sexta-feira, 11 de outubro de 2013

[Treinamento] Mastering SQL Server 2012 em São Paulo

Não é simples concilicar uma jornada dupla de trabalho com momentos de qualidade com sua família, o projeto de seu MBA, estudos de novas tecnologias e colocar em prática outros planos, além é claro de momentos para você. Neste fim de ano espero conseguir chegar em um bom plateau de produtividade para finalizar algumas pendências de 2013.

Algo que vem sendo muito, mas muito pedido, é o treinamento de Internals do SQL Server 2012, agora conhecido como Mastering.

Então aqui está a turma para São Paulo em 2014: http://www.srnimbus.com.br/calendario/sql23_spjan2014/

Estou cogitando utilizar outro espaço bem legal em São Paulo, por isso ainda não publiquei o local do evento, mas até fim de outubro o farei.

Diferente do passado onde 3 ou 4 turmas eram anunciadas por ano, dependendo do ritmo talvez essa seja a única que eu consiga ministrar em São Paulo no ano de 2014, então meu conselho é não procrastinar seus planos de aprendizado, principalmente se este incluir um Mastering...

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.brwww.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

domingo, 6 de outubro de 2013

SBBD 2013

Neste ano eu tive a felicidade de participar do 28º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. O SBBD 2013 aconteceu em Recife, com diversas opções de palestras, apresentação de teses e sessões técnicas, que você pode ver aqui: http://sbbd2013.cin.ufpe.br/sbbd/programacao-geral.
Talvez você esteja se perguntando, que diabos o Luti está fazendo em um evento puramente acadêmico? Vou falar do meu interesse e porque quando a oportunidade apareceu eu fiquei muito animado.
Nos estudos do dia a dia e nas atividades do trabalho ficamos focados no que os produtos oferecem e resolvendo problemas, como posso dizer... de ordem prática. Só que os avanços que vemos hoje nos SGBDs usualmente vem dos estudos de mestrado e doutorado que as universidades e empresas desenvolvem. Então é mais do que esperado estarmos sempre “atrasados” e em geral os problemas que enfrentamos diariamente são simples, se comparado às questões acadêmicas.
É bom ser desafiado a entender assuntos diversos e novos. Assistir a uma sessão chamada Hierarchical Bottom-Up Safe Semi-Supervised Support Vector Machines for Multi-Class Transductive Learning, onde diversos algoritmos são citados, deixa muito espaço para dúvidas e uma lista de artigos gigante para ler (um dia qualquer!).
Essa saída da zona de conforto me dá a possibilidade de abrir mais a mente durante alguns dias, pensar em soluções mirabolantes para problemas existentes e uma chance única para traçar planos e cogitar novas ideias, que usualmente não faço durante a carga usual de trabalho.
Entre diversas apresentações de short e full papers (sessões de 15 e 30 minutos), tivemos algumas sessões mais longas e muito interessantes.
Data Management Challenges for Social Applications – Estamos acostumados com estudo de caso e exemplos, o que o Johannes apresentou foi como estão pensando em resolver problemas do tipo: quero fazer uma viagem com amigos X, Y e Z. Já pensou em extensões da linguagem SQL onde escrevemos consultas do tipo: escolha um voo onde meus amigos estarão presentes, de preferência para companhia aérea AAAA, reserve um hotel perto do evento em um raio de X KMs e isso deve ser resolvido em até 3 dias, e claro, mantendo as propriedades ACID. Interessante e já tem gente grande pensando nisso.
Mineração de dados: modelos, algoritmos, sistemas e aplicações – Apresentação muito motivadora do Wagner Meira, que foi além do técnico e falou sobre carreira, esforço, persistência, trabalho duro e ir sempre além.
Challenges and Opportunities with Big Data – Nesta sessão o Jagadish mostrou um lado do Big Data que poucos mencionam, como visualização de conjuntos de dados para exploração e outras questões relacionadas aos Vs do Big Data, que não sejam volume.
Solid-State Disks: How Do They Change the DBMS Game? Durante 3 horas dois professores discutiram como o que muda com a chegada do SSD. Devido à assimetria das operações de escrita e leitura precisamos de novos algoritmos de indexação (ex.: FD-Tree e FAR-Tree), processamento de joins (ex.: flash join) e otimização de consultas, caching e tratamento do Buffer Pool (ex.: LRU-WSR, SCM-BP), e claro, logging. Simplesmente fantástico e fico muito feliz por poder ver os avanços que estão acontecendo para um problema muito atual, inclusive esse que já havia sido discutindo na Nimbus com o Fabiano, enquanto ele testava o DBCC OPTIMIZER_WHATIF.
O evento chegou ao fim, mas saí de lá com muita vontade de dedicar mais tempo para a leitura de papers acadêmicos, coisa que faço um pouco, mas não o suficiente.
E claro, nada melhor que ter amigos por perto! Torço para conseguir ir no SBBD 2014, que acontecerá em Curitiba.
 Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como foi o SQLSat #253

No último sábado nos tivemos o SQL Saturday em Brasília. Eu coordenei a organização do evento e com apoio da faculdade, dos patrocinadores e dos palestrantes, realizamos o que considero um belo evento. Abaixo um breve resumo do ocorrido:
Montamos quatro tracks: DEV, BI, DBA e Academic, com objetivo de fornecer assuntos interessantes para todos os públicos, totalizando 20 sessões. Infelizmente tivemos uma baixa e acabamos ficando com 18 sessões, mas sem grande impacto no evento.
O credenciamento foi complicado, culpa de quem ainda não tem experiência em eventos com mais de 400/450 pessoas (eu!), então deu para sentir que o pessoal não ficou satisfeito e claro, eu também não. Porém o welcome coffee estava muito bom e de barriga cheia tudo fica melhor. Já na abertura mostramos um pouco sobre a Faculdade Projeção e eu falei sobre o PASS, mercado de trabalho, oportunidades, etc. Como já disse aqui eu não gosto de keynotes e abertura longas, então fechamos tudo em 40 minutos.
Comentário avulso: estou no SBBD 2013 (http://sbbd2013.cin.ufpe.br/sbbd/programacao-geral) e o professor homenageado Wagner Meira Jr. fez uma palestra fantástica, onde além de falar sobre mineração de dados foi muito motivadora para todos os presentes. Destaco que ele mostrou a imagem do database landspace de Junho/2013 e falou que nunca a área de dados foi tão fantástica, e eu concordo, afinal falei o mesmo na abertura do evento e na palestra sobre carreira! Bom saber que eu não sou o único doido que acredita nisso, e ainda mais alguém deste gabarito.

Em seguida com salas bem cheias tivemos as sessões da manhã. Espetacular! Tudo ajustado ficou mais simples o gerenciamento dos participantes, assim toda a equipe de apoio pode relaxar e aproveitar o evento.
Na parte da tarde houve uma queda no número de pessoas presentes, mas as sessões continuaram a todo vapor. No fim os feedbacks que ouvi foram muito bons, graças a todo o apoio que tivemos. Isso tudo não seria possível sem o apoio da faculdade, patrocinadores, voluntário e claro, aos amigos palestrantes que doaram seu tempo e dinheiro para estar em Brasília apresentando sobre o SQL Server. 
Depois de duas noites dormindo menos de 3 horas pude descansar com a sensação de dever cumprido. Quando chegamos ao fim e vejo tudo o que conquistamos com esse evento em Brasília, lembro-me como é bom colaborar e fazer parte da comunidade técnica. Que venham o SQLSat 2014 Brasília! Mas antes vamos ficar com encontros do SQLServerDF, que dá menos trabalho...

Outras fotos do evento vocês podem ver aqui: http://sdrv.ms/16dk1HM
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br