quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Certificações DB2

No início de novembro eu passei na minha terceira prova de DB2. Conforme vocês já sabem por este blog eu também estou trabalhando com outro banco de dados além do SQL Server, o que está sendo uma experiência fantástica. As provas que eu passei foram:

·         610: DB2 10.1 Fundamentals (http://www-03.ibm.com/certify/tests/ovr610.shtml)
·         611: DB2 10.1 DBA for Linux, UNIX, and Windows (http://www-03.ibm.com/certify/tests/ovr611.shtml)
·         614: DB2 10.1 Advanced DBA for Linux UNIX and Windows (http://www-03.ibm.com/certify/tests/ovr614.shtml)

Depois de mais de 25 provas da Microsoft foi interessante fazer as provas de outra empresa. Minhas considerações (superficiais) sobre as provas:

·         Em termos de complexidade acredito que Microsoft e IBM estão alinhadas, não são provas muito profundas e não exigem demais do candidato.
·         A prova da IBM se mostrou mais exigente na decoreba do que em questões mais lógicas, então acredito que favorece braindumpers.
o   Como tenho pouco contato com profissionais certificados DB2, não sei se a situação com braindumpers estão tão crítica quanto a do SQL Server.
·         As questões são bem diretas, sem enunciados longos como costumamos ver nas provas de SQL Server, o que me fez praticamente acabar os exames na metade do tempo, e irá ajudar aqueles com inglês um pouco mais fraco já que vão perder menos tempo o enunciado.
·         Aproveitei o IDUG em Barcelona para fazer as duas primeiras provas e o IOD em Las Vegas para fazer a advanced, então diretamente não gastei um centavo com prova, pois os eventos garantiam 1 ou 2 provas sem custo.
o   O IOD deu a oportunidade de fazer um teste de assessment, que é interessante para você saber como está sua preparação e também permitir aos novatos conhecer o estilo da prova.
·         As provas de DB2 custam US$ 200,00, mas você pode aproveitar algumas oportunidades que eu já vi (aqui em Brasília uma parceria com a Universidade Católica) para fazer a prova pagando bem menos.
·         A essa altura do campeonato eu já sei como me portar nas provas, não ficar nervoso, onde gastar tempo e dar um bom direcionamento na questão que não sei a resposta. E isso ajuda muito!

Como sempre digo: essas provas não avaliam o conhecimento efetivo do profissional ou se ele será um bom DBA, mas no meu caso foi interessante para validar um pouco de como esta minha assimilação dos conceitos de DB2, e sem gastar nada valeu muito a pena.
Até o momento eu não vi nada semelhante ao Oracle Master para DB2 (ou o finado MCM de SQL Server), então basicamente fechei as certificações para o 10.1 e agora é ir para DB2 for zOS, esperar provas da próxima versão ou quem sabe outras maluquices... E claro, aprender internals do DB2!


Deixo o gancho para outros dois posts que estou escrevendo: “MCM SQL Server Fail (x2)!” e “DBA DB2 e SQL Server – a saga”.

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

[Treinamento] Mastering SQL Server 2012 em São Paulo

Não é simples concilicar uma jornada dupla de trabalho com momentos de qualidade com sua família, o projeto de seu MBA, estudos de novas tecnologias e colocar em prática outros planos, além é claro de momentos para você. Neste fim de ano espero conseguir chegar em um bom plateau de produtividade para finalizar algumas pendências de 2013.

Algo que vem sendo muito, mas muito pedido, é o treinamento de Internals do SQL Server 2012, agora conhecido como Mastering.

Então aqui está a turma para São Paulo em 2014: http://www.srnimbus.com.br/calendario/sql23_spjan2014/

Estou cogitando utilizar outro espaço bem legal em São Paulo, por isso ainda não publiquei o local do evento, mas até fim de outubro o farei.

Diferente do passado onde 3 ou 4 turmas eram anunciadas por ano, dependendo do ritmo talvez essa seja a única que eu consiga ministrar em São Paulo no ano de 2014, então meu conselho é não procrastinar seus planos de aprendizado, principalmente se este incluir um Mastering...

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.brwww.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

domingo, 6 de outubro de 2013

SBBD 2013

Neste ano eu tive a felicidade de participar do 28º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. O SBBD 2013 aconteceu em Recife, com diversas opções de palestras, apresentação de teses e sessões técnicas, que você pode ver aqui: http://sbbd2013.cin.ufpe.br/sbbd/programacao-geral.
Talvez você esteja se perguntando, que diabos o Luti está fazendo em um evento puramente acadêmico? Vou falar do meu interesse e porque quando a oportunidade apareceu eu fiquei muito animado.
Nos estudos do dia a dia e nas atividades do trabalho ficamos focados no que os produtos oferecem e resolvendo problemas, como posso dizer... de ordem prática. Só que os avanços que vemos hoje nos SGBDs usualmente vem dos estudos de mestrado e doutorado que as universidades e empresas desenvolvem. Então é mais do que esperado estarmos sempre “atrasados” e em geral os problemas que enfrentamos diariamente são simples, se comparado às questões acadêmicas.
É bom ser desafiado a entender assuntos diversos e novos. Assistir a uma sessão chamada Hierarchical Bottom-Up Safe Semi-Supervised Support Vector Machines for Multi-Class Transductive Learning, onde diversos algoritmos são citados, deixa muito espaço para dúvidas e uma lista de artigos gigante para ler (um dia qualquer!).
Essa saída da zona de conforto me dá a possibilidade de abrir mais a mente durante alguns dias, pensar em soluções mirabolantes para problemas existentes e uma chance única para traçar planos e cogitar novas ideias, que usualmente não faço durante a carga usual de trabalho.
Entre diversas apresentações de short e full papers (sessões de 15 e 30 minutos), tivemos algumas sessões mais longas e muito interessantes.
Data Management Challenges for Social Applications – Estamos acostumados com estudo de caso e exemplos, o que o Johannes apresentou foi como estão pensando em resolver problemas do tipo: quero fazer uma viagem com amigos X, Y e Z. Já pensou em extensões da linguagem SQL onde escrevemos consultas do tipo: escolha um voo onde meus amigos estarão presentes, de preferência para companhia aérea AAAA, reserve um hotel perto do evento em um raio de X KMs e isso deve ser resolvido em até 3 dias, e claro, mantendo as propriedades ACID. Interessante e já tem gente grande pensando nisso.
Mineração de dados: modelos, algoritmos, sistemas e aplicações – Apresentação muito motivadora do Wagner Meira, que foi além do técnico e falou sobre carreira, esforço, persistência, trabalho duro e ir sempre além.
Challenges and Opportunities with Big Data – Nesta sessão o Jagadish mostrou um lado do Big Data que poucos mencionam, como visualização de conjuntos de dados para exploração e outras questões relacionadas aos Vs do Big Data, que não sejam volume.
Solid-State Disks: How Do They Change the DBMS Game? Durante 3 horas dois professores discutiram como o que muda com a chegada do SSD. Devido à assimetria das operações de escrita e leitura precisamos de novos algoritmos de indexação (ex.: FD-Tree e FAR-Tree), processamento de joins (ex.: flash join) e otimização de consultas, caching e tratamento do Buffer Pool (ex.: LRU-WSR, SCM-BP), e claro, logging. Simplesmente fantástico e fico muito feliz por poder ver os avanços que estão acontecendo para um problema muito atual, inclusive esse que já havia sido discutindo na Nimbus com o Fabiano, enquanto ele testava o DBCC OPTIMIZER_WHATIF.
O evento chegou ao fim, mas saí de lá com muita vontade de dedicar mais tempo para a leitura de papers acadêmicos, coisa que faço um pouco, mas não o suficiente.
E claro, nada melhor que ter amigos por perto! Torço para conseguir ir no SBBD 2014, que acontecerá em Curitiba.
 Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como foi o SQLSat #253

