quinta-feira, 28 de junho de 2012

Treinamentos na Sr. Nimbus

Olá pessoal.
Já faz muito tempo que não escrevo aqui no blog sobre os treinamentos da Nimbus, propositalmente parei de colocar os anúncios aqui e com certa regularidade enviamos e-mails para os interessados, o que não signifique que estamos parados com os treinamentos, muito pelo contrário!
Em primeiro lugar é impossível agradar a todos, e como recebemos muitos e-mails (muitos mesmo), cada hora é um pedido diferente:
        Turma no sábado
        Turmas noturnas
        Treinamento online e On-demand
        Gravações dos treinamentos
        Cursos novos de SQL Server
        Cursos de Sharepoint, TFS, segurança, Azure, cloud computing, etc.
        Treinamentos hands-on
        Maior antecedência nos anúncios
        E muitos outros x 100
Sempre com o intuito de tentar cobrir da melhor forma as demandas, estamos constantemente fazendo novos testes para perseguir aqueles que trazem mais resultado e satisfação. Obviamente temos que fazer concessões e lidar com os trade-offs, então muitos acabam por não ser atendidos, e não é perseguição ou descaso, acontece quando não encontramos justificativa ou meio para viabilizar as ideias.
Por exemplo, uma demanda que já apareceu bastante para nós: treinamentos noturnos em São Paulo. Sem problema, só que se a Nimbus deslocar um instrutor para ficar duas semanas em São Paulo em um treinamento de 40 horas, os gastos são muito maiores, e você aceitaria fazer um treinamento de noite pelo dobro do preço? Acho improvável... Então temos que ser criativos, tentar agendar em conjunto outros treinamentos, clientes, ou atividades que possam justificar essas semanas em outra cidade e longe da família.
Outro pedido frequente são treinamentos em diferentes cidades. Esse ainda não está descartado, mas as experiências que tivemos não são nem um pouco animadoras, então eventualmente sairão anúncios para outras cidades, mas em geral vamos concentrar as turmas em São Paulo, que têm a maior demanda, e Brasília, onde temos nossa salinha.
Recentemente fizemos anúncios para tentar abordar algumas solicitações de vocês, como pode ser lido: Perdeu aula? Veja a gravação! e Treinamentos noturnos e 1/2 período. Também para facilitar a visualização de todas as turmas planejadas, concentramos todas as turmas em um só local no site da Nimbus, o Calendário de turmas abertas.
Agora as últimas novidades e nova organização:
        O calendário vai cobrir os próximos 12 meses, então estamos trabalhando hoje com o 2º semestre de 2012 e 1º de 2013.
o   Vamos tentar ser o mais rígido possível com as datas, eventualmente pode haver o deslocamento de uma turma por motivos de força maior. Por exemplo, suponha que a Microsoft anuncie o TechEd 2012 e coincida com um treinamento nosso, aí provavelmente trocaremos o curso de semana.
o   As propostas ainda não estão todas no site. É um horror de documentos para preparar, então você já pode ir se planejando enquanto vamos acabando de escrever e publicá-los.
        Basicamente cada treinamento será oferecido quatro vezes ao ano, duas vezes em cada semestre, com turmas em Brasília e São Paulo.
o   Então se você quer assistir ao Internals em São Paulo e não pode em Setembro/2012, já se programe para Janeiro/2013.
        Deep dive: treinamentos mais curtos e focados em um assunto, onde o objetivo é explorar a fundo o tema e como é de praxe na Nimbus, mostrar muito detalhe de funcionamento, como poucos podem fazer.
o   Na primeira onda estão treinamentos de Segurança com o SQL Server e Backup/Restore.
        Hands-on: treinamentos onde nós preparamos diversas máquinas virtuais com diferentes problemas relacionados ao SQL Server, sejam de desempenho, configuração, corrupção, bloqueios, entre outros, e deixamos o aluno tentar resolver o problema, para depois apresentarmos a solução e uma explicação.
o   Provavelmente esse tipo de treinamento vai exigir um bom pré-requisito, para que os desafios fiquem..., como posso dizer..., interessantes! RÁ RÁ RÁ RÁ RÁ (risada maligna).
        Parcerias: a Nimbus é uma empresa que prefere dar passos pequenos, mas consistentes, então são necessárias parcerias para conseguirmos aumentar nossa oferta. Assim acabamos por contar com experts para entregar um novo treinamento, comigo e outros consultores da Nimbus trabalhando para garantir a mesma experiência e especialização que vocês já podem ver hoje.
o   Um exemplo disso é o Powershell, estamos trabalhando em parceria com o Laerte (vulgo: maluco do Posh) para montarmos coisa fina, top de linha. Ele falou um pouco sobre isso em seu blog: $hellyourexperience.
        Novos treinamentos: além dos deep dives e hands-on, também estamos trabalhando em treinamentos de outras tecnologias, como Azure, Sharepoint, TFS, Segurança em aplicações web, SDL, etc.
o   Em sua grande maioria os treinamentos são diferentes dos tradicionais cursos oficiais da Microsoft (ou MOCs), onde tentamos não ser superficiais e passar mais riqueza e experiência, para você poder sair de sala confiante de que pode aplicar rapidamente o que aprendeu.
o   Também não temos treinamentos focados em certificação, o que oferecemos vai além do cobrado pelas provas, entenda bem como funciona, depois as certificações ficarão triviais.
Na semana passada enquanto estava saindo da palestra do SQLServerDF e conversando com o Fabiano Amorim, fiz o seguinte comentário “Essas apresentações que fazemos possuem um nível muito bacana, já vimos muita coisa lá fora e sei que poderíamos apresentar isso no PASS Summit ou TechEd USA”. Repito isso com tranquilidade sobre os treinamentos, ainda tenho muita vontade e curiosidade de participar de treinamento da SQLSkills, mas em geral vamos tirando a diferença de qualidade e digo, já batemos em muito cursinho de outras partes do mundo.
Pois é meu amigo(a), é trabalho demais, mas muita coisa bacana! Estamos tentando fazer nosso melhor, que as ações de hoje tenham sucesso e que venham mais novidades!
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário