sexta-feira, 29 de março de 2013

Material do MVP Virtual Conference

Ontem rolou o MVP Virtual Conference 2013, e fui um dos track owners da trilha de banco de dados e como sempre, muito trabalho para um resultado gratificante.
Eu estive presente em três sessões: na primeira eu tentei contextualizar o mundo de dados nos dias de hoje e para uma sessão sem demos (imagine!) gostei muito do feedback do pessoal. A segunda eu entrei rapidinho para pegar o ganho com o Nilton e falar do uso de readonly secondaries para cargas incrementais de dados e na última sessão diversos MVPs estiveram juntos para responder a perguntas dos participantes, e depois de um começo tímido tivemos várias perguntas, principalmente sobre BI.
Publiquei o conteúdo da primeira sessão: http://sdrv.ms/X0NjEy
E também o pacote de exemplo do SSIS, que para funcionar precisa do banco criado pelo script e das pastas “C:\Temp\MVPVC” e “C:\Temp\MVPVC\Saida”: http://sdrv.ms/X0NnUK
Assim que tiver o link das gravações eu atualizo o post.


====================================================================

ATUALIZADO em 12/06/2013

Eu falei que publicaria aqui o endereço dos vídeos do evento MVP Virtual Conference. Mesmo que atrasado aqui está:

http://channel9.msdn.com/Events/MVP-Virtual-Conference/MVP-Virtual-Conference-Brazil-2013

Foi parar lá no Channel 9, chique! :-)

====================================================================
Abraços

sexta-feira, 22 de março de 2013

MVP Virtual Conference

Oi pessoal.
Na próxima semana teremos um grande evento, o MVP Virtual Conference (http://mvpvirtualconference.azurewebsites.net). São 3 dias de evento e eu estou diretamente envolvido com ele, mais especificamente no último dia.
Eu ajudei como um dos track owners da trilha BI, Big Data e Gerenciamento de Dados e estarei com outros MVPs no dia 28/03 apresentando uma série de assuntos bem interessantes. Confirma abaixo o que teremos:
Horário
Título
Descrição
Palestrante(s)
09:00-10:15
Cenário atual no mundo dos dados e a plataforma SQL Server
A importância dos dados sempre foi notada, mas com o aumento no volume de dados e o aparecimento de novas tecnologias e tendências, as empresas estão cada vez mais focando no controle e uso dos seus dados. Nessa sessão vamos apresentar o atual mundo dos dados e discutir o que temos hoje e o que está por vir: big data, Hadoop, column store, Hekaton, databases on the cloud, PDW, Data Explorer e, claro, melhorias da engine do SQL Server.
Luciano Moreira (MVP) / Fabiano Amorim (MVP)
10:15-11:30
Alta disponibilidade e integração de dados
Os requisitos de disponibilidade e acessibilidade para os seus dados só aumentam, e sua plataforma de dados deve oferecer condições de suportar o seu negócio sem surpresas. Nessa sessão vamos apresentar cenários de alta disponibilidade com o SQL Server 2012 AlwaysOn, combinando diferentes recursos e um misto de recursos, como espelhamento, clustering, replicação, etc. Será apresentado também como utilizar recursos do AlwaysOn juntamente com o Integration Services, para facilitar o acesso aos dados.
Luciano Moreira (MVP) / Nilton Pinheiro (MVP)
13:00-14:15
Cenário do mundo Real com Arquiteto do MTC
Nessa sessão um arquiteto do MTC (http://www.microsoft.com/brasil/mtc/) vai falar sobre a contextualização da história de big data e atuais soluções disponíveis. Apresentando em seguida um exemplo real de como podemos trabalhar com o Windows High Performance Computing (HPC), utilizando ferramentas do SQL Server para exploração e visualização dos dados.
Pericles Rocha (Microsoft)
14:15-15:30
Explorando dados e extraindo informações – Plataforma de BI
Business Inteligence sempre é um assunto que desperta muito interesse e área de grande investimento pelas empresas e a Microsoft está continuamente investindo na integração e desenvolvimento de novas ferramentas para análise dos dados. Nessa sessão vamos ver quais são as novidades do SQL Server Analysis Services, power view no Sharepoint e no Excel, power pivot, além do Data Explorer, plugin para o Excel para extração e transformação de dados de diferentes origens para facilitar a análise dos dados.
Felipe Ferreira (MVP)
15:30-16:45
Roundtable sobre cenários do mundo real
Palestrantes da trilha se reúnem para debater tópicos e tirar dúvidas de participantes sobre as tecnologias abordadadas na trilha de BI, Big Data e Gerenciamento de Dados.
Palestrantes e convidados

Reserve um tempo na sua agenda e não deixe de participar, pois sempre vale a pena conhecer um pouco mais!
Abraços

quarta-feira, 20 de março de 2013

System Center Advisor FREE

Post rápido, mas que merece destaque.
No passado eu bloguei sobre o System Center Advisor (http://luticm.blogspot.com.br/2012/03/system-center-advisor-introducao-e.html) e uma das restrições que atrapalhava demais era você ser obrigado a comprar o Software Assurance para poder usar o produto.