No último sábado nos tivemos o SQL Saturday em Brasília. Eu coordenei a organização do evento e com apoio da faculdade, dos patrocinadores e dos palestrantes, realizamos o que considero um belo evento. Abaixo um breve resumo do ocorrido:
Montamos quatro tracks: DEV, BI, DBA e Academic, com objetivo de fornecer assuntos interessantes para todos os públicos, totalizando 20 sessões. Infelizmente tivemos uma baixa e acabamos ficando com 18 sessões, mas sem grande impacto no evento.
O credenciamento foi complicado, culpa de quem ainda não tem experiência em eventos com mais de 400/450 pessoas (eu!), então deu para sentir que o pessoal não ficou satisfeito e claro, eu também não. Porém o welcome coffee estava muito bom e de barriga cheia tudo fica melhor. Já na abertura mostramos um pouco sobre a Faculdade Projeção e eu falei sobre o PASS, mercado de trabalho, oportunidades, etc. Como já disse aqui eu não gosto de keynotes e abertura longas, então fechamos tudo em 40 minutos.
Comentário avulso: estou no SBBD 2013 (http://sbbd2013.cin.ufpe.br/sbbd/programacao-geral) e o professor homenageado Wagner Meira Jr. fez uma palestra fantástica, onde além de falar sobre mineração de dados foi muito motivadora para todos os presentes. Destaco que ele mostrou a imagem do database landspace de Junho/2013 e falou que nunca a área de dados foi tão fantástica, e eu concordo, afinal falei o mesmo na abertura do evento e na palestra sobre carreira! Bom saber que eu não sou o único doido que acredita nisso, e ainda mais alguém deste gabarito.

Em seguida com salas bem cheias tivemos as sessões da manhã. Espetacular! Tudo ajustado ficou mais simples o gerenciamento dos participantes, assim toda a equipe de apoio pode relaxar e aproveitar o evento.
Na parte da tarde houve uma queda no número de pessoas presentes, mas as sessões continuaram a todo vapor. No fim os feedbacks que ouvi foram muito bons, graças a todo o apoio que tivemos. Isso tudo não seria possível sem o apoio da faculdade, patrocinadores, voluntário e claro, aos amigos palestrantes que doaram seu tempo e dinheiro para estar em Brasília apresentando sobre o SQL Server. 
Depois de duas noites dormindo menos de 3 horas pude descansar com a sensação de dever cumprido. Quando chegamos ao fim e vejo tudo o que conquistamos com esse evento em Brasília, lembro-me como é bom colaborar e fazer parte da comunidade técnica. Que venham o SQLSat 2014 Brasília! Mas antes vamos ficar com encontros do SQLServerDF, que dá menos trabalho...

Outras fotos do evento vocês podem ver aqui: http://sdrv.ms/16dk1HM
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Material do SQLSat #253 - Brasília

Sábado dia 28/09/2013 nos tivemos o SQL Saturday em Brasília. Os detalhes do evento, comentários e fotos eu vou colocar no próximo post, agora quero disponibilizar o material que eu criei para as minhas sessões.
No meu skydrive vocês vão encontrar o PDF das sessões e os scripts que eu utilizei na sessão de corrupção. Quem estava em sala pode me acompanhar corrompendo 2 bancos de dados e analisando outro 2 já com problemas, mas no script deixei o detalhamento para corromper os bancos 03 e 04, então você pode reproduzir tudo o que apresentei em sala.
Sessão 01 – Cenários de corrupção no SQL Server (http://sdrv.ms/18ELMY7)
Sessão 02 – Do MTA ao MCM*, carreira SQL Server e DBA multiplataforma (http://sdrv.ms/1bVQPby)
Espero que vocês tenham gostado das duas palestras, eu me diverti demais, afinal quem não gosta de corromper um banco de dados? ;-)
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Agenda SQLSat #253 Brasília

Pessoal, é com muito orgulho que digo que nossa agenda para o SQLSat #253 está praticamente definida. Na figura abaixo vocês podem ver as sessões (ainda sujeitas à pequenas alterações) e comprovar que o conteúdo está top, digno de um evento para a capital do país.



