domingo, 6 de outubro de 2013

SBBD 2013

Neste ano eu tive a felicidade de participar do 28º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. O SBBD 2013 aconteceu em Recife, com diversas opções de palestras, apresentação de teses e sessões técnicas, que você pode ver aqui: http://sbbd2013.cin.ufpe.br/sbbd/programacao-geral.
Talvez você esteja se perguntando, que diabos o Luti está fazendo em um evento puramente acadêmico? Vou falar do meu interesse e porque quando a oportunidade apareceu eu fiquei muito animado.
Nos estudos do dia a dia e nas atividades do trabalho ficamos focados no que os produtos oferecem e resolvendo problemas, como posso dizer... de ordem prática. Só que os avanços que vemos hoje nos SGBDs usualmente vem dos estudos de mestrado e doutorado que as universidades e empresas desenvolvem. Então é mais do que esperado estarmos sempre “atrasados” e em geral os problemas que enfrentamos diariamente são simples, se comparado às questões acadêmicas.
É bom ser desafiado a entender assuntos diversos e novos. Assistir a uma sessão chamada Hierarchical Bottom-Up Safe Semi-Supervised Support Vector Machines for Multi-Class Transductive Learning, onde diversos algoritmos são citados, deixa muito espaço para dúvidas e uma lista de artigos gigante para ler (um dia qualquer!).
Essa saída da zona de conforto me dá a possibilidade de abrir mais a mente durante alguns dias, pensar em soluções mirabolantes para problemas existentes e uma chance única para traçar planos e cogitar novas ideias, que usualmente não faço durante a carga usual de trabalho.
Entre diversas apresentações de short e full papers (sessões de 15 e 30 minutos), tivemos algumas sessões mais longas e muito interessantes.
Data Management Challenges for Social Applications – Estamos acostumados com estudo de caso e exemplos, o que o Johannes apresentou foi como estão pensando em resolver problemas do tipo: quero fazer uma viagem com amigos X, Y e Z. Já pensou em extensões da linguagem SQL onde escrevemos consultas do tipo: escolha um voo onde meus amigos estarão presentes, de preferência para companhia aérea AAAA, reserve um hotel perto do evento em um raio de X KMs e isso deve ser resolvido em até 3 dias, e claro, mantendo as propriedades ACID. Interessante e já tem gente grande pensando nisso.
Mineração de dados: modelos, algoritmos, sistemas e aplicações – Apresentação muito motivadora do Wagner Meira, que foi além do técnico e falou sobre carreira, esforço, persistência, trabalho duro e ir sempre além.
Challenges and Opportunities with Big Data – Nesta sessão o Jagadish mostrou um lado do Big Data que poucos mencionam, como visualização de conjuntos de dados para exploração e outras questões relacionadas aos Vs do Big Data, que não sejam volume.
Solid-State Disks: How Do They Change the DBMS Game? Durante 3 horas dois professores discutiram como o que muda com a chegada do SSD. Devido à assimetria das operações de escrita e leitura precisamos de novos algoritmos de indexação (ex.: FD-Tree e FAR-Tree), processamento de joins (ex.: flash join) e otimização de consultas, caching e tratamento do Buffer Pool (ex.: LRU-WSR, SCM-BP), e claro, logging. Simplesmente fantástico e fico muito feliz por poder ver os avanços que estão acontecendo para um problema muito atual, inclusive esse que já havia sido discutindo na Nimbus com o Fabiano, enquanto ele testava o DBCC OPTIMIZER_WHATIF.
O evento chegou ao fim, mas saí de lá com muita vontade de dedicar mais tempo para a leitura de papers acadêmicos, coisa que faço um pouco, mas não o suficiente.
E claro, nada melhor que ter amigos por perto! Torço para conseguir ir no SBBD 2014, que acontecerá em Curitiba.
 Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário