sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Internet Explorer 9 e a zica com o firewall

Não gosto de postar sobre coisas sem solução, mas gostaria de ouvir se mais alguém teve um problema semelhante ao meu. Pesquisei e nada encontrei.
Ontem eu instalei o IE9 e comecei a brincar com o bichinho, de cara descobri que existe um problema de compatibilidade com o Dynamic CRM 4.0 e precisei usar um sandbox do IE8 (www.spoon.net) para resolver meu problema (e não, modo de compatibilidade não é suficiente!), inclusive em um rollup do CRM temos algumas coisas voltadas para o IE9 (http://blogs.msdn.com/b/crm/archive/2010/09/23/update-rollup-13-for-microsoft-dynamics-crm-4-0.aspx).

Até aí tudo bem, mas hoje cedo encontrei um problema em que eu não conseguia acessar nenhuma máquina por TS ou acessar um SQL Server remoto. Se tentasse de outra estação tudo funcionava corretamente, mas nada da minha máquina. Claramente um problema aqui, verificamos a rota de uma requisição e chegamos até um log do firewall Aker, que mostrava:


Eita, flags TCP do pacote são inválidos?! Pesquisei e nada achei, até que descobri outro caso semelhante com um amigo e ele havia resolvido o problema removendo o IE9. Cético, removi o IE9 e... tudo funcionou! Que droga.

Não sei detalhes sobre o motivo do acontecido, mas pesquisei e nada encontrei. Seria algo do IE9? Do firewall Aker? Se você souber de algo ou um workaround, favor me avisar.

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

4 comentários:

  1. Tentou ver o que acontece de diferente com um netmon?

    Aqui meus únicos problemas foram com renderização em hw.

    ResponderExcluir
  2. Quisera eu, mas a cada N horas que fico parado, estou deixando de atender um cliente. :-( Depois de duas horas brigando com o problema, fui pelo caminho do menor esforço. Por isso do post, queria colher informações de outros...

    []s
    Luti

    ResponderExcluir
  3. Luti, envia um feedback usando a interface do próprio IE9 para o time de desenv do produto. Assim no beta 2 sai uma correção, ou ainda o pessoal tenta uma correção antes.

    abs. Paulo Almas

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, não acho que seja um problema do IE9, apostaria primeiro em um probleminha com o Aker que bloqueou uma requisição com assinatura diferente! Pode ser uma combinação de fatores da minha máquina que resultou nisso, inclusive alguns fixes de segurança foram aplicados na mesma data, mas apenas removendo o IE9 funcionou... O que é bem estranho.

    []s
    Luti

    ResponderExcluir