Já estamos com mais de 400 pessoas registradas para o evento!

Se sua empresa tem interesse em patrocinar o evento, favor enviar um e-mail para luciano.moreira@srnimbus.com.br.

[]s

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SQLSat #253 Brasília, DF

Chegou o momento ideal para este anúncio!

Como já é de conhecimento de muitos, em 28 de Setembro de 2013 acontecerá em Brasília o SQLSaturday #253. Com o apoio do PASS eu estou ajudando a organizar este evento, e tenho certeza que será tão fantástico quanto os outros SQLSats do Brasil e do mundo.

O evento e gratuito e durante todo o sábado vamos ter diversas sessões divididas em 3 trilhas: desenvolvimento, administração e business intelligence.

Todos os detalhes estão no site do evento: http://sqlsaturday.com/253/eventhome.aspx



Luciano [Luti] Caixeta MoreiraMicrosoft MVP - SQL ServerPASS Regional Mentor - Brasil



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

[SQLServerDF] Encontro XVIII – Novidades do SQL Server 2014

Post rápido para continuar com nossas apresentações do SQLServerDF! E dessa vez dou lugar no palco para nosso amigo Luan Moreno.

Local: Auditório da Microsoft - Edifício Corporate Financial Center, Sala 302 – Brasília, CEP 70712-900
Data e horário: 14/08/2013, 17:30h ~ 19:30h
Tema: Novidades do SQL Server 2014
Descrição: Nessa sessão iremos ver novos e interessantes recursos do SQL Server 2014 CTP1. Iremos ver desde a explicação de cada um deles, detalhe de como é utilizado, cenários de aplicação e melhores práticas. Iremos aproveitar para entender o que é o ˜Hekaton˜, novo recurso In-Memory para ambientes OLTP, assim como Buffer Pool Extension, a reformulação do Column Store Index, facilidade de integração com o Windows Azure dentro outros pequenos detalhes.
Palestrante: Luan Moreno M. Maciel
Mini-bio:
Luan Moreno M. Maciel (@LuanSQL) trabalha na B2T (Business to Technology) como Arquiteto de Dados em SQL Server onde atua com administração, desenvolvimento, melhores práticas, gerenciamento, alta disponibilidade e consultoria.

Possui as certificações  CCSQLA, MTAC, MCP, MTA, MCTS, MCITP, MCSA, MCSE Data Platform, MCT. Contribui ativamente com a comunidade nos Fóruns, TechNet Wiki e no seu Blog - http://luanmorenodba.wordpress.com/

Quer participar? Então mande para o grupo SQLServerDF um e-mail confirmando sua presença, pois a capacidade do auditório é limitada, portanto atendemos por ordem de recebimento de e-mails!

