domingo, 29 de novembro de 2015

Quick review - SQLSat #469 Brasília

No dia 21 de Novembro de 2015 aconteceu o segundo SQL Saturday de Brasília, o SQLSat #469.
Novamente o evento foi organizado por mim e pela Faculdade projeção, que forneceu um apoio inigualável para o SQLSat.

  • Dessa vez não cometemos alguns dos erros de 2013 e o credenciamento foi muito organizado, contando sempre com os voluntários da faculdade e do PASS. Além disso curti demais a camisa dos palestrantes e a dos voluntários.
  • Fizemos um keynote rápido, onde eu falei um pouco de carreira, posição da Microsoft no quadrante mágico do Gartner e algumas informações gerais sobre organização e logística do evento.
  • Depois disso tivemos 25 sessões técnicas no evento com palestrantes de alto nível e recebi feedbacks incríveis dos presentes.
  • Encerramos o evento com agradecimento e sorteio de brindes (muitos) para todos os presentes na etapa final.

Pontos altos

  • Organização do evento foi muito elogiada e não tivemos nenhum transtorno, tudo correndo como planejado.
  • Apoio dos voluntários ao evento que ficaram conosco até o fim.
  • Participação de patrocinadores nacionais e internacionais, que permitiram executarmos os planos para o evento.
  • Um participante levou 3 caixas de doações (roupas) que pegou em sua casa, com vizinhos , etc. Nota 1000 para você.

Pontos baixos

  • Durante o dia tivemos em torno de 400 pessoas que passaram pelo evento, sem contar os voluntários e palestrantes, uma quebra considerável para os 712 inscritos no evento.
  • Tradicionalmente em eventos técnicos, no período da tarde temos uma quantidade menor de pessoas, fato que se manteve também para o nosso SQLSat.
  • Esperava mais doações dos participantes para instituições de caridade, mas sem problema, o que recebemos foi distribuído.

Ponto de destaque

  • 25 palestrantes, sendo 18 de fora de Brasília, que arcam com custo de deslocamento, hospedagem e alimentação, para palestrar em um evento gratuito e sem receber um centavo.
    • A eles meu muito obrigado, dão um real sentido para a hashtag #sqlfamily

Ponto decepcionante

  • Participação do SQLServerDF e profissionais de Brasília… Eu posso estar enganado, mas andando pelos corredores eu vi menos profissionais de Brasília que eu esperava, incluindo muitos que participam do grupo SQLServerDF. 


Minha sincera esperança é que o evento possa ajudar algumas (ou muitas) pessoas que estiveram presente, e que isso faça valer o esforço de muitas, mas muitas horas de organização (só da minha parte, é como se eu parasse de trabalhar 1 mês para organizar o evento).

Em 2016 organizarei mais uma vez o SQL Saturday com o apoio da Faculdade projeção, quem sabe não conseguimos fazer outro grande evento e com um público maior?!

**** BEGIN RANT ****

Durante o evento um amigo fez um comentário: "Talvez se o evento fosse em um local mais centralizado, o público de profissionais seria maior"… Claro, concordo, quanto mais centralizado (plano piloto), mais cômodo e fácil acesso, melhor.

Agora vamos olhar com outra perspectiva para o cenário… Alguém de Brasília não vai porque o evento não está bem localizado para ele, enquanto isso temos 18 palestrantes que devem gastar na média mais de R$ 1.000,00 para vir de outro ESTADO palestrar, pegam avião, taxi, Uber, ônibus, varam noites estudando, preparam a palestra e estão pontualmente em suas salas.

E o camarada não vai porque o evento está longe para ele? Não, a resposta não é encontrar outro lugar, esse profissional provavelmente encontraria uma desculpa para não participar, mesmo que eu fizesse o evento no quintal dele.

Tive a chance de ficar 20 minutos em uma palestra de Reporting Services e estava sendo a melhor sessão de SSRS que já vi. Também pude ver outros palestrantes que depois da sua palestra foram para sala ouvir outro palestrante e aprender mais. Tudo isso de graça, de bandeja, só chegar e sentar a bunda na cadeira, então se trata de aproveitar as oportunidades.

No fim tudo se resume ao interesse dos profissionais/alunos, de quem quer avançar mais rápido, competir pelas melhores vagas e salários, e claro, sair da zona de conforto. Mesmo eu desejando ver mais e mais profissionais de elite no Brasil, é difícil pensar em algo diferente de uma grande pirâmide, onde na base estão os salários mais baixos, geralmente os que reclamam mais e que pouco fazem para mudar.

Às pessoas que fazem parte do topo da pirâmide, resta aproveitar as oportunidades e, quem sabe, curtir uma aposentadoria mais cedo, mais viagens, família e seus hobbies.

**** END RANT ****

Algumas fotos:








Mais fotos do evento: http://1drv.ms/1Q6900U

Abraços

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

4 comentários:

  1. Conheço dois profissionais que foram de Vitória-ES para Brasília só para assistir ao evento...

    Quem mora em Brasília, não pode colocar a culpa de uma falta na distância...

    ResponderExcluir
  2. Evento simplesmente sensacional e concordo plenamente com o Luti! Estamos vivendo um momento bastante complicado em nossa economia, muitas pessoas sendo mandadas embora das empresas que trabalham e o SQLSat é um excelente local para no mínimo fazer um bom networking. #ficadica

    ResponderExcluir
  3. Luti! Eu estou ate agora respondendo mensagens de pessoas que participaram da minha palestra. Minha opinião o evento foi nota 1000.
    Abraço e espero participar novamente ano que vem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luti. Parabéns a todos pelo evento.

    Passo para comentar sobre o RANT, pois ouvir o que diz "a base da pirâmide" me tira cada vez mais do sério, e são comentários parecidos com o que você ouviu. Tudo é difícil, tudo é ruim, tudo poderia ser melhor, mesmo se for de graça. Bem, que eles continuem pensando assim.

    ResponderExcluir