segunda-feira, 5 de julho de 2010

Microsoft SQL Server MVP (1.0)

Na última quinta-feira recebi uma notícia mais do que boa, chegou na minha caixa de entrada um e-mail do Rodolfo Roim (MVP Lead do Brasil - http://mvpbrasil.spaces.live.com/blog/) informando que eu fui nomeado Microsoft MVP (Most Valuable Professional) na especialidade de SQL Server.

Recebi o e-mail, a notícia se espalhou pelo twitter, recebi ligações dos amigos do Brasil afora e rapidinho já tinha muita gente falando sobre os novos MVPs (parabéns a todos!). Logo após o alvoroço inicial eu optei por sair um pouco de cena e refletir um pouco sobre o assunto...



O programa MVP


Eu sempre achei o programa MVP uma idéia espetacular desde antes de ingressar na Microsoft e durante os meus dias no time do MSDN (onde pude dar minhas sugestões e fornecer o máximo de informações que nos era requisitado). Ao longo dos anos eu vi o programa amadurecer e ganhar um respeito cada vez maior, pelo mercado e por todos os profissionais que trabalham com a plataforma Microsoft.

Hoje o Rodolfo está a frente dos MVPs e tive o prazer de acompanhar o seu trabalho a dois anos atrás, enquanto Microsoft, e gosto muito da seriedade e da maneira como ele está conduzindo o programa. Pelo menos pelo próximo ano será um grande prazer tê-lo como lead no Brasil.

Como também é natural, cada vez mais excelentes profissionais espalhados pelo mercado buscam o título de MVP, o que me deixa um pouco agoniado... Explico: Eu acho que as pessoas podem e devem almejar o recebimento do título de MVP, mas não tomar as ações simplesmente buscando esse objetivo, a pessoa no fundo têm que se doar por um objetivo maior, que é ajudar a comunidade técnica. Se ela vai receber ou não o título, isso não têm que importar, o que me leva ao próximo tópico desse post.



Me tornei um MVP, e agora?


Me tornar um MVP é motivo de orgulho e um reconhecimento gigantesco, e eu não poderia estar mais feliz. Mas aí eu andei pensando no que eu farei de diferente a partir de agora e a conclusão que cheguei foi: nada! Isso mesmo, nadinha.

Durante toda a minha carreira eu tive blogs, escrevi artigos, fiz palestras, trabalhei com grupos de usuários e me dá extremo prazer ajudar as pessoas, saber que algumas coisas que escrevo pode ajudar alguém em algum lugar. E me tornar um MVP me anima a escrever mais, falar mais, enfim, a continuar com mais dedicação o que eu já faço. Mas não necessariamente preciso fazer algo diferente, pois o que me trouxe até aqui foi justamente as coisas que fiz, e estou satisfeito com o balanço atual.

Talvez seja uma decisão curiosa, mas o meu momento "Sou MVP, e agora?" já passou e continuo o mesmo Luti de sempre, só que bem mais feliz e com uma injeção de energia para continuar meus trabalhos com a comunidade técnica.

Vou sim, como MVP, tentar aproveitar todas as oportunidades do programa e de crescimento como profissional, dos debates técnicos que espero ter, e as maneiras em que poderei colaborar com a comunidade técnica. Espero poder contribuir com o programa e tentarei fazer com que o título de MVP seja cada vez mais importante dentro da nossa comunidade. E, além disso tudo, espero que minhas ações continuem a gerar um dos frutos mais legais de trabalhar com a comunidade técnica: novos amigos pelo Brasil (e mundo) afora.
Deixo um abraço para todos aqueles que acompanham esse blog, para os amigos que me deram parabéns no twitter, por e-mail, telefone, enfim, todos que fazem parte dessa pequena história.

Obrigado!

No mais vou aproveitar ao máximo esse meu ano como MVP e, como ouvi no twitter de um amigo, o MVP 1.0. Espero que meu trabalho seja bom e quem sabe no futuro vou poder comemorar um 2.0...


PS: ainda me é estranho fazer parte de um grupo onde estão Paul Randall, Kimberly Tripp, Itzik Ben Gan, Andrew Kelly, Linchi Shea, entre muitos outros feras.

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
http://www.srnimbus.com.br/

5 comentários:

  1. grande Luti.. é isso aí.. MVP é um reconhecimento pelas ações que você desempenhou com maestria e concordo que sirva para te dar ainda mais animo para continuar o excelente trabalho!
    parabens de novo! ;D

    ResponderExcluir
  2. Cara,

    Você sem dúvidas é uma referência em SQL Server no Brasil. Sempre acompanho seu blog e seus webcasts e te respeito muito porque vejo que você fornece informação de alto nível sem reservas. Parabéns pelo novo título!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nem o que falar.
    Você é referência em SQL Server no Brasil e não duvido que com o MVP será fora também.

    O reconhecimento é muito bom e você foi muito franco nas palavras: não fazer algo esperando ser nomeado MVP e continuar fazendo a mesma coisa depois de nomeado. Perfeito!

    Sucess, networking and sharing!
    Developers! Developers! Developers!

    Bem vindo ao time.
    Seattle 2011 \o/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Luti Você merece muito o titulo de MVP SQL Server
    Tenho certeza que mais do que nunca a comunidade técnica ira se beneficiar com os trabalhos de qualidade que você produz.
    Como você mesmo disse, você continua o mesmo Luti de sempre agora com acesso a informações tecnicas privilegiadas para trazer a comunidade.
    Não importa o titulo e sim o que se faz por paixão e dedicação pela tecnologia, o resultado é consequencia. O resultado de nomeação de MVP foi uma consequencia do seu excelente tabalho produzindo conteudos com qualidade tecnica excepcional.
    Adorava a minha epoca de MVP, infelizmente um funcionário Microsoft não pode ter o titulo. Mas o que pude perceber como Ex MVP é que continuo o mesmo cara apaixonado por tecnologia e por SQL Server.
    Enjoy this time in your life.. well deserved.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo título Luti. Sempre acompanho o seu blog, matérias e webcasts. Vc passa muita informação valiosa e sempre estou aprendendo muito com elas. O curso de SQL Tunning do TechNet experience tmb ficou show.
    Absssss

    ResponderExcluir