Abraços,
http://www.twitter.com/luticm

quarta-feira, 26 de junho de 2013

[SQLServerDF] Encontro XVII – Cenários de Indexação I

Copa das confederações, protestos e muita coisa rolando no Brasil, mas depois de termos outros palestrantes no SQLServerDF vou voltar a falar um pouco. Desta vez vou usar como base uma apresentação que eu fiz na IBM no início deste ano. Provavelmente serão 2 ou até 3 encontros sobre indexação, então é melhor darmos início a brincadeira.
Sem mais demoras, os detalhes do encontro estão aqui:
Local: Auditório da Microsoft - Edifício Corporate Financial Center, sala 302 – Brasília, CEP 70712-900
Data e horário: 03/07/2013, 17:30h ~ 19:30h
Tema: Cenários de indexação no SQL Server – Parte I
Descrição: Após uma breve introdução à estrutura de índices no SQL Server, vamos discutir cenários, melhores práticas e apresentar exemplos de como empregar de forma eficiente índices e suas variações. Também aproveitaremos para discutir práticas ruins de indexação, DMVs relacionadas e manutenção de índices. É uma palestra focada parte do pressuposto que o profissional já conhece um pouco o SQL Server e de indexação.
Palestrante: Luciano Moreira (Luti)
Mini-bio:
Luciano Moreira é especialista SQL Server da Sr. Nimbus, trabalhou na Microsoft Brasil entre Janeiro de 2006 e Março de 2009. Formado em ciência da computação pela Universidade de Brasília, ele atua com tecnologias Microsoft desde 2000 e possui diversas certificações: MCP, MCAD .NET, MCSD .NET, MCDBA, MCTS (.NET 3.5, SQL Server 2005/2008 - Impl. e Adm.), MCITP (ADO.NET 3.5 e 4.0, SQL Server 2005/2008 - Impl. e Adm.) e MCT desde 2002.
Foi nomeado MVP de SQL Server em Julho/2010, título que mantém até hoje (http://mvp.microsoft.com/profiles/Luciano.Moreira). Frequentemente faz palestras técnicas online e em eventos como TechEd e SQLSaturday, fundou e lidera desde 2009 o grupo SQLServerDF (capítulo do PASS) e se tornou Mentor Regional do PASS para o Brasil em Dezembro/2012. Além de periodicamente escrever artigos em fontes diversas e em seu blog: http://luticm.blogspot.com.
Quer participar? Então mande para o grupo SQLServerDF um e-mail confirmando sua presença, pois a capacidade do auditório é limitada, portanto atendemos por ordem de recebimento de e-mails!
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

terça-feira, 14 de maio de 2013

De SQL Server geek para database geek

Algumas pessoas já sabem, mas a maioria não, e agora que estou conseguindo respirar um pouco quero escrever sobre um assunto importante: minha carreira (pelo menos EU acho importante J). Durante esse ano, em uma lista de discussão privada, eu vi diversos anúncios onde o mercado de SQL Server se mostrava bem agitado, então coincidência ou não, vou enviar meu e-mail depois de publicar esse post.
Em 1º de Abril de 2013 completaram exatos quatro anos que eu deixei a Microsoft, e coincidentemente a data também se tornou um marco importante, foi meu primeiro dia de trabalho no Sicoob. No mesmo dia eu postei o tweet abaixo, e claro todo mundo entendeu como a piada de 1º de Abril, só que realmente era verdade. E calma, eu explico...


Como é normal em toda virada de ano, passei por momentos de pensar na vida e de resoluções, mas somente em fevereiro eu realmente tive uma conversa séria comigo e tomei uma decisão que mudaria um pouco o ruma da minha vida: estava na hora de experimentar algo novo. A partir daí eu comecei a fazer um brainstorm de possibilidades: mudar de emprego, fazer concurso público, entrar para um mestrado, mudar de cidade ou indo mais longe, mudar de país. Só então em uma conversa informal com outro MVP de SQL Server, meu amigo Gustavo Aguiar, vi o que parecia uma ótima oportunidade e optei por ir trabalhar em sua equipe.
A escolha
Em 2008/2009 eu tomei a decisão de largar a Microsoft para testar algo novo, ter minha própria empresa. Na época era o momento certo para fazer parte dessa aventura, recém-casado e sem filhos, poderia me dedicar à empresa e seu gerenciamento. Para muitos pareceu loucura, ainda mais depois do início da crise mundial deflagrada em 2008, mas construímos uma empresa divertida e competente, que hoje tenho orgulho de poder dizer: somos referência em excelência técnica, principalmente em SQL Server.
Agora o momento é outro, a empresa está solidificada e eu estou com um sentimento de dever cumprido. Mas minha constante inquietação fica me questionando quais devem ser meus próximos passos.  Muitas dúvidas e apostas que acabaram levando-me para uma nova direção, junto com meu desejo de participar da concepção, desenvolvimento e o crescimento de projetos relacionados com banco de dados, oportunidade que raramente me foi concedida.
Então vou atrás do que falta na minha carreira profissional, um lugar em que eu possa ter a tranquilidade de construir uma solução e ficar com ela durante sua maturidade. Mas eu precisava de um lugar onde a tecnologia de ponta fosse valorizada e bem aplicada para o negócio, e não onde tecnologia é fim.
Um único cliente e novas tecnologias
Em minha carreira profissional eu trabalhei por mais de três anos em três lugares diferentes: Hepta, Microsoft e Nimbus, onde passei pelas áreas de desenvolvimento, treinamento, consultoria, suporte e até evangelismo técnico. O que todos esses lugares têm em comum: você chega a um cliente, ajuda-o com orientações arquiteturais, resolve problemas, ensina-o como usar a tecnologia, mas raramente fica com o cliente o tempo todo para ver seu projeto ou ideias crescerem.
Mas para onde levar a experiência que acumulei? Em Brasília as opções não são tantas... Concurso público: salários tentadores, tranquilidade financeira para o resto da vida, mas talvez um ambiente muito diferente do meu ritmo de trabalho; São Paulo: muitas oportunidades e empresas bem grandes, mas um custo familiar que não posso pagar; Outro país – quem sabe um dia, mas hoje com dois filhos pequenos fica muito complicado e provavelmente mataria algum avô de saudade.
Então minha escolha recaiu sobre o Sicoob (http://www.sicoob.com.br/). Organização em franco crescimento, eu conheço excelentes profissionais que trabalham lá, investimento sério em tecnologia, e uma oportunidade ímpar de expandir meu conhecimento técnico.
Quem já participou de meus treinamentos ou me conhece pessoalmente já deve ter me ouvido dizer como eu gostaria de trabalhar com outras tecnologias, seja Oracle ou DB2, conhecer mais de storage, redes e sistemas operacionais. Pois é, em meu novo cargo eu estou diretamente responsável por um ambiente DB2, vou ter a chance de trabalhar com Linux e conhecer o mainframe, com seu zOS.
Como um bom geek vocês não imaginam como eu estou empolgado, muita coisa nova e uma enxurrada de ideias, inclusive já estou lendo um novo livro: Linux Kernel Architecture (http://www.amazon.com/Professional-Linux-Kernel-Architecture-Programmer/dp/0470343435) e também muitos redbooks da IBM.
A Sr. Nimbus
Imagino que você deva estar se perguntando “E a Sr. Nimbus?”. A empresa continua e vai bem, obrigado.
Desde o primeiro dia da minha decisão por procurar algo diferente, sempre esteve claro em minha cabeça que eu vou continuar com a Nimbus, pois meu prazer em ministrar treinamentos e prestar consultoria de SQL Server vai continuar, e quero a empresa me oferecendo essa possibilidade.
Se aparecerem novos projetos vamos continuar crescendo e se possível atraindo geeks tão fantásticos como os que ajudam a Nimbus hoje. Obviamente que o Luti não terá como oferecer tantos treinamentos como vinha fazendo, mas na semana passada ministrei um Mastering, estou gravando treinamentos on-demand e aguardando ansiosamente para ajudar o Fabiano Amorim em um grande projeto de performance tuning para um cliente de São Paulo.
Então a empresa segue sua jornada, eu continuo dando meus palpites, ajudando a traçar seus caminhos e cobrando a excelência de todos que estão envolvidos com ela. Pensou nos melhores consultores de SQL Server no Brasil? Pode continuar olhando para a Nimbus.
SQL Server e o profissional de dados
Outra pergunta que ainda vou ouvir muito será relacionada ao meu futuro com o SQL Server e Microsoft. Faz doze anos que eu estou estudando a plataforma de desenvolvimento e de dados da Microsoft, é claro que não vou pegar tudo isso e jogar fora. Mas segue um pequeno devaneio...
No PASS Summit de 2012 eu fiquei por 3 horas assistindo uma sessão de SQLOS nível 500 com o famoso Bob Ward, nem preciso dizer que sonhei com essa sessão e foi muito legal. Mas já comentei em particular com algumas pessoas e digo aqui, imaginei que a sessão seria mais profunda (importante: não quero parecer pedante e sabendo da probabilidade em que vou queimar no fogo do inferno por esse comentário, ainda assim o escrevo aqui para ilustrar um dos meus dilemas). PQP Luti, uma sessão nível 500 com Bob Ward sobre SQLOS e você querendo que ele mostrasse mais detalhes?! Sim, realmente eu acho que estou ficando muito bitolado nos detalhes do SQL Server.
Também acho que nunca vivemos um momento tão interessante para o profissional de dados. São tantas possibilidades, tantos desafios e muitas tecnologias diferentes que para me tornar um profissional melhor eu tenho que explorar outras plataformas. E agora eu tenho a possibilidade de conhecer produtos diversos, ver o mundo sob uma ótica diferente (o lado do cliente), então esta é uma oportunidade que eu não posso deixar passar.
Resumindo meus amigos, eu não vou deixar o SQL Server e não vou renunciar tudo que eu conquistei, mas vou sim ralar muito para me tornar um melhor profissional de dados, um DBA, instrutor e consultor multiplataforma, de preferência sabendo muitos detalhes como todo bom geek.
O futuro
Minha bola de cristal está sem pilha, então não sei o que vai acontecer no futuro, mas claro que pensei demais no assunto e estou certo que foi a melhor decisão para o momento. Pode ser que daqui a algum tempo eu volte 100% para a Nimbus, mude de país, ou resolva largar o mundo de tecnologia para me tornar um monge tibetano... Independentemente do que acontecer, provavelmente você saberá por aqui.
Qual minha expectativa: ter mais experiência e ser um profissional cada vez mais completo, viver desafios diferentes e ser o mais feliz possível, profissionalmente e pessoalmente. E aproveitar um modelo de trabalho mais controlado para escrever mais nesse blog, estudar muito e continuar tendo prazer nas minhas atividades. Afinal, o tempo passa rápido e a vida precisa ser vivida ao extremo.
Tenho certeza que terei a chance de compartilhar com vocês o que eu for aprendendo ao longo do caminho e que nos encontraremos muitas vezes, seja em eventos de SQL Server, ou quem sabe eventos de DB2 ou até Oracle!
Perguntas
Vou deixar aqui uma área para as eventuais perguntas que eu receber. Ficou curioso e quer saber mais sobre minha decisão? Quer me chamar de maluco? Deixe seu comentário ou mande um e-mail para luciano.moreira@srnimbus.com.br.