Rodando hoje pelo twitter eu vi uma chamada bbbeemm legal: "System Center Advisor is now a FREE service!".

Entrei no blog (http://blogs.technet.com/b/momteam/archive/2013/03/06/system-center-advisor.aspx) para ver mais detalhes e estava lá que somente eram para alguns países. Descrente eu abri a página com a listagem e o Brasil está na lista! Muito bom.

Vou voltar a usar o SCA e instalar para validar se está funcionando bem e, claro, se está 100% grátis. Mas o post não deixa dúvidas sobre isso.


[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
@luticm
www.srnimbus.com.br

quarta-feira, 6 de março de 2013

Variável Decimal no SSIS 2012

Já faz alguns dias que eu estou andando de mão dada com o Integration Services 2012, gravando uma série de módulos para um treinamento completo de SSIS. Em breve vocês poderão ver as publicações nos treinamentos on-demand (http://www.srnimbus.com.br/calendario/turmas/treinamentos-on-demand/).
Uma questão interessante que destaquei em um dos vídeos é a variável do tipo Decimal, que não existia na interface do SSIS 2008 e está presente no SSIS 2012. Utilizando como base os testes que realizei, a não definição correta das características dessa variável pode trazer efeitos colaterais indesejados para seus pacotes.
Vou descrever alguns testes para que você possa simular no seu ambiente:
1.       Adicionar uma variável do tipo Double chamada vDouble (criativo, não?) ao pacote.
2.       Adicionar uma expression task com a seguinte expressão: @[User::vDouble] = 43 / 3
a.       Analisando o valor da variável após a expressão: 14
b.      Para termos um valor inteiro como resultado da divisão é porque estamos tratando dois inteiros como divisor e dividendo, então pela precedência dos tipos o resultado também é um valor inteiro.

3.       Alterar a expression task com a seguinte expressão: @[User::vDouble] = ((DT_DECIMAL, 4) 43) / 3
a.       Notem que estou fazendo a conversão do número 43 para DECIMAL com escala 4. No SSIS o tipo decimal possui precisão 29, diferente do tipo DT_NUMERIC (usando no pipeline) onde você pode definir até 38 como precisão.
b.      Analisando o valor da variável após a expressão: 14.3333333333
c.       Agora sim, o valor resultante possui casa decimal pelo tipo resultado ser um decimal e a variável um ponto flutuante.

4.       Adicionar uma variável do tipo Decimal chamada vDecimal ao pacote.
5.       Adicionar uma expression task com a seguinte expressão: @[User:: vDecimal] = 43 / 3
a.       Analisando o valor da variável após a expressão: 14
b.      Para termos um valor inteiro como resultado da divisão é porque estamos tratando dois inteiros como divisor e dividendo, então pela precedência dos tipos o resultado também é um valor inteiro.

6.       Alterar a expression task com a seguinte expressão: @[User:: vDecimal] = ((DT_DECIMAL, 4) 43) / 3
a.       Notem que estou fazendo a conversão do número 43 para DECIMAL com escala 4. No SSIS o tipo decimal possui precisão 29, diferente do tipo DT_NUMERIC (usando no pipeline) onde você pode definir até 38 como precisão.
b.      Analisando o valor da variável após a expressão: 14
c.       É aqui que o está o pequeno detalhe, o valor default para a variável decimal é 0, então o SSIS infere o tipo DECIMAL(29, 0). Então por padrão você NÃO vai ver casas decimais para a sua variável!

7.       Alterar o valor default da variável vDecimal para 0.01
a.       Analisando o valor da variável após a expressão que faz o cast, temos: 14.33
b.      Como você definiu o valor default para a variável como 0.01, então o SSIS infere o tipo DECIMAL(29, 2).

8.       Alterar o valor default da variável vDecimal para 0.0001
a.       Analisando o valor da variável após a expressão que faz o cast, temos: 14.3333
b.      Como você definiu o valor default para a variável como 0.0001, então o SSIS infere o tipo DECIMAL(29, 4).

9.       Alterar o valor default da variável vDecimal para 0.0000
a.       Analisando o valor da variável após a expressão que faz o cast, temos: 14
b.      Como você definiu o valor default para a variável como 0.0000, então o SSIS considerou o valor zero e infere o tipo DECIMAL(29, 0).
Isto é, se você quiser um decimal de 4 casas após a virgula e que no início do pacote o valor seja zero, você precisa definir o valor inicial como 0.0001 e no início do pacote alterar o valor para zero. Bem chato esse detalhe.
Eu revisei os novos livros do SSIS 2012 e nenhum parece tratar esse assunto, então resolvi colocar aqui para que seja validado com todos vocês (qualquer ponto que passou despercebido me avise!). Espero que você tenha cuidado e não introduza efeitos colaterais indesejados no seu pacote ao utilizar variáveis do tipo Decimal.
Em tempo, eu abri uma entrada no Connect sobre essa questão (https://connect.microsoft.com/SQLServer/feedback/details/780244/add-scale-property-to-a-decimal-variable-in-ssis, vamos ver se a Microsoft se pronuncia a respeito disso e quem sabe, de forma favorável.
Abraços