segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SEGUNDO PRIMEIRO dia na Microsoft

Sim, isso mesmo que você leu, dia 01 de agosto é o meu SEGUNDO PRIMEIRO dia na Microsoft. :-)

Em 2006 eu ingressei na Microsoft como Premier Field Engineer de SQL Server e fiquei por lá até Março/2009. Agora volto a trabalhar na MS com o cargo de Support Engineer, suportando a plataforma de dados da Microsoft.

**************** ATUALIZAÇÃO *****************

Gostaria de agradecer todos os comentários neste post e no LinkedIn.
Infelizmente não conseguirei responder individualmente, então registro agui meu agradecimento.

A todos, meu muito obrigado!

************************************************

Nesse post vou relatar um pouco de como tudo aconteceu e falar um pouco de futuro do Luti e da Nimbus.

Versão (muito) resumida


    - Após contato da Microsoft, participei do processo de seleção e aceitei meu retorno à MS;
    - É uma nova aposta de carreira que espero seguir por muitos anos;
    - Por configurar um conflito de interesse, a Nimbus não irá mais executar nenhuma atividade de treinamento e consultoria;
    - Eu não vou deixar de participar da comunidade técnica, escrevendo artigos em seu blog, gravando vídeos e/ou participando de eventos técnicos;

Versão longa


A oportunidade


Em abril eu recebo uma mensagem no LinkedIn… “Oi Luciano, estamos com uma vaga na Microsoft e acho que você tem o perfil para ela, estaria interessado?”

A minha resposta para essas perguntas é sempre SIM. No fim tudo depende da oportunidade e do que cada empresa tem para oferecer, então eu ouço o que cada uma tem a dizer, pois quem sabe em um desses contatos não está uma grande oportunidade para sua carreira…

Reunião agendada, fui apresentado para a vaga de Support Engineer. Depois de entender mais sobre a vaga, e claro, fazer minhas pesquisas sobre a posição, resolvi continuar no processo de seleção.

O próximo passo foi passar por entrevistas, que são sempre interessantes e instrutivas, pois fazem você lembrar que não sabe de nada e, mesmo se tratando de assuntos que tem um bom conhecimento, um pouco de pressão sempre atrapalha. Muitos dias depois é marcada mais uma reunião, quando acerto meu retorno à empresa.


A decisão


Obviamente não foi uma decisão fácil aceitar a nova proposta e saber que vou deixar de lado a Sr. Nimbus, afinal já são sete longos anos com a empresa que ajudei a fundar e esteve ao meu lado por todo esse tempo. E sabendo que essa movimentação será uma surpresa para muitos, escrevo um pouco sobre a decisão.

Durante meus anos com a Nimbus eu tive a oportunidade de ministrar muitos treinamentos, atuar como consultor para diversas empresas e, mais recentemente, apoiar remotamente na administração do ambiente SQL Server de alguns clientes. Aliado com a flexibilidade de administrar meu tempo, me deu oportunidade de viajar bastante, curtir muito a família e escolher quais trabalhos eu gostaria de executar. Nada mal.

Porém cheguei a um ponto crítico, onde eu NÃO queria fazer a empresa crescer, pois me forçaria a paulatinamente abandonar o lado técnico da minha carreira para negociar/gerenciar clientes, contratar/treinar outros consultores, etc. Só me restando dizer NÃO para oportunidades que batiam à porta da Nimbus, para garantir a qualidade da entrega, e manter o ritmo de trabalho. Mesmo estando feliz com minha situação, não existia um próximo passo, o que me incomodava um pouco.

Eis que aparece essa nova oportunidade na Microsoft, uma posição onde poderei trabalhar com diversos chamados de suporte por dia, atuando com um extenso leque de produtos da plataforma de dados da Microsoft (SQL Server, SQL Azure, Power BI, etc.), explorando ainda mais o lado técnico que eu tanto gosto. E tudo isto dentro da MS, que sempre me tratou muito bem, é uma excelente empresa para se trabalhar, e recentemente sob a direção do Satya Nadella tem se mostrado ainda mais interessante.

Felizmente fui escolhido para a vaga, dentro os candidatos entrevistados, e espero desempenhar um excelente trabalho, ficando muito tempo na empresa, aprendendo, ensinando, e quem sabe, trilhando novos caminhos dentro da Microsoft.

A Nimbus


O lado negativo da novidade… A minha querida Nimbus fica órfã e impedida de continuar suas atividades. Sendo uma empresa focada em consultoria e treinamento SQL Server, e seu sócio/fundador passando a ser funcionário da Microsoft, é inviável que a empresa continue com seu funcionamento, por caracterizar um claro conflito de interesse.