=================================================
ATUALIZAÇÃO 12/06/2013:

Praticamente um mês se passou desde que postei as novidades.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer as palavras que ouvi de todos vocês, sejam nos comentários ou por e-mail. É mais um incentivo e me deixa muito feliz fazer parte de uma comunidade que cria vínculos fortes e com excelentes profissionais, que mesmo sabendo muito ainda mantém a humildade de querer sempre aprender mais.

As últimas quatro semanas foram alucinadas, por motivos profissionais e pessoais, o que fez com que eu ficasse afastado do meu blog e do mundo. Estou agora conseguindo regularizar o fluxo de e-mails (responder todos?! Acho que nunca... hehehe) e tentar arranjar um tempo para contar um pouco do que estou vivendo, além do que anda passando na minha cabeça geek (estou descobrindo ser mais geek do que imaginava). Acho que esse blog além de instrutivo também vai passar a ser mais divertido...

Valeu pessoal!

=================================================
Abraços

sexta-feira, 29 de março de 2013

Material do MVP Virtual Conference

Ontem rolou o MVP Virtual Conference 2013, e fui um dos track owners da trilha de banco de dados e como sempre, muito trabalho para um resultado gratificante.
Eu estive presente em três sessões: na primeira eu tentei contextualizar o mundo de dados nos dias de hoje e para uma sessão sem demos (imagine!) gostei muito do feedback do pessoal. A segunda eu entrei rapidinho para pegar o ganho com o Nilton e falar do uso de readonly secondaries para cargas incrementais de dados e na última sessão diversos MVPs estiveram juntos para responder a perguntas dos participantes, e depois de um começo tímido tivemos várias perguntas, principalmente sobre BI.
Publiquei o conteúdo da primeira sessão: http://sdrv.ms/X0NjEy
E também o pacote de exemplo do SSIS, que para funcionar precisa do banco criado pelo script e das pastas “C:\Temp\MVPVC” e “C:\Temp\MVPVC\Saida”: http://sdrv.ms/X0NnUK
Assim que tiver o link das gravações eu atualizo o post.


