terça-feira, 30 de junho de 2009

Impressões da prova 70-536

Aproveitei um voucher que consegui de última hora com o antigo dono, que não teria tempo de utilizá-lo, e fiz hoje cedo a prova 70-536 - Microsoft Application Development Foundation (http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?ID=70-536&locale=en-us).

Meu feedback da prova: não gostei. :-(

Eu sempre fui a favor de provas que façam o candidato pensar criticamente, resolver problemas complexos (como cenários) e explorar a estrutura/funcionamento mais do que a sintaxe, com o intuito de qualificar os candidatos que possuem uma boa bagagem na tecnologia.
A prova 70-536, composta de 40 perguntas, se mostrou exatamente o contrário. Foi uma prova que focou muito mais em decoreba do que explorar a inteligência do candidato, explorando muitas vezes uma série de classes que poucos vão usar, somente em casos bem específicos.

Qual a importância de alguém aqui saber qual o método para desenhar uma retângulo na tela preenchido com degrade? Ou então saber exatamente o formato do XML gerado pela serialização de uma classe (esse até que vai...)? E que tal ficar criando assemblies dinamicamente? Devo usar GetProcessesByName ou GetProcesses? Devo especificar a fonte de um eventLog antes de chamar o GetEventLogs ou usar um if depois?

Poxa! Em uma série de questões eu fiquei com dúvida na sintaxe/nome dos métodos, ordem dos parâmetros, tipo de retorno, etc. No dia a dia eu não decoro assinatura/tipo de retorno, eu simplesmente uso o intellisense para ajudar.
Além disso ainda havia questões em que o cabeçalho deixava espaço para dúvidas, então eu acabava indo na resposta que eu achava mais correta, mas afirmo que duas respostas poderiam ser utilizadas em sua aplicação. Acho que a MS está tentando diminuir o tamanho a pergunta - o que é bom - mas não pode deixar esse tipo de abertura.

Em contra-partida, não precisei saber nada sobre garbage collector, IL, funcionamento do CLR, programação OO (entenda-se praticamente tudo relacionado a classes), AppDomain, tratamento de exceção, generics, entre outros. Será que isso é menos importante do que a API de drawing?

No fim das contas eu acho que esse tipo de prova privilegia aqueles que pegam braindumps, testkings, etc. Ontem eu peguei os MOCs 2956 e 2957 para dar uma olhada e não entendia porque o material ficava listando todos os métodos/propriedades de uma classe, explicando um a um... que chatice. Agora eu entendo, ele é bem focado na prova, mas não acho que estudar somente por ele te garanta nessa provinha, não sem experiência prévia.

Bom, no fim das contas eu passei na prova e vou tentar tirar o atraso das provas de DEV nos próximos meses, pois na Microsoft eu acabei focando demais no SQL Server. Agora já são 17 provas da MS concluídas e, ainda bem, nunca reprovei em nenhuma, situação que sempre me pressiona quando sento na cadeira. :-) Vamos ver se consigo manter o bom histórico...

PS: não deixe parte da tarde e um pedaço da madrugada para estudar para as provas da MS. Menos de 6 horas de estudo para uma prova normalmente atrapalha...

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
E-mail: luciano.moreira@srnimbus.com.br

4 comentários:

  1. Luciano, Que coincidência!! Ontem eu também aproveitei um voucher no último minuto do segundo tempo... Também fiz a prova 70-536... Concordo com o que você disse... Acho até que as provas de SQL Server (as temidas 70-443, 70-444 e outras...) abordam o uso do SQL no dia-a-dia e problemas reais a resolver... Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não sei até que ponto, mas... será que a Foundation (que não existia antigamente) não veio meio que para imitar a Programmer do Java? Aquilo sim é provinha com peguinha de i++ e decoreba de assinatura de método para criar thread. Nada comparável até agora, felizmente. E mais felizmente ainda, eu tenho feito as de atualização. São mais "cabeça".

    ResponderExcluir
  3. Tenho exatamente o mesmo pensamento sobre a prova 70-536.
    Fiz a carreira de DEV até a MCPD, e posso dizer que as próximas MCTS e MCPD melhoram (a MCPD é a melhor). Provas estilo decoreba não levam o cantidado para frente (o problema é que esta 70-536 é pré-requisito para as demais \=).
    Concordo com o Roberto Fonseca do comentário anterior, as provas de SQL Server costumam ser melhores que as de DEV.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Pois é pessoal, que bom que não sou o único com essa impressão. Eu respondi um questionário que a MS enviou sobre a prova, espero que todos façam isso e deixem registrado suas impressões. Feedback é importante. De qualquer forma, que venha a próxima prova!

    []s
    Luti

    ResponderExcluir