quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SQLSat #424 e material para download

Em Setembro eu novamente tive a honra de palestrar em um SQL Saturday, dessa vez o SQLSat #424 em São Paulo.
É sempre um prazer reencontrar os amigos, sejam eles palestrantes, ex-alunos, contatos que fazemos através de eventos e claro, expandir ainda mais nossa rede de contatos. Soma-se a isso um conteúdo técnico bem legal, temos um evento muito importante no Brasil, e se você ainda não participou de um SQL Saturday, não sabe o que está perdendo.

Nessa edição eu montei uma nova palestra sobre ColumnStore e tentei sair do básico, então não fiquei mostrando exemplos de ganho de performance, mas sim tratei sobre detalhes estruturais e como funciona o armazenamento do dado. E como não apresentei nada sobre o processamento das consultas, considero essa sessão como parte 1 de 2.

Como sempre faço, disponibilizo o material para vocês (PDF e scripts). O nome do arquivo é "Luciano Moreira - ColumnStore Internals - SQLSat424": http://1drv.ms/1GJqZZf

Aproveitando... Está chegando o SQLSat #469 em Brasília. Se você ainda não se inscreveu, não perca tempo: http://www.sqlsaturday.com/469/eventhome.aspx

Abraços

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PASS Speaker Idol 2015

Compartilho com vocês um desafio legal que eu me propus a fazer…
Neste ano eu me inscrevi e, entre todos os candidatos que aplicaram, eu fui um dos escolhidos para participar do PASS Speaker Idol 2015.

Essa pequena competição começou em 2014 e tem por objetivo testar as habilidades de apresentação de 12 participantes até chegarmos a final, onde será escolhido um vencedor. Como prêmio, o vencedor terá garantido um slot para palestrar no PASS Summit de 2016!

No ano passado a sala da competição ficou lotada, então para este ano estaremos em uma sala que suporta em torno de 250 pessoas e também será transmitido online, portanto vocês poderão acompanhar tudo no conforto de casa, enquanto eu sou avaliado e criticado pelos jurados. E não se preocupe com o tempo, pois são sessões pequenas de 5 minutos, onde temos que fazer nosso melhor e mostrar que temos condição de subir ao palco do PASS Summit 2016.

O link para o anúncio dos competidores está aqui: http://www.dcac.co/your-pass-speaker-idol-2015-top-12-are
No blog do Denny Cherry vocês tem mais informações sobre o PASS Speaker Idol (http://www.dcac.co/blogs)

Wish me luck!
Abraços,

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br