====================================================================

ATUALIZADO em 12/06/2013

Eu falei que publicaria aqui o endereço dos vídeos do evento MVP Virtual Conference. Mesmo que atrasado aqui está:

http://channel9.msdn.com/Events/MVP-Virtual-Conference/MVP-Virtual-Conference-Brazil-2013

Foi parar lá no Channel 9, chique! :-)

====================================================================
Abraços

sexta-feira, 22 de março de 2013

MVP Virtual Conference

Oi pessoal.
Na próxima semana teremos um grande evento, o MVP Virtual Conference (http://mvpvirtualconference.azurewebsites.net). São 3 dias de evento e eu estou diretamente envolvido com ele, mais especificamente no último dia.
Eu ajudei como um dos track owners da trilha BI, Big Data e Gerenciamento de Dados e estarei com outros MVPs no dia 28/03 apresentando uma série de assuntos bem interessantes. Confirma abaixo o que teremos:
Horário
Título
Descrição
Palestrante(s)
09:00-10:15
Cenário atual no mundo dos dados e a plataforma SQL Server
A importância dos dados sempre foi notada, mas com o aumento no volume de dados e o aparecimento de novas tecnologias e tendências, as empresas estão cada vez mais focando no controle e uso dos seus dados. Nessa sessão vamos apresentar o atual mundo dos dados e discutir o que temos hoje e o que está por vir: big data, Hadoop, column store, Hekaton, databases on the cloud, PDW, Data Explorer e, claro, melhorias da engine do SQL Server.
Luciano Moreira (MVP) / Fabiano Amorim (MVP)
10:15-11:30
Alta disponibilidade e integração de dados
Os requisitos de disponibilidade e acessibilidade para os seus dados só aumentam, e sua plataforma de dados deve oferecer condições de suportar o seu negócio sem surpresas. Nessa sessão vamos apresentar cenários de alta disponibilidade com o SQL Server 2012 AlwaysOn, combinando diferentes recursos e um misto de recursos, como espelhamento, clustering, replicação, etc. Será apresentado também como utilizar recursos do AlwaysOn juntamente com o Integration Services, para facilitar o acesso aos dados.
Luciano Moreira (MVP) / Nilton Pinheiro (MVP)
13:00-14:15
Cenário do mundo Real com Arquiteto do MTC
Nessa sessão um arquiteto do MTC (http://www.microsoft.com/brasil/mtc/) vai falar sobre a contextualização da história de big data e atuais soluções disponíveis. Apresentando em seguida um exemplo real de como podemos trabalhar com o Windows High Performance Computing (HPC), utilizando ferramentas do SQL Server para exploração e visualização dos dados.
Pericles Rocha (Microsoft)
14:15-15:30
Explorando dados e extraindo informações – Plataforma de BI
Business Inteligence sempre é um assunto que desperta muito interesse e área de grande investimento pelas empresas e a Microsoft está continuamente investindo na integração e desenvolvimento de novas ferramentas para análise dos dados. Nessa sessão vamos ver quais são as novidades do SQL Server Analysis Services, power view no Sharepoint e no Excel, power pivot, além do Data Explorer, plugin para o Excel para extração e transformação de dados de diferentes origens para facilitar a análise dos dados.
Felipe Ferreira (MVP)
15:30-16:45
Roundtable sobre cenários do mundo real
Palestrantes da trilha se reúnem para debater tópicos e tirar dúvidas de participantes sobre as tecnologias abordadadas na trilha de BI, Big Data e Gerenciamento de Dados.
Palestrantes e convidados

Reserve um tempo na sua agenda e não deixe de participar, pois sempre vale a pena conhecer um pouco mais!
Abraços