quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[SQLServerDF] Encontro IX - Testes de unidade com T-SQL

Bom dia pessoal, tudo bem?
Vamos começar as atividades de 2011 com mais um encontro do grupo SQLServerDF? Anotei as dicas de vocês e estou em contato com alguns palestrantes para organizar nossa agenda, mas como eu ainda estou negociando datas e não quero adiar mais nosso início, vou aproveitar e falar sobre um tema que gosto e tenho utilizado bastante.

As informações sobre o encontro são:

Local: Auditório da Microsoft - Edifício Corporate Financial Center, sala 302
Data e horário: 26/01/2011, 17:00h ~ 19:30h
Tema: Testes de unidade com T-SQL
Descrição: Um desenvolvedor profissional utilizando C# ou Java está acostumado a criar testes de unidade (xUnit tests) para desenvolver um código mais robusto, resistente e verificável quando temos alterações de regras de negócio ou refactorings. Porque o programador T-SQL não pode usar os mesmos princípios com T-SQL?
Nessa sessão eu vou demonstrar como escrever testes de unidades eficientes para os procedimentos e funções, testando o curso básico correto, cursos alternativos, exceções esperadas e se o dado está sendo corretamente manipulado por seu código. Nesse primeiro encontro provavelmente não teremos tempo para utilizar o Visual Studio 2010 ou outra ferramenta de terceiros, somente código T-SQL e batches para nos ajudar a automatizar os testes (o que lá fora eles chamariam de poor man´s T-SQL testing :-)).
Palestrante: Luciano [Luti] Moreira


Favor mandar para o grupo um e-mail confirmando sua presença, pois o tamanho do auditório não é ilimitado.


[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Um comentário:

  1. Interessante, pena que é só em Brasilia, se chegar a gravar não esqueça de compartilhar.

    Abraço,
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir