terça-feira, 23 de agosto de 2011

Novo treinamento online - Sr. Nimbus

Bom dia pessoal.

Atualização 31/08/2011: as inscrições para o SQL07 estão finalizadas. Já anunciamos a próxima turma de indexação.

No próximo dia 05 de Setembro começamos outro treinamento online, dessa vez o SQL07 – Recursos de otimização para o desenvolvedor SQL Server. O treinamento terá duração de 32 horas e acontecerá toda segunda, quarta e sexta no período da manhã, entre 08:00 e 12:00.
Nota: dia 07 de setembro é feriado nacional e não teremos aula.

O treinamento serve tanto para DBAs e DEVs, mas neste treinamento não abordamos assuntos mais voltados ao DBA, como transaction log, estrutura de armazenamento interno, SQLOS, etc. O propósito dele é ressaltar detalhes de funcionamento do SQL Server que influenciam diretamente o desempenho das aplicações que são desenvolvidas e utilizam o SQL Server como repositório de dados. O nível do treinamento fica gravitando em torno de 300 (obs: meu nível 300 costuma ser um pouco mais puxado que de outros ;-) ).

Como o treinamento acontecerá pela manhã seu empregador terá que dispor de 32 horas (em um mês) para capacitação do funcionário. Sim, culturalmente tendemos a fazer treinamento fora do horário de trabalho, mas eu particularmente discordo e quero manter cursos também no horário comercial.
<Bronca> Se seu chefe não pode dispor esse tempo de trabalho para sua capacitação técnica, eu acredito que está na hora de procurar outro emprego. O mercado está cheio de oportunidades para profissionais SQL Server… </Bronca>

Os detalhes para inscrição estão aqui: http://intranet.srnimbus.com.br/treinamento/paginas/201102SQL07/default.aspx

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}

luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Oportunidade: Desenvolvedor SQL Server e Azure

Oi pessoal.
Estamos com duas vagas na Nimbus, ambas com perfil de desenvolvedor .NET, uma para se aventurar no Azure e outra com o SQL Server.

Mais detalhes de cada uma das vagas estão aqui:

Desenvolvedor SQL Server
Desenvolvedor Windows Azure

Para quem já havia me enviado currículos anteriormente, eles também serão considerados.

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Minhas palestras no TechEd Brasil 2011

Oi pessoal.
Pelo quinto ano consecutivo eu vou ministrar algumas palestras no TechEd Brasil. Qual o produto? Quem adivinha?

Neste ano eu farei duas sessões sozinho, no estilo de sessão demo (ou headshot, conforme o Hara explica: http://www.fabiohara.com.br/2011/07/26/conheca-as-sessoes-headshot-do-teched-brasil-2011/) e compartilharei uma outra sessão com meu amigo Fabiano Amorim. São elas:

Melhorando o desempenho do seu pacote no SQL Server Integration Services (sessão Demo – 30 minutos)
Descrição: Nessa sessão serão demonstradas algumas boas práticas no desenvolvimento de pacotes no Integration Services, para otimizar a importação/exportação de dados. Analisaremos recursos como organização do pipeline, buffers, otimização do lookup, operações síncronas, uso do Balanced Data Distributor, entre outros.
Nível: 300

Otimizando carga de dados com o SQL Server (sessão Demo – 30 minutos)
Descrição: Nessa sessão será demonstrado como você pode utilizar recursos do SQL Server para otimizar suas cargas de dados. Será analisado desde a configuração do SQL Server, estruturas de dados que irão receber a massa de dados, utilização de bulk insert, operçãoes minimalmente logadas (e trace flag 610), entre outros.
Nível: 300

As sessões serão independentes entre si, porém complementares, então se você quer otimizar sua importação de dados tanto na parte do SSIS quanto no lado do SQL Server (sim, existe uma independencia entre eles), aconselho assistir ambas as sessões.

Cenários de otimização com o SQL Server “Denali” e 2008
Descrição: Nessa sessão serão apresentados alguns problemas vs soluções na otimização de códigos para o SQL Server, tais como: vantagens do columnstore index, consultas com window functions, Non-SARGs hard-coded, usando plan guide para suportar processo de otimização, PSP (Parameter Sniffing Problem), SQL dinâmico eficiente, index intersection, estatísticas não representativas, entre outros. A sessão têm por objetivo discutir alguns cenários de otimização para o SQL Server.
Nível: 400
Palestrantes: Luciano Moreira e Fabiano Amorim

Eu e o Fabiano estamos preparando uma sessão cheia de exemplos de problemas/soluções para cenários comuns no cotidiano do SQL Server. Não pretendemos ensinar metodologia de troubleshooting, tuning ou detalhes de como o SQL Server funciona, pelo contrário, vamos ser diretos “Está aqui o problema XYZ, ele acontece nesses casos e a solução é essa aqui!”, então partimos do pressuposto que as pessoas já possuem um conhecimento legal de SQL Server e, caso seja mencionado alguma coisa um pouco obscura, deixaremos referências em cada um dos assuntos para estudo futuro.

Gostaram?
Espero ver vocês no TechEd Brasil 2011!

[]s