que lê pouco (ou muito), veja este post: http://sqlskills.com/BLOGS/PAUL/post/2011-the-year-in-books.aspx.
PS2: Na semana em que li o livro no Kindle, o Paul Randall leu toda a trilogia e mais um. Como esse cara arranja esse tempo todo?

Abraços e boa leitura!

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

6 comentários:

  1. Concordo com sua "constatação" sobre os profissionais quase analfabetos que estão inundando o mercado nos últimos tempos.

    Creio que a importância da leitura não técnica ultrapassa a barreira do bom português. Ela age diretamente no processo cognitivo, auxilia e amplia nossa visão do mundo e como interagir com o mesmo. Claro, isso depende muito do que você gosta de ler e o seu esforço em abstrair conteúdo disto...

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho um Kindle e realmente para livros técnicos ele dá pro gasto, mas também não é uma lástima só, pdfs voce pode converter para o formato .mobi com o programa Calibre que ficará excelente. Abraço Francismar

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários galera!
    Vou dar uma olhada no Calibre e ver como ele funciona.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Luti, você já teve a oportunidade de comparar a tela do fire com a do kindle "comum"?
    Tenho um kindle também e estou considerando um kindle fire, mas queria saber se a tela é a mesma.

    ResponderExcluir
  5. Quanto saiu com as taxas de importação ?

    ResponderExcluir
  6. O Fabiano Amorim estava nos EUA e trouxe o Kindle quando voltou, então não paguei os impostos do Brasil. MAS ontem foi anunciado o Kindle 3G no Brasil, com um preço mais salgado (já era de se esperar), mas nada de outro mundo:

    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/03/amazon-confirma-venda-de-kindle-touch-3g-em-portugues-no-brasil.html
    http://www.tiinside.com.br/29/03/2012/kindle-touch-3g-da-amazon-chega-ao-brasil-em-abril/ti/270477/news.aspx

    Vladimir...
    Nunca bati o olho no Kindle fire, mas imagino que a tela deva ser diferente já que o propósito é outro, mas realmente não sei.
    Dei uma olhada no youtube e é bem diferente, nesse caso provavelmente eu ficaria com o IPad...

    []s
    Luti

    ResponderExcluir