Em Julho tive a grata notícia da renovação do meu título de MVP por mais um ano. Sempre rola um frio na barriga esperando o e-mail em 1º de Julho, que é o meu ciclo de renovação, mas correu tudo bem e estou feliz por não ter que alterar minha assinatura de e-mail. Legar também ver que Fabiano Amorim e Diego Nogare renovaram, e tivemos a nomeação do Marcelo Fernandes, outro conhecido da comunidade SQL Server.
Conhecendo os MVPs, meu recente contato com outras tecnologias e a comunidade técnica de SQL Server, digo com certeza: Agradeça por existir uma comunidade tão vibrante em torno de um produto! É muito satisfatório poder participar de encontros técnicos, SQLSats, eventos online e continuamente aprender sobre um produto com diferentes pessoas.
E o que espero para 1º de Julho de 2015? Que eu escreva um post de MVP 6.0, mas quero que a cada ano esse e-mail seja mais “suado”, não porque minhas contribuições vão diminuir, pelo contrário, porque torço para que sempre outros candidatos a MVPs estejam surgindo e contribuindo bastante, para que novos experts surjam e que as discussões fiquem cada vez mais avançadas. Assim vamos criando uma cultura positiva e ajudando uns aos outros.
Em Julho também foi o encerramento da nossa copa do mundo, campeonato que eu vivi intensamente. De um início onde eu não estava me importando (veja P.S.1!), mesmo sendo viciado em jogar futebol, até o dia em que um amigo me liga e diz: comprei os jogos de Brasília, só falta você transferir o dinheiro (de graça não foi, infelizmente! :-)). Depois do primeiro jogo da seleção, da ida ao estádio, de cantar o hino nacional e resolver torcer para valer, eu estava envolvido. E sofri demais na humilhação dos dois últimos jogos, principalmente no 7x1 da Alemanha, em que não saí da frente da televisão até o apito final.
E o que a copa e a surra da Alemanha têm a ver com esse blog? Ouvi de uma pessoa que foi apenas um jogo, perdeu e pronto, nada demais... Será??? Discordo, e quem pensa isso acho que poderia aproveitar melhor o contexto e exemplos que lhe são oferecidos. Tivemos uma demonstração do que a aplicação, trabalho em equipe e planejamento podem trazer, que somente a raça ou talento de poucos não ganha jogo (muito menos estilo duvidoso e cabelo pintado!). Quem não consegue traçar um paralelo disso com sua carreira ou trabalho, está realmente perdido.
Muitos querem ser como os campeões Alemães, ganhar excelentes salários, ter destaque nas suas empresas, reconhecimento pelo trabalho bem feito e saborear a maravilhosa sensação depois de grandes conquistas. Porém poucos tem a coragem de correr atrás de um objetivo maior, de aceitar o desafio e tentar se superar, de entender quais são seus defeitos, de pedir ajuda e estar continuamente melhorando. E assim esses serão atropelados por outros profissionais (P.S.2!), equipes ou empresas, e ficarão atordoados, como o time do Brasil ficou, e boa parte da nação também.
São esses momentos que colocam a gente para pensar, todo mundo passa por isso na vida, no meu caso pelo menos uma vez por ano. Depois de um triste episódio no ano passado parei para refletir e decidi experimentar a vida de DBA DB2 no Sicoob, decisão que não me arrependo, porém inevitavelmente diminuiu o ritmo da Nimbus... Situação que está mudando recentemente, também depois de longos períodos de reflexão, e espero que você que aprecia treinamentos diferenciados ministrados por Profissionais, possa aproveitar.
Em um mundo de constantes mudanças, principalmente para quem vive na área de tecnologia, o dia de amanhã vai trazer novas surpresas. Cabe a você decidir se quer estar preparado e receber uma boa notícia, ou continuar achando que a vida é injusta e que o jeitinho brasileiro vai resolver tudo na hora H, como funcionou extremamente bem na copa do mundo. :-(
Um grande abraço de um geek que continuamente pensa que não sabe merda nenhuma, mas acredita que está indo no caminho certo, e quer aproveitar com intensidade o que essa vida tem a oferecer.
P.S.1: Temos muita coisa errada nesse país, que muito dinheiro foi desperdiçado e roubado para essa copa do mundo acontecer, mas não vou entrar nesse mérito aqui. Acho que temos sim que lutar por melhorias e que muito começa em casa, sendo um processo paulatino, mas que ainda batalharemos por muitas mudanças.
P.S.2: Mas fique tranquilo que mesmo com profissionais melhores, você não ficará sem emprego, pois o mercado é uma mãe! O déficit de profissionais gera vaga para todo mundo, então qualquer um zé mané tem vaga hoje, mas quem sabe essa situação não muda...
Nenhum comentário:
Postar um comentário