quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Impressões da prova 70-483 - C#

*** Atualização ***

Respondendo um comentário abaixo, sim eu passei na prova.
No transcript aparece uma especialização: Programming in C# Specialist

****

Hoje de manhã eu fiz a prova beta 70-483 - Programming in C# (http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?id=70-483), onde saí um pouco da minha zona de conforto com o SQL Server para dar um gás na veia de desenvolvedor que sempre tive. Historicamente eu já ministrei treinamentos de C# (2124, que considero um dos melhores da MS), mas andava desligado das novidades, então parei um dia para dar uma revisada no que apareceu de novo, rever alguns conceitos, etc.
 Para estudar e aprender a linguagem, eu recomendo o livro C# 4.0 Unleashed do Bart De Smet, achei o livro muito bom, me impressionou mesmo, não sendo aquele que fica no “olha um trecho de código”, mas sim explicando motivação e detalhes de funcionamento, IL gerado, etc. Então ontem foi dia de uma bela passeada por mais de 1.500 páginas, uma olhadela em treinamentos no Pluralsight, coding com visual studio 2012, isto é, um dia nada mal.
Sendo prova beta o resultado não sai agora, então não sei se passei ou não, mas devo confessar que não achei a prova difícil. Algumas questões muito fáceis e as mais difíceis são as que eu considero ruins, pois cobram decoreba de assinatura de métodos ou saber significado de enums pouco utilizados no dia-a-dia.
Então vamos para os famosos bullet points de resumo, organizados pelas quatro áreas que estão detalhadas no portal da prova em “Skills measured”...
Manage program flow
·         Foram cobradas questões pontuais sobre async e sincronização de objetos, nada muito complexo.
·         Muitas questões de preencher as lacunas com textos pré-formatados, principalmente em control flow e em sua maioria questões simples.
·         Boas questões sobre delegates e eventos, que exigem um entendimento correto do mecanismo e do que a questão está pedindo.
·         Diferente das provas de SQL Server que têm parte do cabeçalho inútil, os dessa prova foram mais sucintos e em geral exigiram mais cuidado na leitura.
·         Tratamentos de erro foram cobrados, levando em conta hierarquia de exceptions, detalhes do throw, stack trace, etc.
·         Em geral foi uma parte bem coberta e sem surpresas.
Create and Use Types
·         Foram as questões mais interessantes que exigiu bom conhecimento de OO, com polimorfismo e cia.
·         Claro que generics estão em toda parte e foram bastante cobrados.
·         Os pontos baixos foram três questões, uma por somente cobrar uma mudança na ordem das palavras, isto é decoreba, outra por um enunciado terrível e uma que a resposta era clara, mas fiquei um pouco confuso com a forma exposta.
·         Achei que iria cair mais a parte de reflexão e o dynamics, por exemplo, mas na minha prova questões desse tipo praticamente nada foi selecionado.
Debug Applications and Implement Security
·         A parte mais chata da prova pela forma que foi cobrado.
·         Você sabe qual opção de enum deve usar para uma tarefa específica quando está se manipulando certificados X509? Pois é, nem eu.
·         E a enumeração correta para usar um tipo específico de contador de performance?
·         Liste os algoritmos de criptografia por ordem de segurança (claro que a questão era diferente), mas pegue a ideia.
·         Algumas questões de logging, GAC, RegEx (entre outras) foram bacanas, mas senti dificuldade não pelo conceito, mas sim pela exigência de saber o que diabo cada opção de um enum significa, e isso em classes que são pouco usadas (acredito eu).
Implement Data Access
·         Poucas questões de ADO.NET, ambas simples.
·         Algumas questões com LINQ, que gostei bastante, alguma para preencher as lacunas, outras mais complexas, enfim, um mix bem legal.
·         A parte de serialização caiu bem também, algumas questões mais chatas que exigem do candidato um contato com algumas APIs e contratos.
·         Streams e manipulação de XML também estão presentes, então é um tópico que deve ser estuado. O problema é que XML é um mundo a parte, então nada muito elaborado com esquemas, mas sim acesso básico, criação, etc.
No fim ainda consegui escrever 20 minutos de feedback em diversas questões, apontando as muito simples, aquelas com problema de enunciados e reclamando das de pura decoreba. Foram 50 questões com quase 3 horas de prova, o que dá tempo de sobra para esse modelo.
Conclusão: em geral eu gostei da prova, mais bem elaborada que algumas de SQL Server 2012 que eu fiz, mas o grau de dificuldade não é alto, então para quem está trabalhando com o C# e acompanhando as novidades, deve fazer a prova sem ter que dedicar muito tempo de estudo.
Agora é esperar o resultado da prova e torcer por ter passado, afinal acabei de falar que achei relativamente simples. J
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

28 comentários:

  1. Oi Luciano! Como vc fez para agendar a prova Beta?
    Verifiquei no site da prometric e não consta na lista de exames... Será que está "escondida" em algum outro lugar que não vi?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade é prova beta, então você vai encontrá-la como 71-483. Somente quando ficar definitiva (em 2 ou 3 meses), é que estará com a numeração "correta".
    Com relação ao promocode, não foi fácil, somente consegui através de um site privado da Microsoft, fiquei esperando alguma coisa no BornToLearn mas não aparecia nada.
    Recentemente eles publicaram promocodes de outras provas beta (http://borntolearn.mslearn.net/btl/b/weblog/archive/2012/08/07/new-mcsd-web-applications-certification.aspx), então fica de olho para ver se não sai nada da prova de C#.

    []s
    Luti

    ResponderExcluir
  3. Fala Luciano, semana que vem acredito que vou voltar aqui e postar os meus comentarios sobre essa prova, enquanto isso ja estou estudando em cima do conteudo, obrigado pela dica do livro.