Então espero que aqueles que tiveram treinamento com a Nimbus possam ter aproveitado o que considero ser os melhores e mais avançados treinamentos de SQL Server do país. Nunca se sabe o que futuro nos reserva, porém agora meu foco e dedicação estão 100% voltados para Microsoft…

Aproveitando que mencionei os treinamentos da Nimbus, gosto de acreditar que ajudamos a mudar o cenário de treinamento SQL Server no país, com o papel muito importante de difundir a importância dos profissionais conhecerem à fundo o produto com que trabalham, o famoso "internals".

Hoje na comunidade técnica já vemos muitas palestras que tentam difundir o funcionamento interno do SQL Server e espero que novas empresas/treinamentos possam suprir um pouco desse espaço que a Nimbus vai deixar, já sabendo da existência de um público avançado, que se interessa em esmiuçar cada detalhe do SQL Server e quer ir mais longe com o produto, resolvendo problemas complexos que o envolvem.

O futuro do Luti


Eu continuarei como eu sou, cada vez mais geek, apaixonado por banco de dados, estudando diariamente, e tentando arranjar um tempo para escrever sobre minhas aventuras técnicas. Então o conteúdo técnico vai continuar firme e forte, afinal de contas tenho certeza que vou aprender muito com meus novos companheiros de equipe e espero ter muitos “causos” para contar, seja aqui ou em outro espaço…

Como não poderei mais ministrar os treinamentos que tanto gosto, principalmente o Mastering, espero poder matar a saudade da sala de aula com palestras em eventos técnicos.

É isso que queria dizer, agora vou trabalhar! #sqlgeek


OBS.1:
Para quem quiser mais informações sobre o cargo, depois pesquise por "a week in the life of a support engineer Microsoft", que vai encontrar alguns PDFs antigos, mas bem ilustrativos, do que seria o dia a dia da posição. Outra opção é ir em https://careers.microsoft.com e pesquisar por Support Engineer, onde vai poder ver o job description, caso exista alguma vaga em aberto.

OBS.2:
Também estão suspensas as vendas dos treinamentos on-demand da Nimbus, mas não se preocupe, tenho planos interessantes para os módulos que eu gravei…

OBS.3:
O Fabiano Amorim provavelmente vai continuar ministrando os treinamentos que ele construiu, como o T-SQL Expert e o SQL Server Performance with no wait, e pode até continuar comercializando os treinamentos on-demand de planos de execução. Interessado? Corra atrás dele: http://blogfabiano.com/.

OBS.4:
O Edvaldo Castro também está com alguns treinamentos de SQL Server, voltados para administração e alta disponibilidade, recomendo! (http://edvaldocastro.com/)

Abraços

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

19 comentários:

  1. Parabéns meu velho. Você é um profissional e pessoa muito boa, meio chato, reclamão, etc. mas é gente boa.

    Realmente é uma pena o Internals "morrer", afinal, muitos PFEs e grandes profissionais do Brasil passaram pelo Internals. Vai fazer muita falta, com certeza. Tudo de bom na nova jornada meu amigo.

    Um abraço,

    Demétrio Silva

    ResponderExcluir
  2. Welcome to Microsoft, como gosto de dizer usando palavras paulistanas: "é nois mano"

    ResponderExcluir
  3. Notícia ótima meu amigo! Seja bem vindo :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Luti! Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  5. Luti, muito sucesso para você! Realmente é uma pena eu não poder ter condições de participar dos treinamentos da Nimbus. Fica em paz!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Luti!!! Sucesso nesta nova empreitada!!! =)

    ResponderExcluir
  7. Luti, parabéns! Uma excelente oportunidade para um excelente profissional!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Luti! Muito sucesso e assunto geek novo para vc! :-)

    ResponderExcluir
  9. Grande Luti!!! Sucesso, felicidades e bom retorno.

    ResponderExcluir
  10. O bom filho à casa torna :)! Sucesso Luti e muito SQL Server para vc!!

    ResponderExcluir
  11. Parabens Luti !
    Sucesso nessa nova jornada.
    Abraco.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!
    Muito sucesso na nova empreitada.
    []s

    ResponderExcluir
  13. Grande Luti, Muito sucesso na sua volta a MS. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Grande Luti, Muito sucesso na sua volta a MS. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Lutti muito sucesso nessa nova empreitada!!!!

    ResponderExcluir
  16. Cara, Fiz seu treinamento de Mastering aqui na Paulista esse ano. Você para mim é um exemplo. Todo Sucesso do mundo para você. ass, Justo

    ResponderExcluir
  17. Olá :) Enviamos um convite para o teu email. Caso não tenhas lá recebido poderás aceder à nossa plataforma em https://swonkie.com
    Contamos contigo? :)

    ResponderExcluir