quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Regional Mentor Brasil - PASS

Agora é oficial, saiu ontem o comunicado do PASS informando que sou o mais novo mentor regional do PASS para o Brasil! E dessa vez eu não estarei sozinho, o nosso amigo Laerte Junior também vai estar comigo para ajudarmos os capítulos do PASS no nosso grande país.
A comunicação oficial: “Alexandro Prado is leaving his role as RM for Brazil after much success in spreading PASS communities in that region.  Due to the tremendous size and growth potential Brazil, we decided to appoint two RMs to cover that region. Luciano Moreira, of the Chapter in Brasilia, will work along-side with Laerte Junior out of Sao Paulo. Laerte was co-leader of SQLSaturday #100, the first PASS SQL Saturday event in Brazil. We are confident that Luciano and Laerte will make a dynamo team for that country, and we look forward to seeing what will come in 2013.”
Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer ao Alexandro Prado, conhecido MVP de Windows (http://alexandroprado.wordpress.com/) que dispensa apresentação, por todo o trabalho desempenhado ao longo de quase três anos como mentor regional do PASS para o Brasil. Basta dar uma olhada no seu perfil de MVP para ver a quantidade de colaborações que ele tem, tanto com SQL Server como com outras tecnologias.
Então... Mentor Regional, título bonito, mas o que isso significa? Primeiro a definição de mentor regional para o PASS.
In general, a PASS Regional Mentor can be defined as the following:
                Passionate community volunteer
             Dedicated to PASS and the SQL Server community
             Understands the value of giving his/her time and talents to helping others increase their knowledge and skills and improving the overall community
                PASS ambassador
             Understands PASS and its mission and represents the best of PASS to Chapters in his/her area
             Works to keep PASS accountable, on track, and meeting the needs of its members
                Primary point of contact for Chapters
             RM facilitates 2-way communications: resources, benefits, and news from PASS to Chapters and Chapter needs and feedback back to PASS
             RM knows who to contact at PASS, at the local/regional Microsoft office, area sponsors, etc. if Chapters need something or have questions

Atuação dos Mentores Regionais para 2013
Estamos no Brasil, um país com grandes dimensões e potencial, que precisa ser mais explorado. Hoje temos alguns grupos de usuários do PASS, alguns mais ativos, outros menos, mas no geral poucos grupos dado o tamanho desse país.
Há alguns dias atrás eu já havia feito uma conferência com o Laerte sobre o assunto, e na minha visão no nosso papel como mentores é oferecer uma maior orientação para os grupos, que hoje trabalham de forma bastante isolada. Precisamos incentivar a troca de experiências entre os grupos e o aparecimento de novos capítulos, precisamos avaliar continuamente nosso desenvolvimento, além de sermos transparentes e críticos com o que está dando certo ou errado. E mais importante, acredito que precisamos encontrar um balanço entre a maturidade e seriedade necessária para ser um líder de um capítulo, com o prazer em estar trabalhando com nossa comunidade técnica, sem claro, tirar a liberdade ou podar a criatividade de cada um dos grupos.
Da minha parte, acho que eu tenho a paixão necessária para assumir este papel, se eu tenho a competência para tal, só o tempo dirá!
E que em 2013 o Brasil e o PASS fiquem ainda mais próximos...
Abraços,
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

12 comentários:

  1. Luti,

    Parabéns, merecido, boa sorte.

    Só tenho a agradecer ao Prado por todo trabalho.

    Que venha 2013.

    ResponderExcluir
  2. Eu já sabia! \o/
    huahuahuahauhuahau
    parabens Luti!! e boa sorte no papel de RM! não poderíamos estar melhores representados do que com voces dois!

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional Luti. Parabéns pela conquista e tenho certeza que nós estaremos novamente em boas mãos. Acredito que a sequência do trabalho que o Prado fez terá uma continuidade junto contigo e o Laerte.
    Forte abraço, e já sabe, se precisar é só gritar!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que bom saber disso!! ótima notícia. Primeiramente parabenizar você e o Laerte pelo trabalho ao longo desses anos, todos nós sabemos que a caminhada tem sido longa, mais se tornar um RM é um oportunidade para poucos, isso mostra a grande competência e nível de seriedade que vocês possuem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns :D

    precisamos de lideres/mentores dedicados e responsáveis. Bom trabalho

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Luti e ao Laerte. A comunidade SQL PASS só tem a ganhar com a presença de profissionais tão qualificados e empenhados em comunidades como vocês.
    Abraços a todos,
    Alexandro Prado

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Luti e Laerte!
    Vamos levar tudo para a frente! :)

    []s

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Luti e Laerte.

    Estamos muito bem representados!
    Sucesso à comunidade PASS BR.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Luti, Laerte e principalmente para os responsáveis pela escolha destes profissionais que tanto contribuem disseminando conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Luti e Laerte! Certamente o programa está em ótimas mãos no Brasil! :)

    Grande abraço,
    JP

    ResponderExcluir