    Vi o post (http://borntolearn.mslearn.net/btl/b/weblog/archive/2012/08/10/developers-needed-participate-in-the-visual-studio-2012-beta-exam-process.aspx) e parece que liberaram as provas de certificação beta, com vagas limitadas.


    []'s
    Nicolas Tarzia

    ResponderExcluir
  4. Oi Nícolas, eu vi o anúncio no sábado cedinho, mas acabei por não conseguir postar no blog e na segunda quando um funcionário da Nimbus usou o promocode já disse que pegou praticamente a última vaga para Brasília. Então achei melhor não publicar um anúncio que poderia ser frustrante, o que acabei foi só usando o twitter para contar isso.
    E pelo visto foi por pouco que perdi o anúncio, se eu tivesse respondido o primeiro comentário mais tarde no mesmo dia eu teria uma notícia fresquinha. :-)

    []s
    Luti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luciano, só para nao deixar de responder.
      Cara realmente o que vc descreveu é praticamente o que achei da prova, principalmente com relação a parte de segurança.
      De resto uma prova MUITO bem elaborada com algumas pegadinhas, portanto, prestar atenção sempre.
      Agora é só aguardar o resultado!


      []'s
      Nicolas Tarzia

      Excluir
    2. Ah! e sobre o tempo.
      Realmente 2 horas é um tempo muito bom, portanto, não precisa fazer esta prova com uma certa correria.

      Excluir
  5. Fiz a prova hoje, acho que fui bem. Tive como referência este post e o http://www.jayway.com/2012/08/15/msdn-study-links-for-exam-70-483-programming-in-c.
    Valeu

    ResponderExcluir
  6. Oi Nicolas e Leandro, tomara que o resultado seja positivo para todos nós, depois trocamos mais figurinhas sobre o assunto, e que as referências possam ajudar outros.

    []s
    Luti

    ResponderExcluir
  7. Também fiz a prova, estava bem tranquila. Você tem previsão de quando sairá o resultado?

    ResponderExcluir
  8. Não existe uma data certa, mas normalmente leva de 2 a 3 meses para sair o resultado depois o período de prova se encerra, então eu colocaria um lembrete no calendários para daqui a 3 meses e toca a vida, quem sabe você não terá uma boa surpresa depois. :-)

    []s
    Luti

    ResponderExcluir
  9. Olá Luciano, vou fazer isso que você recomendou, estou lendo o C# Unleashed (Apesar do meu inglês não ser lá aquelas coisas eu consigo interpretar), vou ver se pego um livro de C# 5 pra acompanhar as novidades, e ver os temas abordados na pagina de cert. Em abril lança o Exam Ref que parece ser muito bom.

    Você passou na prova ?

    ResponderExcluir
  10. Atualizei o post com o resultado da prova, passei sim. \o/
    Gostei muito do C# Unleashed, ainda quero até reler algumas coisas.

    ResponderExcluir
  11. Fala Luciano Blz?

    Você realizou algum simulado para fazer a prova?
    Caso você tenha algum site de simulados para me indicar.
    Estou estudando pelo livro que você indicou, como já trabalho com c# a um tempo estou refrescando a memoria.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dann.
    Eu não fiz nenhum simulado não, revisei as novidades da linguagem e mandei bala. Hoje em dia já deve ter algum training kit dessa prova, mas se você já trabalha e está lendo o livro, provavelmente vai se sair bem.

    Boa sorte!
    Luti

    ResponderExcluir
  13. Do framework cai pouca coisa, mas considere .NET Framework 4.5 e C# 5.0.

    []s

    ResponderExcluir
  14. no site www.dotmetsql.com.br tem varios simulados de C# e em PT!

    ResponderExcluir
  15. ops... o site correto é www.dotnetsql.com.br
    bem interessante

    ResponderExcluir
  16. Colocaram o simulado dessa prova no www.iheadgo.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Há a possibilidade de fazer esta prova em portugues, mas nao acho conteudo em portugues. Saberia indicar? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Oi Dayana, desconheço conteúdo em português. Minha sugestão é fazer a prova em inglês mesmo... http://luticm.blogspot.com.br/2015/02/video-01-certificacoes-i.html

    ResponderExcluir
  20. Estou estudando para fazer a prova mas estou meio inseguro pq não tenho experiência profissional com a linguagem. Será que vale a pena eu fazer ainda esse ano só com o conteúdo do training kit e do livro que vc recomendou, Luciano? Será que não seria bom aguardar mais um pouco e ir adquirindo mais conhecimento com o tempo? Uma certificação dessas iria me ajudar muito a ingressar no mercado. Sou estudante de sistemas de informação e esta bastante difícil conseguir algum estagio só com a faculdade. Queria muito tirar a certificação, mas talvez isso seja algo pra mais tarde...

    ResponderExcluir
  21. Oi Iuri.
    Eu acredito que certificação pode ser uma bela porta de entrada para o mercado de trabalho. Se sentir inseguro é normal, mas se já estudou bem o conteúdo eu NÃO deixaria de fazer a prova por não ter experiência. Uma coisa puxa a outra e você só não pode parar de estudar.

    Gravei alguns vídeos sobre certificações, caso não tenha visto: https://www.youtube.com/watch?v=TSM2CxZxUcE e https://www.youtube.com/watch?v=xUPRdvuw_Tc

    ResponderExcluir
  22. Boa noite. Essa prova ela é feita em inglês ou em português ?

    ResponderExcluir
  23. Oi Lucas, realmente não sei, acredito que sim. De qualquer forma, recomendo sempre fazer a prova em inglês, evitando problemas de tradução e, claro, se preparando para o mercado.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Como é a prova? Múltipla escolha, dissertativa?

    ResponderExcluir