quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Java vs .NET - Material e comentários

No último sábado eu participei do evento Java vs .NET (http://www.javaversusdotnet.com.br/), onde fiz uma pequena palestra sobre mapeamento Objeto-Relacional na plataforma .NET.

Analisando o que eu consegui assistir, o evento foi bem interessante, com ambos os lados focados em tecnologia e não em jogar pedra no outro, mas sempre sai uma faísca, que controlada é saudável. O público foi bastante eclético, com muitos estudantes e profissionais de TI, o que adiciona um ingrediente ao desafio, pois o apresentador têm que achar um meio termo para sua palestra, senão um dos grupos serão implicitamente convidados a tirar uma soneca.

Acho que a minha apresentação foi legal e o público gostou, no início eu estava com dificuldade para falar bem (tenho que me lembrar de comer menos antes de uma palestra! hahaha), mas no fim a coisa se ajeitou e nenhuma demo deu errado. Depois que eu falei o Marcelo, um camarada muito gente fina por sinal, falou com propriedade sobre a plataforma Java, onde pude notar uma série de semelhanças e dificuldades que todos enfrentamos, fortalecendo minha idéia de que ambas as tecnologias são boas, e nós profissionais de TI é que estamos estragando a brincadeira quando usamos mal a tecnologia.

Duas coisas me marcaram no evento:
1 - A falta de perguntas no debate! Eu achei que ia chover perguntas no fim das apresentações e aconteceu o contrário, no meu caso somente foram 3 perguntas. Isso foi muito chato.
2 - Os palestrantes de Java fazem poucas demonstrações. Eu sei que existe uma cultura interessante com eles, de discutirem o JCP, entender em qual versão está o que e quais frameworks (dos N) possuem qual recurso, mas poxa, uma demo sempre cai bem para materializar o que está sendo dito para o público.

A segunda parte do evento acontecerá no dia 07 de novembro, mas não poderei participar pois estarei viajando. De qualquer forma, fica aqui o convite.

Quem quiser minha apresentação, baixe aqui.



Valeu muito participar do evento, encontrar os amigos e conhecer novos profissionais e universitários...

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

2 comentários:

  1. haha show de bola kra, vou baixar agora :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Luti, concordo com você em relação que poderia ter mais demos sobre java, espero que no próximo os palestrantes de java façam bastantes demos

    Abraços

    E mais uma vez parabens pela apresentação

    ResponderExcluir