segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MCM SQL Server fail (x2)

Esse é aquele post que eu gostaria de não escrever, mas nas crises de sinceridade e criticismo não vai poder passar em branco...
Em 11 de Setembro de 2013 eu passei mais de 6 horas em frente ao meu notebook, com outro ao lado posicionando a webcam para que me vejam, realizando o exame de laboratório para tentar me certificar como Microsoft Certified Master em SQL Server 2008. Nem preciso dizer que foi muito cansativo, mas uma experiência bacana.
A prova era composta de N questões que você deve responder cada uma em detalhes e em menos de 25 minutos para conseguir a pontuação completa. Executei as atividades de N – 3 questões quando o tempo de prova acabou. Pouca esperança em para um resultado positivo, mas sendo essa a última que morre, esperei agoniado pelo seu atestado de óbito, que chegou na semana seguinte. Minha pontuação de 50% da prova não foi suficiente para conseguir a aprovação no exame.
Nesse momento o próximo passo lógico seria remarcar a prova, pagar mais US$ 2.000,00, agendar a próxima data, estudar mais e tirar a certificação. Só que optei por não fazer novamente o laboratório para me tornar MCM, uma mistura de raiva e priorização de outras atividades, que vai me deixar por muito tempo com um sentimento ruim, mas foi minha escolha, justificada abaixo.
Depois de realizar a prova de conhecimento em Novembro de 2012 perto de Seattle (http://luticm.blogspot.com.br/2012/11/sql-2008-mcm-knowledge-exam.html), com um voucher cedido pelo simpático Bob Taylor, me restava estudar para o laboratório. Fun!
Com a reviravolta de 2013 eu gastei meu tempo estudando muitas outras coisas que não SQL Server, mas resolvi marcar meu laboratório e obviamente tinha que estudar para passar nesta prova. Prova marcada, aguardando o dia D, e numa sexta-feira negra de 2013 recebi a notícia de que o programa de MCM tinha sido cancelado pela Microsoft. Quanta alegria! E isso a menos de duas semanas da minha prova de laboratório.
Se você não leu a respeito, basta procurar na web que vai encontrar muita coisa sobre o assunto, sendo um dos melhores posts o do Joseph Sack (http://www.sqlskills.com/blogs/joe/we-can-handle-the-truth/). Ainda rolou uma thread gigante no Connect sobre a morte do MCM, mas a Microsoft tirou a thread do ar pouco depois da sua repercussão, que beleza.
Critico a decisão porque a Microsoft vive falando do SQL Server como uma plataforma de dados robusta e pronta para grandes empresas, que eu acredito e assino embaixo, mas suas ações não condizem com o discurso. Para um SQL Server sólido é preciso excelentes DBAs, mas seus treinamentos oficiais são superficiais, as certificações básicas relativamente simples, e o programa que é o grande diferencial para profissionais de SQL Server foi cancelado. Para mim a mensagem entregue hoje é que ser um DBA júnior SQL Server está OK! Mas eu friso queridos amigos, ambientes críticos precisam de DBAs sêniores ou superior.
Entendo a questão financeira do programa, que provavelmente não dava o retorno esperado, mas esse é o tipo de coisa que a empresa precisa financiar. Pegue uma pequeniníssima fração de N orçamentos de marketing da Microsoft que o programa está coberto, mas budget é bugdet, a decisão foi tomada e não quero entrar nessa discussão!
Certo, mas deixando o fim do programa de lado, porque eu não passei no exame? Basicamente porque não dei o devido respeito à prova, somada toda minha preparação para o MCM foram apenas 20 horas de estudo. Revisando posts de outros MCMs, tem gente estudando faz tempo e diversas horas por dia, outro camarada ficou 20 meses em cima de livros e praticando, eles sim merecem o MCM.
O laboratório não exige que você saiba nem 1/3 dos detalhes que ministro em alguns treinamentos, mas exige que você esteja proficiente (saber como fazer e executar rápido) em muitas coisas, como ilustração: configure uma replicação X, mirror com certificado, executar um procedimento de disaster recovery, etc. No meu caso eu acredito que precisaria de algo em torno de 80 horas de estudo para me sair bem, já que agora conhecia a estrutura da prova.
Então para uma segunda tentativa eu teria que gastar muito tempo, do qual não dispunha, para ficar rápido em executar algumas atividades no SQL Server e decorar outras coisas. Preferi respirar fundo, concluir meu MBA, estudar outras coisas, ter tempo para minha família e me contentar em ser um eterno MCM-wannabe, já que a MS puxou o plug do programa. E o retorno financeiro compensa? Provavelmente não, mas como desde o início eu fazia isso por mim, não era empecilho.
Ressalto aqui os dois únicos MCMs do Brasil:
·         O primeiro é conhecido de longa data e um dia quero saber 10% do que ele: Fabricio Catae (http://blogs.msdn.com/b/fcatae/).
·         O segundo é o Ricardo Leka, que tenho pouco contato, mas fez um investimento grande no programa MCM e felizmente conseguiu chegar até o fim com sucesso! (http://leka.com.br/)
Vocês dois tem meu profundo respeito, a certificação não é simples. E acho que no Brasil temos potencial para outros MCMs, mas a adoção do programa realmente foi lenta, então vou continuar mantendo minha “lista” de profissionais SQL Server que tem minha admiração.
Da minha parte vou continuar estudando para ser o melhor DBA SQL Server que eu consigo ser (também DB2), e trabalhando para criar os melhores e mais avançados treinamentos do país. Falando em treinamento, recentemente um fato que merece destaque veio de um mestre do Oracle, Ricardo Portilho da Nerv, que esteve em um treinamento da Nimbus e deixou um bom feedback (http://nervinformatica.ddns.com.br:8080/blog/?p=3695). São comentários que talvez valham mais que uma sigla, e espero que a próxima chance de aprender seja minha, de Oracle e com o Portilho.
Resultado: MCM SQL Server fail x2, um para mim e outro para a Microsoft! Então o geek Luti não será um Master em SQL Server? Não amigos, pelo menos não em um papel assinado pela Microsoft...
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

2014 o ano para...

Gosto de começar o ano com um post falando um pouco sobre o que eu penso para 2014, esse demorou um pouco para sair do forno, mas espero que você goste. Obviamente é um registro carregado de comentários (eventualmente ácidos) e um pouco de emoção.
Se você quer ler um pouco sobre o que eu já escrevi na virada dos anos e um pouco sobre carreira, aqui estão os links:
Breve revisão de 2013
O ano de 2013 foi definitivamente bem diferente para mim, deixei um pouco de lado minha amada Nimbus, entrei para o Sicoob para ser DBA DB2, estudei muita coisa diferente (Linux, shell script, data science, Python, entre outros assuntos), tirei todas as certificações de DB2 10.1 e finalmente concluí meu MBA Executivo pelo IBMEC! O lado ruim é que tive que priorizar minhas atividades, deixando alguns pratos caírem, e falhei no laboratório do MCM (mais sobre o assunto em um post dedicado).
A mudança era necessária, pois algumas vezes precisamos de uma quebra radical para virar a mesa, e depois de escrever um post bem crítico no início do ano falando do pouco que vai mudar (para a maioria), curiosamente olha só o que aconteceu com meu ano. Tenho constantes momentos de inquietação, o que algumas vezes pode ser bem ruim, mas no geral prefiro o lado agitado da vida.
A pergunta do momento é se eu fiz a escolha certa (igual quando saí da Microsoft), e como sempre respondo para quem está do meu lado “até o momento eu não posso reclamar”. Quer dizer que tudo é perfeito? HA   HA    HA. 
2014 o ano da EXCELÊNCIA
Sempre escolho um tema para o ano, e dessa vez será o ano da excelência. Excelência em tudo que fazemos, seja nos projetos do trabalho, na área acadêmica ou nos seus estudos. Coincidentemente recebi uma frase bem legal nesta semana e cabe como uma luva neste post: “Perfection is not attainable, but if we chase perfection we can catch excellence.” — Vince Lombardi
Eu já estava com este lema em mente no fim do ano passado, dado algumas dívidas pessoais que vou anotando, a ânsia de aprender novas tecnologias e ficar realmente bom nelas. Soma-se acontecimentos recentes e consultorias de anos que mostram o quão somos despreparados, faço questão de frisar a importância da busca pela perfeição.
Em contrapartida o ano de 2014 será diferente para o Brasil, Carnaval em Março, Abril com seus feriados e copa do mundo no país do futebol. Neste ano comodismo e procrastinação tem espaço garantido e ainda maior! O que significa que para aqueles com “sangue nos olhos” a oportunidade de crescimento profissional é muito grande.
O profissional Luti
Trabalhar com outro banco de dados (DB2) foi a peça que faltava para tomar uma decisão que vinha se solidificando: até o fim da minha vida profissional eu quero trabalhar perto dos dados, seja administrando um banco de dados (relacional, NoSQL, newSQL, etc.) ou como cientista de dados.
E para que isso aconteça de forma gradual e efetiva, é necessário entender o coração dos bancos de dados e a teoria envolvida. Então se me perguntar qual o livro que eu gostaria de ler até o fim do ano, aqui está: Transaction Processing: Concepts and Techniques (http://www.amazon.com/Transaction-Processing-Concepts-Techniques-Management/dp/1558601902). Livro de 1992 (!!! J) e que dificilmente consigo concluir até o fim do ano.
E qual a minha motivação para buscar a excelência todos os dias?
Buscar sempre o melhor para minha família, garantir que tudo funcione da melhor forma no meu trabalho, conseguir ajudar as pessoas que estão ao meu redor e saber que podemos deixar uma marca neste mundo.
E você só vai conseguir isso se descobrir o que te deixa feliz! Resolver um problema? Entender uma tecnologia? Dar aula? Na semana passada eu estive em São Paulo ministrando o treinamento Mastering SQL Server 2012, o que sempre me deixa muito feliz (chego a ficar ainda mais chato), e sempre que ouço um feedback de como ajudei um aluno, meu dia está completo.
Importante: ouvi na semana passada um comentário que me chocou. Um amigo me disse que em uma mesa de bar foi dito que alguns profissionais iriam largar o SQL Server, pois eu deveria saber alguma notícia ruim vindo de dentro da Microsoft. Nem preciso dizer que eu isso (claro) é uma grande besteira e não estou largando o SQL Server, estou adotando um novo filhote. Quem sabe depois de um treinamento de Oracle na Nerv eu não adoto mais um...
A Nimbus
Um breve adendo à este post: Muito mudou depois da minha escolha do ano passado, e vejo que para melhor. A Nimbus continua ativa e tenho investido muito tempo pessoal em cima de um novo projeto, que espero apresentar em breve. E adiantando, estamos focados em treinamento, seja no modelo presencial ou remoto.
O mercado e você
Em época de pleno emprego todo mundo tem vaga garantida, então acho que a qualidade dos profissionais continua caindo (assustadoramente), mas não ser iluda porque isso vai mudar e os fracos e incompetentes terão sua vaga extinta.
Antes de reclamar do seu chefe que não te dá treinamento ou oportunidades, pense se você está sendo o profissional que poderia ser. Se você não trata com excelência seu trabalho, porque sua empresa deveria cuidar bem de você?
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br