sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Impressões da prova 70-561

Na última quarta-feira eu fiz a prova 70-561 – Microsoft .NET Framework 3.5: ADO.NET Application Development, que é focada nas tecnologias de acesso e manipulação de dados oferecida pela Microsoft. Como é de costume, eu peguei a lista de exigências para a prova (http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?ID=70-561&locale=en-us#tab2) e durante o domingo eu dei uma olhada em alguns tópicos específicos, alguns para aprender e outros para revisar, aproveitando para codificar um pouquinho. Como eu já tinha brincado com o ADO.NET tradicional no passado e na MS andei olhando para o LINQ, EF e Sync Framework, já estava com um trabalho de base mais ou menos executado, mas gostaria de ter dedicado mais tempo para me preparar para a prova e minha recomendação é: não faça a prova se não estiver seguro com as tecnologias e estudado bem!

Diferente da última prova que eu fiz, eu realmente gostei dessa prova. O conteúdo foi bem equilibrado, respeitando as porcentagens detalhadas no guia, com algumas questões mais simples, mas no geral as perguntas foram bem puxadas, o que exigiu um tempo maior do que eu estou acostumado a gastar. Saí da prova faltando só 40 minutos para acabar o tempo, muito do qual foi gasto na análise das alternativas, onde alguns pequenos detalhes estavam fazendo a diferença.

Um pouco sobre o conteúdo...
Entity Framework: Não basta saber usar o LINQ para consultar as entidades no contexto ou usar o eSQL. Lembra daqueles XMLs (SSDL, MSL e CSDL) que ninguém quer ver e eu sempre mostrava nas minhas apresentações, pois é, saiba bem como eles funcionam e se relacionam, lembre-se que existem ferramentas por trás (EDMGEN) e quais são as opções para carregar os dados. Não peguei nenhuma questão focada em change tracking com EF, mas estude isso.
LINQ: Em diversas questões o LINQ será utilizado para recuperar os dados, nada muito complicado ou atolado de expressões lambda, mas também nada extremamente fácil.
Sync Framework e SqlDependency: com certeza a parte mais difícil da prova, caíram algumas questões do sync bem difíceis, inclusive tinha uma que eu olhei para ela e me perguntei: isso existe? :-)
ADO.NET 2.0: grande maioria da prova e exige um bom conhecimento, como o entendimento das opções oferecidas pelas diversas enumerações no framework (ex.: CommandBehavior), como trabalhar com dados desconectados, serializar o DataSet, rowversion, questões relacionadas com controle de transação e otimização no acesso. Nada de questões básicas do tipo: use conexão, comando, datareader e varre o leitor, muito pelo contrário, se desse para complicar um pouco e colocar a estrutura básica com algum erro, provavelmente é isso que eles fariam. Acho que por acaso, não caíram questões de pooling, mas eu não deixaria de estudar esse tópico. E ah, estude bem a questão de constraints (FK e Unique) e DataRelation, isso apareceu bastante.

No fim eu comentei duas questões, uma de EF onde havia um nome de entidade (lógica e de armazenamento), que estava errado no MSL e fazia com que todas os itens estivessem errados (marquei o que seria o teoricamente certo). E outra sobre sync framework, que até onde eu sei um dos requisitos pedidos na questão não foi atendido por não ser o comportamento default dos agentes.

Por curiosidade eu consultei a página com o número de MCPs no mundo todo. Os dados devem estar desatualizados, mas segundo a MS eu me juntei a um grupo de 345 pessoas que possuem a certificação de ADO.NET 3.5. Cool! http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/cert-overview.aspx#tab5

Bom é isso, no final tudo deu certo, a nota foi boa, e saí de lá feliz.
Por falar em ficar feliz, a quarta acabou super bem com o encontro do SQLServerDF! Onde além de uma apresentação super divertida e tranqüila, fiquei sabendo que um dos participantes – o Luan - passou na sua primeira prova da MS com uma excelente nota, usando o voucher de 50% que conseguimos com a Hepta. É bom ver que o grupo está ajudando as pessoas, é nessa hora que você coloca a cabeça no travesseiro e lembra que vale a pena o trabalho gigantesco (é muita coisa, acreditem) que você faz de graça com e para a comunidade...

Até o próximo post e, quem sabe, prova.

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

Um comentário:

  1. Luti estava vendo no StackOverflow e achei uma dúvida interessante segue o link:

    http://stackoverflow.com/questions/1497181/sql-server-doesnt-use-index-in-stored-procedure/1499487#1499487

    ResponderExcluir