quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Conteúdo da palestra sobre Unit Test com T-SQL

Oi pessoal.
Conforme planejado, ontem nós fizemos o nosso nono encontro do grupo SQLServerDF para falar sobre testes unitários e T-SQL. Dentre os presentes, somente um desenvolvedor trabalha com testes unitários, então parte do desafio era mostrar que a ideia é válida e que não é perda de tempo.


Quando você já fez muitas palestras acaba ficando um pouco crítico, e mesmo com um início um pouco distraído da minha parte, achei muito bom o resultado. Começamos com um exemplo bem simples de procedure e testes, e de pouco em pouco fomos aumentando a complexidade, trocando um insert básico com um MERGE bem complexo, mostrando erros comuns de programação, e como poderíamos evitar de sermos queimados na fogueira dos erros em produção, tudo garantido pelos testes.


No fim acredito que consegui mostrar o valor de se ter uma massa de testes confiável e como último ato, fizemos um refactoring do banco e algumas alterações no procedimento, rodamos os testes e foi só sucesso! :-)


Eu gravei a apresentãção com o Camtasia e estou produzindo o vídeo, mas como eu não tenho um microfone bluetooth, provavelmente o áudio não irá ficar satisfatório. De qualquer forma você pode baixar o PDF e demos AQUI.





E a frase que mais foi dita: "E aí, vai para produção ou não vai?". Com testes? Vai sim, fácil...


[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
http://www.srnimbus.com.br/

Um comentário: