quarta-feira, 24 de março de 2010

Cópia de conteúdo na era da Internet

Vou aproveitar um gancho e falar de um assunto importante: cópia de conteúdo.

Eu acompanho blogs e twitters de gente conhecida e nos últimos dias andou rolando trocas de farpas públicas, qual o motivo? Tudo por conta de um consultor SQL Server que estava colocando no blog dele links para uma série de artigos, juntamente com trechos desses artigos (o que não é permitido pela empresa que publicou o artigo). Seja para atrair pessoas para o seu blog ou para realmente ajudar as pessoas e apontar para bons recursos, isso deve ser feito com parcimônia, então algumas figurinhas carimbadas foram direto ao ponto e uma baita discussão se formou.

Deixando a lavação de roupa suja de lado, acho que precisamos nos atentar a esse assunto. Já vi no passado alguns quebra-paus por conta de gente colocando código dos outros em seu livro, ou de RE-utilizarem scripts em uma apresentação sem darem crédito ao autor, enfim, coisas que você observa quando está atuando no mercado e com a comunidade técnica, dito isso escrevo algumas sugestões.

0 – Não vamos restringir demais e evitar do conteúdo se espalhar, pelo contrário, copiem à vontade e ajudem outras pessoas, mas sejam respeitosos e atribuam os devidos créditos.
1 – Se você têm um recurso na web que gostou bastante pode livremente blogar e twittar a respeito, mas não copie fielmente o conteúdo, simplesmente teça seus comentários e aponte para a página onde o conteúdo se encontra.
2 – Não é feio usar como base outras apresentações ou reutilizar o script de alguém, afinal temos que partir de algo para aprender, mas deixe claro para todos a fonte que foi utilizada. A maneira certa seria perguntar para o autor se você pode usar a informação, mas nesse mundo globalizado o controle e pouco e não preciso de ninguém me perturbando por algo simples.
3 – Se você não têm propriedade para falar sobre um determinado assunto ou está aprendendo, então não faça a apresentação ou deixe claro para os ouvintes, pois pior do que não ensinar os outros é ensinar errado. Todos erram e eu também, mas podemos evitar alguns tipos de constrangimentos.
4 – Procure criar novos conteúdos ou variações do que você encontra, que possam ser úteis. O mundo já está cheio de assuntos repetidos e acho que precisamos gerar mais conteúdo técnico diferenciado. Torço para nós no Brasil continuarmos a elevar o nível das discussões e ficarmos de igual para igual com os EUA, por exemplo.
5 – Se vai precisar usar vários (muitos mesmo!) recursos criados por outro profissional, aí é melhor conversar com ele antes. Dessa forma você garante a amizade e quem sabe ainda não consegue de quebra um mentor.
6 – Ler alguns artigos e fazer uma demo não torna você um especialista, cuidado com essa falsa impressão. Procure continuamente se aprimorar e a reconhecer suas fraquezas.

Eu tenho milhares de posts apontando para artigos, downloads ou novidades, e continuarei fazendo isso, pois acho que estou bem antenado nas novidades e gosto de repassar isso às pessoas, mas vou procurar sempre colocar assuntos diferentes, afinal eu acho que é isso que as pessoas mais gostam de ver.

No fim das contas o rapaz já se retratou: http://sqltechconsulting.com/2010/03/24/plagiarism-and-attributions-on-the-internet/
E até fizeram uma piadinha no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=4DWR3zdUsQA

Continue estudando, sempre!
Eu brinco com o SQL Server faz uns 10 anos, então quem sabe daqui a mais uns 10 eu começo a realmente entender o assunto de verdade... ;-)

Docendo discimus

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

5 comentários:

  1. Booooooooooooa Tio Luti! Utilizar algum exemplo, adaptar um código achado na internet e etc não é pecado nem crime, mas deve ser feito com parcimônia e com honestidade. No meu blog quando utilizo um código vindo da internet, deixo claro que não é meu ou que simplesmente adaptei para o que eu queria. Assim como você, espero que o nível dos debates de SQL no Brasil se eleve e que possamos ter um excelente conteúdo brazuca!

    ResponderExcluir
  2. Os unicos posts originais são do time de desenvolvimento de qualquer produto, a partir dai tudo é copia com ou sem alterações/melhorias no texto.

    ResponderExcluir
  3. I am the consultant who was involved in the whole debacle. I love the points you made and I think some of your points are really great. Your site is in Portuguese but I was curiuos if you knew Português. Can you paste a comment in my post saying the things you talked about here? I just want to help others avoid my mistakes and I think your points are great. Let me know. Thanks.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, a idéia não é controlar o conteúdo, pelo contrário devemos espalhá-los ao máximo, mas com a devida referência.
    Recentemente ouvi algumas reclamações e farpas brazucas sobre esse assunto que poderiam ter sido evitadas com uma simples referência ao material original.

    Alex, no fim das contas quem sabe como funciona e vai nos mostrar o caminho das pedras é o time de desenvolvimento (afinal é por isso que assinamos seus blogs e vamos a eventos, certo?!), então em última instância é de lá que vêm a informação 100% validada, mas eu sinceramente espero um pouco mais em momentos distintos:

    1 - Primeiramente aprendemos a tecnologia e somos meros replicadores com pequenas alterações do que vemos.
    2 - Com o tempo e experiência passamos a propor cenários específicos e novos exemplos, que o time de produto provavelmente não tem tempo para explorar.
    3 - Em paralelo passamos por problemas e temos que bolar soluções ou encontrar referências a elas.
    4 - E por fim podemos começar a descobrir e questionar o time de desenvolvimento sobre detalhes que inferimos do produto, sem nem mesmo termos uma documentação.

    A sequência me parece natural, mas o que pode ser evitado é o item 1 sem referências (onde temos a grande maioria das publicações).

    Já usei material e não coloquei referência, mas o incidente serviu para me deixar mais alerta.
    Bons comentários!

    []s
    Luti

    ResponderExcluir
  5. Corretíssimo..Ó mínimo que se pode fazer é agradecer o Autor, mesmo que você não saiba quem é. Eu ja tive alguns scripts powershell copiados em uns webcasts que andam rolando ai..mas fazer o que.

    ResponderExcluir