quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Você participaria de um treinamento online da Sr. Nimbus?

Falaê polvo.
Com boa frequência discutimos na Sr. Nimbus algumas abordagens diferentes que podemos utilizar para alcançarmos as pessoas que estão longe e estamos olhando com carinho para treinamentos online, mas também com receios.

No fim de Janeiro eu tive a oportunidade de ministrar o curso do SQL 2008 Internals em SP e com um resultado excelente, voltei super empolgado para Brasília, mas depois bateu uma pequena deprê.
Por um lado eu sei que é um material que não se encontra por aí e dedico muito para melhorá-lo, mas sei que talvez ele nunca chege a alguém lá no "interior" do país, e isso me deixa frustado.

É uma droga trabalhar diariamente sobre os treinamentos (já são 8 de SQL Server 2008) para incluir novos e melhores exemplos, colocar comentários, explicações, links, ajustar imagens, enfim, constamente correr atrás da excelência e não conseguir atender aos pedidos que chegam na minha caixa de e-mail. Pessoal fora de BSB e das grande capitais, estou pensando em vocês (sem gracinhas, ok!).

Então criei um pool neste blog para ver quem participaria de um treinamento online, mas o que eu quero ouvir mesmo são comentários. O que é essencial para você? O que faria o treinamento online realmente valer a pena?

Eu vejo vários pontos positivos, sendo o maior deles, conseguir atender um dos meus desejos com a empresa: Mostrar aos interessados como usar de forma eficiente a tecnologia em nossas mãos. E ainda teríamos:

- Flexibilidade de horário (forneceríamos as gravações para alguém que não conseguiu aparecer na hora).
- Menor custo com a logísitica
- Atingir pontos remotos e escalabilidade
- Etc.

Por outro lado, estamos com receio (é medo mesmo) de esbarramos em uma série de problemas:
- Banda larga sucateada no país
- Conseguir uma boa experiência
- Superar a imagem de que treinamento online = online bullshit and enrolation.
- Atender a demanda offline

Estamos pensando sério nessa possibilidade e gostaria de ouvir o que vocês pensam sobre treinamentos online.

GO OR NO GO?!
Espero que um sonoro "GO GEEK GO"!

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

10 comentários:

  1. Eu acredito que o treinamento ser online só muda a questão da comodidade, pois é o mesmo conceito em uma aula presencial. Se houver uma integração entre professor e aluno, onde um esteja realmente disposto a ensinar e o outro a aprender a aula será extremamente produtiva. Caso um dos 2 não estejam focados, então pode dar a sensação de enrolação, citada por você.
    Como a proposta é séria, acho que tem tudo para dar certo.
    Então: Go Geek, Go!! :D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Logan... Com os alunos iteragindo com o instrutor e todos os outros participantes durante o treinamento(tenho uma duvida, explique novamente por favor, um pouco mais devagar nessa parte...), a diferença do online para o presencial seria pequena...
    Outros benefícios que podemos citar são: Não se ausentar do local de trabalho por uma semana, sem custo com passagens, hospedagem, alimentação e outros...

    Então: Go Geek, Go!!! To dentro.. Só marcar a data e passar o valor...=)

    ResponderExcluir
  3. Eu seria um que com certeza estaria neles

    ResponderExcluir
  4. Luti,

    Como já conversamos, tenho muito interesse em fazer o curso. Online ou presencial. Algumas coisas que acho que são essenciais:

    1 - Vc precisa estar com uma conexão muito "larga" pra não gerar lags;

    2 - Geralmente, como é online, as turmas ficam grandes e o professor não tem condiç~]oes de ajudar todos os alunos. Quantos alunos seriam por turma no curso online? Acho isso muito importante.

    Abraços

    Demétrio Silva

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente em você fazer um curso Online, você atinge um grupo muito grande, por exemplo não teria de forma alguma ir ao seu curso presencial por morar em outro estado, mas acho você um dos que conhece mais de SQL Server no Brasil, é claro que tem que ser bastante organizado, um dica fica também de poder baixar as aulas, mas claro criando regras ou até mesmo um aplicativo proprio como o DevMedia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu toparia, porém como existe apenas um instrutor a turma tem que ser pequena.

    Mas vai uma dica, a maioria do pessoal não vai curtir, principalmente os mais novos na tecnologia, você ficaria reduzido a poucos interessados e teria no máximo 3 turmas. Para dar certo acho melhor vc definir curso local em Brasilia e abrir turma a cada 3 meses sempre em um local fixo, Campinas por exemplo fica acessiveia a SP, Rio e BH e Curitiba, mas voce tem que tratar esse "remoto" como uma filial.

    Aqui em SP, a globalcode e a Caelum tentaram algo remoto e não rolou e os caras são f.... em java.

    Abraços,

    Alexandre Araujo

    P.S. Mandar a $$$ da consultoria para ag. xxx (rsrsr) Go Geek, Go!! :D

    ResponderExcluir
  7. Bom caso a conexão e o instrutor consiga dar conta de um bom aprendizado com certeza seria uma super aula.

    E outra para quem fica afastado, ou seja, Eu que moro em são paulo, fica dificil se deslocar até Brasília para o curso então seria uma boa.

    Se acharem que vai ter suporte para as preocupações, passa o valor e Apóio GO GEEK, GO!!! kk

    Antonio Leonardo

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciano, a idéia é ótima, acredito que essa questão de banda e número de alunos por turma você consiga tirar de letra. Solicito já a minha inscrição na primeira turma! :D

    Ionaldo Junior
    Natal/RN

    ResponderExcluir
  9. Acho a idéia bacana Luti, eu toparia. A idéia de participar no curso e interagir com o instrutor é o cenário perfeito, mas também gosto muito da idéia assíncrona de poder assistir a aula em qualquer outra hora.

    ResponderExcluir
  10. Luan Moreno M. Maciel10 de março de 2010 21:58

    Luti,

    Acho que um treinamento focado assim e com tanta qualidade so nos ajuda a ter uma visão maior e cada vez mais ampla do SQL Server, em relação ao treinamento ser ONLINE por algumas barreiras deixarem vcs da Sr.Nimbus com medo, acho que seria um Hiper Diferencial para a empresa sendo que a qualidade dos treinamentos da Sr. Nimbus são excelentes.

    Então: Go Geek, Go!!!! abraços

    Nunca mude seu foco, continue firme porque com garra e persistencia sempre chegamos lá!

    ResponderExcluir